Perceção dos professores sobre a ocorrência de Bullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Sandra Margarida Ferreiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3028
Resumo: O bullying é uma das manifestações de violência com maior incidência na sociedade atual, ocorrendo predominantemente nas escolas. O objetivo primordial do presente trabalho assenta fundamentalmente na perceção que os professores têm sobre a problemática bullying. A primeira parte do trabalho é constituída pela revisão da literatura referente aos principais aspetos da temática em questão, e na segunda parte são apresentados os resultados de um estudo qualitativo, do qual fizeram parte dez professores do ensino secundário com idades compreendidas entre os vinte e seis e os quarenta e sete anos de idade, sendo que oito são do sexo feminino e dois do sexo masculino. Para a realização da presente investigação utilizou-se como técnica de recolha de informação a entrevista semiestruturada, direcionada numa primeira parte para alguma recolha de informação pessoal dos participantes que se achou pertinente para o estudo, e numa segunda parte constituída por dez questões de resposta aberta. Os principais resultados apontam para a necessidade de uma melhor formação dos professores sobre a temática bullying, bem como a importância de uma maior divulgação do tema com a finalidade de alertar as escolas para as consequências destas práticas, realçando particularmente o desenvolvimento de medidas de prevenção e intervenção.
id RCAP_6310a2a86189dacf7e729df9017fe24f
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/3028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção dos professores sobre a ocorrência de BullyingViolênciaPerceçãoProfessoresEscolaBullyingO bullying é uma das manifestações de violência com maior incidência na sociedade atual, ocorrendo predominantemente nas escolas. O objetivo primordial do presente trabalho assenta fundamentalmente na perceção que os professores têm sobre a problemática bullying. A primeira parte do trabalho é constituída pela revisão da literatura referente aos principais aspetos da temática em questão, e na segunda parte são apresentados os resultados de um estudo qualitativo, do qual fizeram parte dez professores do ensino secundário com idades compreendidas entre os vinte e seis e os quarenta e sete anos de idade, sendo que oito são do sexo feminino e dois do sexo masculino. Para a realização da presente investigação utilizou-se como técnica de recolha de informação a entrevista semiestruturada, direcionada numa primeira parte para alguma recolha de informação pessoal dos participantes que se achou pertinente para o estudo, e numa segunda parte constituída por dez questões de resposta aberta. Os principais resultados apontam para a necessidade de uma melhor formação dos professores sobre a temática bullying, bem como a importância de uma maior divulgação do tema com a finalidade de alertar as escolas para as consequências destas práticas, realçando particularmente o desenvolvimento de medidas de prevenção e intervenção.Bullying is one of the manifestations of violence with higher incidence in society nowadays, occurring predominantly on schools. The primordial objective of the present work rests fundamentally on the teacher’s perception about the problematic of bullying. The first part of the work is constituted by the review of the existing literature referring the main aspects of the thematic in question, and in the second part are presented the results of a qualitative study of which took part ten teachers of the secondary school with ages between twenty six and forty seven years of age, of which eight are of the female gender and two of the male gender. For the realization of the present investigation was used a semisstructured interview has the method for gathering information, directed in a first part for a personal collection of information of the participants that were believed to be pertinent for the study, and in a second part constituted by ten questions of open response. The main results point out for the need for a better training of the teachers about the thematic of bullying, as well as the importance for a greater disclosure of the theme with the finality to alert the schools for the consequences of these practices, enhancing particularly the development of preservation and intervention measures.2014-03-13T12:47:26Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3028pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Sandra Margarida Ferreiroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:12Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:32.669925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção dos professores sobre a ocorrência de Bullying
title Perceção dos professores sobre a ocorrência de Bullying
spellingShingle Perceção dos professores sobre a ocorrência de Bullying
Pires, Sandra Margarida Ferreiro
Violência
Perceção
Professores
Escola
Bullying
title_short Perceção dos professores sobre a ocorrência de Bullying
title_full Perceção dos professores sobre a ocorrência de Bullying
title_fullStr Perceção dos professores sobre a ocorrência de Bullying
title_full_unstemmed Perceção dos professores sobre a ocorrência de Bullying
title_sort Perceção dos professores sobre a ocorrência de Bullying
author Pires, Sandra Margarida Ferreiro
author_facet Pires, Sandra Margarida Ferreiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Sandra Margarida Ferreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Perceção
Professores
Escola
Bullying
topic Violência
Perceção
Professores
Escola
Bullying
description O bullying é uma das manifestações de violência com maior incidência na sociedade atual, ocorrendo predominantemente nas escolas. O objetivo primordial do presente trabalho assenta fundamentalmente na perceção que os professores têm sobre a problemática bullying. A primeira parte do trabalho é constituída pela revisão da literatura referente aos principais aspetos da temática em questão, e na segunda parte são apresentados os resultados de um estudo qualitativo, do qual fizeram parte dez professores do ensino secundário com idades compreendidas entre os vinte e seis e os quarenta e sete anos de idade, sendo que oito são do sexo feminino e dois do sexo masculino. Para a realização da presente investigação utilizou-se como técnica de recolha de informação a entrevista semiestruturada, direcionada numa primeira parte para alguma recolha de informação pessoal dos participantes que se achou pertinente para o estudo, e numa segunda parte constituída por dez questões de resposta aberta. Os principais resultados apontam para a necessidade de uma melhor formação dos professores sobre a temática bullying, bem como a importância de uma maior divulgação do tema com a finalidade de alertar as escolas para as consequências destas práticas, realçando particularmente o desenvolvimento de medidas de prevenção e intervenção.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-03-13T12:47:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/3028
url http://hdl.handle.net/10348/3028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137110528098304