Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Lourdes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pessoa da Silva, Karina, Borssoi, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.23605
Resumo: Neste artigo investiga-se a questão: Como a experimentação pode mediar a aprendizagem em atividades de modelagem matemática? A investigação se fundamenta em um quadro teórico que considera elementos da experimentação, da modelagem matemática, da tecnologia digital e suas relações com aprendizagem em atividades de modelagem matemática, bem como em uma pesquisa empírica em que atividades de modelagem são desenvolvidas por grupos distintos de estudantes universitários. Discutimos como os estudantes usam a experimentação com tecnologia, porque a usam e como dela decorrem elementos que indicam aprendizagem. Concluímos que, usando a experimentação com tecnologia digital, os estudantes formulam questões relativas à situação da realidade que estão estudando na atividade de modelagem, bem como analisam as respostas obtidas para estas questões. Ancorada em ferramentas tecnológicas e no uso da matemática, a experimentação proporcionou meios para que os estudantes sinalizassem o que estavam aprendendo nestas atividades. O artigo aponta para o potencial de incluir a experimentação com tecnologia na dinâmica de atividades de modelagem como subsídio para a aprendizagem.
id RCAP_632aea5da3a9ee58e01e7e905cbe9e89
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23605
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superiorUm estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superiorArtigosNeste artigo investiga-se a questão: Como a experimentação pode mediar a aprendizagem em atividades de modelagem matemática? A investigação se fundamenta em um quadro teórico que considera elementos da experimentação, da modelagem matemática, da tecnologia digital e suas relações com aprendizagem em atividades de modelagem matemática, bem como em uma pesquisa empírica em que atividades de modelagem são desenvolvidas por grupos distintos de estudantes universitários. Discutimos como os estudantes usam a experimentação com tecnologia, porque a usam e como dela decorrem elementos que indicam aprendizagem. Concluímos que, usando a experimentação com tecnologia digital, os estudantes formulam questões relativas à situação da realidade que estão estudando na atividade de modelagem, bem como analisam as respostas obtidas para estas questões. Ancorada em ferramentas tecnológicas e no uso da matemática, a experimentação proporcionou meios para que os estudantes sinalizassem o que estavam aprendendo nestas atividades. O artigo aponta para o potencial de incluir a experimentação com tecnologia na dinâmica de atividades de modelagem como subsídio para a aprendizagem.In this article we investigate the question: How can experimentation mediate learning in mathematical modelling activities? The study is based on a theoretical framework that considers elements of experimentation, mathematical modelling, digital technology, and their connections with learning in mathematical modelling activities, as well as on empirical research in which mathematical modelling activities are developed by different groups of university students. We discuss how students use experimentation with technology, why they use it, and how experimentation leads to elements that indicate learning. We conclude that, in using experimentation, students ask questions regarding the real situation they are studying in the modelling activity, as well as analyze the answers obtained to those questions. Supported by technological tools and the use of mathematics, the experimentation provided the means for students to signal what they were learning in these activities. The article points to the potential of including experimentation with technology in the dynamics of modelling activities as a possibility for learning.APM - Associação de Professores de Matemática2021-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.23605por2183-28380872-3915Almeida, LourdesPessoa da Silva, KarinaBorssoi, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:07Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:31.918299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior
Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior
title Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior
spellingShingle Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior
Almeida, Lourdes
Artigos
title_short Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior
title_full Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior
title_fullStr Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior
title_full_unstemmed Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior
title_sort Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior
author Almeida, Lourdes
author_facet Almeida, Lourdes
Pessoa da Silva, Karina
Borssoi, Adriana
author_role author
author2 Pessoa da Silva, Karina
Borssoi, Adriana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Lourdes
Pessoa da Silva, Karina
Borssoi, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste artigo investiga-se a questão: Como a experimentação pode mediar a aprendizagem em atividades de modelagem matemática? A investigação se fundamenta em um quadro teórico que considera elementos da experimentação, da modelagem matemática, da tecnologia digital e suas relações com aprendizagem em atividades de modelagem matemática, bem como em uma pesquisa empírica em que atividades de modelagem são desenvolvidas por grupos distintos de estudantes universitários. Discutimos como os estudantes usam a experimentação com tecnologia, porque a usam e como dela decorrem elementos que indicam aprendizagem. Concluímos que, usando a experimentação com tecnologia digital, os estudantes formulam questões relativas à situação da realidade que estão estudando na atividade de modelagem, bem como analisam as respostas obtidas para estas questões. Ancorada em ferramentas tecnológicas e no uso da matemática, a experimentação proporcionou meios para que os estudantes sinalizassem o que estavam aprendendo nestas atividades. O artigo aponta para o potencial de incluir a experimentação com tecnologia na dinâmica de atividades de modelagem como subsídio para a aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.23605
url https://doi.org/10.48489/quadrante.23605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130480511025152