Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.23605 |
Resumo: | Neste artigo investiga-se a questão: Como a experimentação pode mediar a aprendizagem em atividades de modelagem matemática? A investigação se fundamenta em um quadro teórico que considera elementos da experimentação, da modelagem matemática, da tecnologia digital e suas relações com aprendizagem em atividades de modelagem matemática, bem como em uma pesquisa empírica em que atividades de modelagem são desenvolvidas por grupos distintos de estudantes universitários. Discutimos como os estudantes usam a experimentação com tecnologia, porque a usam e como dela decorrem elementos que indicam aprendizagem. Concluímos que, usando a experimentação com tecnologia digital, os estudantes formulam questões relativas à situação da realidade que estão estudando na atividade de modelagem, bem como analisam as respostas obtidas para estas questões. Ancorada em ferramentas tecnológicas e no uso da matemática, a experimentação proporcionou meios para que os estudantes sinalizassem o que estavam aprendendo nestas atividades. O artigo aponta para o potencial de incluir a experimentação com tecnologia na dinâmica de atividades de modelagem como subsídio para a aprendizagem. |
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Um estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superiorUm estudo sobre o potencial da experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superiorArtigosNeste artigo investiga-se a questão: Como a experimentação pode mediar a aprendizagem em atividades de modelagem matemática? A investigação se fundamenta em um quadro teórico que considera elementos da experimentação, da modelagem matemática, da tecnologia digital e suas relações com aprendizagem em atividades de modelagem matemática, bem como em uma pesquisa empírica em que atividades de modelagem são desenvolvidas por grupos distintos de estudantes universitários. Discutimos como os estudantes usam a experimentação com tecnologia, porque a usam e como dela decorrem elementos que indicam aprendizagem. Concluímos que, usando a experimentação com tecnologia digital, os estudantes formulam questões relativas à situação da realidade que estão estudando na atividade de modelagem, bem como analisam as respostas obtidas para estas questões. Ancorada em ferramentas tecnológicas e no uso da matemática, a experimentação proporcionou meios para que os estudantes sinalizassem o que estavam aprendendo nestas atividades. O artigo aponta para o potencial de incluir a experimentação com tecnologia na dinâmica de atividades de modelagem como subsídio para a aprendizagem.In this article we investigate the question: How can experimentation mediate learning in mathematical modelling activities? The study is based on a theoretical framework that considers elements of experimentation, mathematical modelling, digital technology, and their connections with learning in mathematical modelling activities, as well as on empirical research in which mathematical modelling activities are developed by different groups of university students. We discuss how students use experimentation with technology, why they use it, and how experimentation leads to elements that indicate learning. We conclude that, in using experimentation, students ask questions regarding the real situation they are studying in the modelling activity, as well as analyze the answers obtained to those questions. Supported by technological tools and the use of mathematics, the experimentation provided the means for students to signal what they were learning in these activities. The article points to the potential of including experimentation with technology in the dynamics of modelling activities as a possibility for learning.APM - Associação de Professores de Matemática2021-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.23605por2183-28380872-3915Almeida, LourdesPessoa da Silva, KarinaBorssoi, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:07Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:31.918299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste artigo investiga-se a questão: Como a experimentação pode mediar a aprendizagem em atividades de modelagem matemática? A investigação se fundamenta em um quadro teórico que considera elementos da experimentação, da modelagem matemática, da tecnologia digital e suas relações com aprendizagem em atividades de modelagem matemática, bem como em uma pesquisa empírica em que atividades de modelagem são desenvolvidas por grupos distintos de estudantes universitários. Discutimos como os estudantes usam a experimentação com tecnologia, porque a usam e como dela decorrem elementos que indicam aprendizagem. Concluímos que, usando a experimentação com tecnologia digital, os estudantes formulam questões relativas à situação da realidade que estão estudando na atividade de modelagem, bem como analisam as respostas obtidas para estas questões. Ancorada em ferramentas tecnológicas e no uso da matemática, a experimentação proporcionou meios para que os estudantes sinalizassem o que estavam aprendendo nestas atividades. O artigo aponta para o potencial de incluir a experimentação com tecnologia na dinâmica de atividades de modelagem como subsídio para a aprendizagem. |
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