Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Tatiana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Matos, Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728
Resumo: Esta comunicação pretende explorar o conceito de grupos de leitores aplicado ao contexto do Ensino Superior. Este trabalho faz parte de uma investigação mais alargada que procura descrever e explicar o funcionamento dos grupos de leitura e o seu impacto na experiência de leitura, na vida académica e no desenvolvimento de competências e literacias múltiplas. O objetivo é fazer o estado da arte dos grupos de leitores no ensino superior ao nível global e nacional, explicando o seu potencial. É realizada a observação de uma experiência local, que revela o impacto deste tipo de iniciativa, dando pistas para a sua concretização a partir da biblioteca académica. O estudo mostra que as práticas analisadas no âmbito dos grupos de leitura contribuem para a aprendizagem e formação global no ensino superior. Conclui-se que reunir vozes em torno de uma leitura de fruição é, na academia, construir um espaço de encontro e diálogo onde se exercita o hábito de pensar e aprender fora do contexto técnico-instrumental, possibilitando a expressão, a cada um, das suas ideias e respeitando e valorizando as ideias dos outros. Deste exercício se constrói um conjunto de competências para serem usadas no contexto académico e ao longo da vida.
id RCAP_6400c4b6ce04e094bd7a405fcf177026
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1728
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superiorGrupos de LeitoresEnsino SuperiorBibliotecas do Ensino SuperiorCompetênciasEsta comunicação pretende explorar o conceito de grupos de leitores aplicado ao contexto do Ensino Superior. Este trabalho faz parte de uma investigação mais alargada que procura descrever e explicar o funcionamento dos grupos de leitura e o seu impacto na experiência de leitura, na vida académica e no desenvolvimento de competências e literacias múltiplas. O objetivo é fazer o estado da arte dos grupos de leitores no ensino superior ao nível global e nacional, explicando o seu potencial. É realizada a observação de uma experiência local, que revela o impacto deste tipo de iniciativa, dando pistas para a sua concretização a partir da biblioteca académica. O estudo mostra que as práticas analisadas no âmbito dos grupos de leitura contribuem para a aprendizagem e formação global no ensino superior. Conclui-se que reunir vozes em torno de uma leitura de fruição é, na academia, construir um espaço de encontro e diálogo onde se exercita o hábito de pensar e aprender fora do contexto técnico-instrumental, possibilitando a expressão, a cada um, das suas ideias e respeitando e valorizando as ideias dos outros. Deste exercício se constrói um conjunto de competências para serem usadas no contexto académico e ao longo da vida.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 13 (2018): Sustentabilidade e Transformaçãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728/pdfDireitos de Autor (c) 2018 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanches, TatianaMatos, Gaspar2023-01-16T13:58:31ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior
title Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior
spellingShingle Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior
Sanches, Tatiana
Grupos de Leitores
Ensino Superior
Bibliotecas do Ensino Superior
Competências
title_short Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior
title_full Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior
title_fullStr Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior
title_full_unstemmed Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior
title_sort Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior
author Sanches, Tatiana
author_facet Sanches, Tatiana
Matos, Gaspar
author_role author
author2 Matos, Gaspar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Tatiana
Matos, Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Grupos de Leitores
Ensino Superior
Bibliotecas do Ensino Superior
Competências
topic Grupos de Leitores
Ensino Superior
Bibliotecas do Ensino Superior
Competências
description Esta comunicação pretende explorar o conceito de grupos de leitores aplicado ao contexto do Ensino Superior. Este trabalho faz parte de uma investigação mais alargada que procura descrever e explicar o funcionamento dos grupos de leitura e o seu impacto na experiência de leitura, na vida académica e no desenvolvimento de competências e literacias múltiplas. O objetivo é fazer o estado da arte dos grupos de leitores no ensino superior ao nível global e nacional, explicando o seu potencial. É realizada a observação de uma experiência local, que revela o impacto deste tipo de iniciativa, dando pistas para a sua concretização a partir da biblioteca académica. O estudo mostra que as práticas analisadas no âmbito dos grupos de leitura contribuem para a aprendizagem e formação global no ensino superior. Conclui-se que reunir vozes em torno de uma leitura de fruição é, na academia, construir um espaço de encontro e diálogo onde se exercita o hábito de pensar e aprender fora do contexto técnico-instrumental, possibilitando a expressão, a cada um, das suas ideias e respeitando e valorizando as ideias dos outros. Deste exercício se constrói um conjunto de competências para serem usadas no contexto académico e ao longo da vida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 13 (2018): Sustentabilidade e Transformação
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301932426133504