Encontro com o escritor José Manuel Mendes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Ana Gabriela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/3191
Resumo: Dizer que o poeta que vou apresentar hoje na Biblioteca de Famallcio por ocasião da X Feira do Livro desta cidade dispensa apresentação, soa a lugar comum, mas é porém, neste caso, afirmação genuina e sentida. O José Manuel Mendes, homem público, poeta, romancista e cronista repetidas vezes premiado, traduzido e reconhecido multo além das fronteiras do nosso por vezes demasiado estreito Portugal, é por todos nós sobejamente conhecido e apreciado, se bem que nunca o seja por excesso.A sua presença afável, o discurso atento e rigoroso na análise dos desmandos e desvarios do nosso quotidiano de cidadãos e cidadãs tornam igualmente a sua voz próxima de muitos de nós que a escutamos regularmente nas crónicas da Rádio. E é um pouco este multifacetismo da personalidade do escritor José Manuel Mendes que eu aqui gostava de sublinhar. Porque é fácil ser um homem da polltlca e apenas ds política. É fácil (ou relstlvsmente fácil ser um homem das Letras e apenas dss Letras). Ou mesmo um gestor cultural ( e estou a pensar na "Associação Portuguesa de Escritores", a cuja promoção o José Manuel Mendes se tem vindo a devotar há já vários anos, quer na qualidade de Presidente, quer na de Director da Revista de inegável qualidade "o Escritor"). Porém, dizia eu, ser assumida e generosamente todas estas coisas é que já é substancialmente invulgar e obriga, necessariamente, a uma grande dádiva e exigência de si próprio.
id RCAP_64177b8f3a2dea9d635574ae7b4b42ea
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/3191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Encontro com o escritor José Manuel MendesDizer que o poeta que vou apresentar hoje na Biblioteca de Famallcio por ocasião da X Feira do Livro desta cidade dispensa apresentação, soa a lugar comum, mas é porém, neste caso, afirmação genuina e sentida. O José Manuel Mendes, homem público, poeta, romancista e cronista repetidas vezes premiado, traduzido e reconhecido multo além das fronteiras do nosso por vezes demasiado estreito Portugal, é por todos nós sobejamente conhecido e apreciado, se bem que nunca o seja por excesso.A sua presença afável, o discurso atento e rigoroso na análise dos desmandos e desvarios do nosso quotidiano de cidadãos e cidadãs tornam igualmente a sua voz próxima de muitos de nós que a escutamos regularmente nas crónicas da Rádio. E é um pouco este multifacetismo da personalidade do escritor José Manuel Mendes que eu aqui gostava de sublinhar. Porque é fácil ser um homem da polltlca e apenas ds política. É fácil (ou relstlvsmente fácil ser um homem das Letras e apenas dss Letras). Ou mesmo um gestor cultural ( e estou a pensar na "Associação Portuguesa de Escritores", a cuja promoção o José Manuel Mendes se tem vindo a devotar há já vários anos, quer na qualidade de Presidente, quer na de Director da Revista de inegável qualidade "o Escritor"). Porém, dizia eu, ser assumida e generosamente todas estas coisas é que já é substancialmente invulgar e obriga, necessariamente, a uma grande dádiva e exigência de si próprio.Conselho Cultural da Universidade do Minho2021-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/3191Forum; N.º 24 (1998); 177-1790871-0422reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/3191https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/3191/3249Macedo, Ana Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-23T16:55:49ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Encontro com o escritor José Manuel Mendes
title Encontro com o escritor José Manuel Mendes
spellingShingle Encontro com o escritor José Manuel Mendes
Macedo, Ana Gabriela
title_short Encontro com o escritor José Manuel Mendes
title_full Encontro com o escritor José Manuel Mendes
title_fullStr Encontro com o escritor José Manuel Mendes
title_full_unstemmed Encontro com o escritor José Manuel Mendes
title_sort Encontro com o escritor José Manuel Mendes
author Macedo, Ana Gabriela
author_facet Macedo, Ana Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Ana Gabriela
description Dizer que o poeta que vou apresentar hoje na Biblioteca de Famallcio por ocasião da X Feira do Livro desta cidade dispensa apresentação, soa a lugar comum, mas é porém, neste caso, afirmação genuina e sentida. O José Manuel Mendes, homem público, poeta, romancista e cronista repetidas vezes premiado, traduzido e reconhecido multo além das fronteiras do nosso por vezes demasiado estreito Portugal, é por todos nós sobejamente conhecido e apreciado, se bem que nunca o seja por excesso.A sua presença afável, o discurso atento e rigoroso na análise dos desmandos e desvarios do nosso quotidiano de cidadãos e cidadãs tornam igualmente a sua voz próxima de muitos de nós que a escutamos regularmente nas crónicas da Rádio. E é um pouco este multifacetismo da personalidade do escritor José Manuel Mendes que eu aqui gostava de sublinhar. Porque é fácil ser um homem da polltlca e apenas ds política. É fácil (ou relstlvsmente fácil ser um homem das Letras e apenas dss Letras). Ou mesmo um gestor cultural ( e estou a pensar na "Associação Portuguesa de Escritores", a cuja promoção o José Manuel Mendes se tem vindo a devotar há já vários anos, quer na qualidade de Presidente, quer na de Director da Revista de inegável qualidade "o Escritor"). Porém, dizia eu, ser assumida e generosamente todas estas coisas é que já é substancialmente invulgar e obriga, necessariamente, a uma grande dádiva e exigência de si próprio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/3191
url https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/3191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/3191
https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/3191/3249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Cultural da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Conselho Cultural da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Forum; N.º 24 (1998); 177-179
0871-0422
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302411455496192