O museu de arte perante o desafio da memória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/35609 |
Resumo: | Os museus surgiram como síntese representativa de uma realidade, impondo questões sobre a preservação das memóriasinerentes à função e à simbologia dos objetos. No caso dos museus de arte, o objetivo era constituir um repositório patrimonialque contribuísse para a criação de uma identidade cultural, pelo que os objetos eram avaliados sobretudo em função daexcelência dos seus parâmetros estéticos, em detrimento de outras significações; também a historiografia da arte privilegiavaos aspectos formais, estabelecendo atribuições e estilos. Essas circunstâncias determinaram a descontextualização do objetono espaço museológico. Porém, a partir de meados do século XX, os estudos sobre o público, enquanto entidade plurale diversificada, e os debates teóricos em torno da significação do objeto contribuíram para uma redefinição do discursomuseológico. O museu passou a compensar as perdas inerentes ao processo de musealização por meio de um conjuntode procedimentos e ferramentas que recontextualizam os significados do objeto nas suas múltiplas valências. Entre ambosos vetores, de descontextualização e de recontextualização, o museu desafia a nossa memória pessoal e coletiva. |
id |
RCAP_682e9cb03b54740da9971b5b18f9cff8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35609 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O museu de arte perante o desafio da memóriaThe art museum facing the memory challengeMuseuArtePatrimónioExposiçãoPercepçãoInformaçãoMuseumArtHeritageExhibitionPerceptionInformationOs museus surgiram como síntese representativa de uma realidade, impondo questões sobre a preservação das memóriasinerentes à função e à simbologia dos objetos. No caso dos museus de arte, o objetivo era constituir um repositório patrimonialque contribuísse para a criação de uma identidade cultural, pelo que os objetos eram avaliados sobretudo em função daexcelência dos seus parâmetros estéticos, em detrimento de outras significações; também a historiografia da arte privilegiavaos aspectos formais, estabelecendo atribuições e estilos. Essas circunstâncias determinaram a descontextualização do objetono espaço museológico. Porém, a partir de meados do século XX, os estudos sobre o público, enquanto entidade plurale diversificada, e os debates teóricos em torno da significação do objeto contribuíram para uma redefinição do discursomuseológico. O museu passou a compensar as perdas inerentes ao processo de musealização por meio de um conjuntode procedimentos e ferramentas que recontextualizam os significados do objeto nas suas múltiplas valências. Entre ambosos vetores, de descontextualização e de recontextualização, o museu desafia a nossa memória pessoal e coletiva.Museums have emerged as a representative synthesis of a reality, so a question rises about the preservation of the memories inherent to the functional and symbolic objects. In the particular case of art museums, the goal was to build a heritage repository which would contribute to the creation of a cultural identity. So, the objects were mainly evaluated in terms of aesthetic excellence of its parameters, to the detriment of other meanings. On the other hand, also the historiography of art favored formal aspects, establishing authorities and styles. These circumstances determined the decontextualization of the object in the museum. In return, from mid-twentieth century onwards, the studies of the public, as a plural and diversified entity, and the theoretical debates around the meaning of the object, contributed to a redefinition of the museological speech. The museum had to offset losses due to the musealisation through a set of procedures and tools that recontextualize the meanings of the object in their multiple valences. Between the two vectors, decontextualization and recontextualization, the museum challenges our personal and collective memory.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRoque, Maria Isabel Rocha2021-10-19T08:23:47Z2012-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35609por1981-812210.1590/S1981-8122201200010000684861490460info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:55.130434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O museu de arte perante o desafio da memória The art museum facing the memory challenge |
title |
O museu de arte perante o desafio da memória |
spellingShingle |
O museu de arte perante o desafio da memória Roque, Maria Isabel Rocha Museu Arte Património Exposição Percepção Informação Museum Art Heritage Exhibition Perception Information |
title_short |
O museu de arte perante o desafio da memória |
title_full |
O museu de arte perante o desafio da memória |
title_fullStr |
O museu de arte perante o desafio da memória |
title_full_unstemmed |
O museu de arte perante o desafio da memória |
title_sort |
O museu de arte perante o desafio da memória |
author |
Roque, Maria Isabel Rocha |
author_facet |
Roque, Maria Isabel Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roque, Maria Isabel Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Arte Património Exposição Percepção Informação Museum Art Heritage Exhibition Perception Information |
topic |
Museu Arte Património Exposição Percepção Informação Museum Art Heritage Exhibition Perception Information |
description |
Os museus surgiram como síntese representativa de uma realidade, impondo questões sobre a preservação das memóriasinerentes à função e à simbologia dos objetos. No caso dos museus de arte, o objetivo era constituir um repositório patrimonialque contribuísse para a criação de uma identidade cultural, pelo que os objetos eram avaliados sobretudo em função daexcelência dos seus parâmetros estéticos, em detrimento de outras significações; também a historiografia da arte privilegiavaos aspectos formais, estabelecendo atribuições e estilos. Essas circunstâncias determinaram a descontextualização do objetono espaço museológico. Porém, a partir de meados do século XX, os estudos sobre o público, enquanto entidade plurale diversificada, e os debates teóricos em torno da significação do objeto contribuíram para uma redefinição do discursomuseológico. O museu passou a compensar as perdas inerentes ao processo de musealização por meio de um conjuntode procedimentos e ferramentas que recontextualizam os significados do objeto nas suas múltiplas valências. Entre ambosos vetores, de descontextualização e de recontextualização, o museu desafia a nossa memória pessoal e coletiva. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01 2012-01-01T00:00:00Z 2021-10-19T08:23:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/35609 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/35609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1981-8122 10.1590/S1981-81222012000100006 84861490460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132008583004160 |