Curadoria educativa em museus de arte : três perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Andressa Cristina Gerlach
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193846
Resumo: Este trabalho visa analisar o conceito de curadoria educativa, partindo dos seus antecedentes históricos e demonstrando suas diferentes interpretações, significados e usos na arte contemporânea. Para tanto, foram eleitos três exemplos — situados nas esferas local, nacional e internacional — de exposições de arte que tiveram sua concepção, organização e montagem sob responsabilidade de setores educativos dos próprios museus de arte em que transcorreram, na tentativa de problematizar tal questão . São elas: a exposição Infâncias: diferentes modos de ver e sentir (2017), que teve curadoria do Núcleo Educativo MARGS, e ocorreu no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, em Porto Alegre; a exposição Educação como matéria-prima (2016), que teve como co-curadora a coordenadora do Educativo MAM-SP, e aconteceu no Museu de Arte Moderna de São Paulo; e a exposição Lección de arte (2017/2018), que teve curadoria da Área de Educação do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, realizando-se no referido museu, que se localiza em Madri (Espanha). Com isso, buscou-se responder à seguinte inquietação: “p or que um educativo faz uma exposição?” . Percebeu-se uma visão crítica a respeito da ideia de curadoria educativa, que é assumida, por fim, como exercício de auto-reflexão e autocrítica necessário aos museus de arte, ao explicitar limitações, conflitos e tensões vivenciadas nesses espaços.
id UFRGS-2_60fcd57a016f3531a2c2f28f6b42af28
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193846
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borba, Andressa Cristina GerlachFetter, Bruna Wulff2019-05-04T02:35:54Z2018http://hdl.handle.net/10183/193846001092811Este trabalho visa analisar o conceito de curadoria educativa, partindo dos seus antecedentes históricos e demonstrando suas diferentes interpretações, significados e usos na arte contemporânea. Para tanto, foram eleitos três exemplos — situados nas esferas local, nacional e internacional — de exposições de arte que tiveram sua concepção, organização e montagem sob responsabilidade de setores educativos dos próprios museus de arte em que transcorreram, na tentativa de problematizar tal questão . São elas: a exposição Infâncias: diferentes modos de ver e sentir (2017), que teve curadoria do Núcleo Educativo MARGS, e ocorreu no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, em Porto Alegre; a exposição Educação como matéria-prima (2016), que teve como co-curadora a coordenadora do Educativo MAM-SP, e aconteceu no Museu de Arte Moderna de São Paulo; e a exposição Lección de arte (2017/2018), que teve curadoria da Área de Educação do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, realizando-se no referido museu, que se localiza em Madri (Espanha). Com isso, buscou-se responder à seguinte inquietação: “p or que um educativo faz uma exposição?” . Percebeu-se uma visão crítica a respeito da ideia de curadoria educativa, que é assumida, por fim, como exercício de auto-reflexão e autocrítica necessário aos museus de arte, ao explicitar limitações, conflitos e tensões vivenciadas nesses espaços.This work aims to analyze the concept of educational curatorship, starting from its historical background and demonstrating its different interpretations, meanings and uses in contemporary art. In order to do so, three examples were chosen — located in the local, national and international spheres — of art exhibitions that had their conception, organization and assembly under the responsibility of educative departments of the same art museums in which they took place, in the attempt to problematize such question. That being: the exhibition Childhoods: different ways of seeing and feeling (2017), which was curated by MARGS Educative Department, at Rio Grande do Sul Museum of Art Ado Malagoli, in Porto Alegre; the exhibition Education as a raw material (2016), which was co-curated by MAM-SP Educational Coordinator, and was held at the Museum of Modern Art of São Paulo; and the exhibition Art lesson (2017/2018), curated by the Education Department of Thyssen-Bornemisza National Museum, in Madrid (Spain). Thereby, the following concern was sought to be answered: “w hy does an educational department make an exhibition? ". It was perceived a critical vision regarding the idea of educational curatorship, which is assumed as an exercise of self-reflection and self-criticism necessary to art museums, through the exposure of limitations, conflicts and tensions lived in these spaces.application/pdfporCuradoria de arteExposição de arteMuseu de arteEducational curatorshipArt museumArt exhibitionEducative departmentEducational turnCuradoria educativa em museus de arte : três perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2018História da Arte: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092811.pdf.txt001092811.pdf.txtExtracted Texttext/plain428865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193846/2/001092811.pdf.txta8b43ffeff699dc8400fc6634bfe61cbMD52ORIGINAL001092811.pdfTexto completoapplication/pdf4147987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193846/1/001092811.pdfcabeac50e8be55f542c279b879775677MD5110183/1938462019-05-05 02:33:28.692444oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193846Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-05T05:33:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Curadoria educativa em museus de arte : três perspectivas
title Curadoria educativa em museus de arte : três perspectivas
spellingShingle Curadoria educativa em museus de arte : três perspectivas
Borba, Andressa Cristina Gerlach
Curadoria de arte
Exposição de arte
Museu de arte
Educational curatorship
Art museum
Art exhibition
Educative department
Educational turn
title_short Curadoria educativa em museus de arte : três perspectivas
title_full Curadoria educativa em museus de arte : três perspectivas
title_fullStr Curadoria educativa em museus de arte : três perspectivas
title_full_unstemmed Curadoria educativa em museus de arte : três perspectivas
title_sort Curadoria educativa em museus de arte : três perspectivas
author Borba, Andressa Cristina Gerlach
author_facet Borba, Andressa Cristina Gerlach
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Andressa Cristina Gerlach
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fetter, Bruna Wulff
contributor_str_mv Fetter, Bruna Wulff
dc.subject.por.fl_str_mv Curadoria de arte
Exposição de arte
Museu de arte
topic Curadoria de arte
Exposição de arte
Museu de arte
Educational curatorship
Art museum
Art exhibition
Educative department
Educational turn
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational curatorship
Art museum
Art exhibition
Educative department
Educational turn
description Este trabalho visa analisar o conceito de curadoria educativa, partindo dos seus antecedentes históricos e demonstrando suas diferentes interpretações, significados e usos na arte contemporânea. Para tanto, foram eleitos três exemplos — situados nas esferas local, nacional e internacional — de exposições de arte que tiveram sua concepção, organização e montagem sob responsabilidade de setores educativos dos próprios museus de arte em que transcorreram, na tentativa de problematizar tal questão . São elas: a exposição Infâncias: diferentes modos de ver e sentir (2017), que teve curadoria do Núcleo Educativo MARGS, e ocorreu no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, em Porto Alegre; a exposição Educação como matéria-prima (2016), que teve como co-curadora a coordenadora do Educativo MAM-SP, e aconteceu no Museu de Arte Moderna de São Paulo; e a exposição Lección de arte (2017/2018), que teve curadoria da Área de Educação do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, realizando-se no referido museu, que se localiza em Madri (Espanha). Com isso, buscou-se responder à seguinte inquietação: “p or que um educativo faz uma exposição?” . Percebeu-se uma visão crítica a respeito da ideia de curadoria educativa, que é assumida, por fim, como exercício de auto-reflexão e autocrítica necessário aos museus de arte, ao explicitar limitações, conflitos e tensões vivenciadas nesses espaços.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-04T02:35:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193846
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092811
url http://hdl.handle.net/10183/193846
identifier_str_mv 001092811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193846/2/001092811.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193846/1/001092811.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a8b43ffeff699dc8400fc6634bfe61cb
cabeac50e8be55f542c279b879775677
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486921925623808