Comissões de Ética - o desafio metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrão, D.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.16/1166
Resumo: As Comissões de Ética para a Saúde, depois de um período em que foram bem aceites enfrentam, hoje, um problema de metodologia de trabalho e de critérios para a sua constituição e para a tomada de decisões. São apresentadas recentes propostas da UNESCO que não resolvem o problema de fundo e se limitam a regular aspectos formais da constituição e funcionamento destas Comissões. Propõe-se uma metodologia que dê ênfase ao aspecto da ética individual dos membros da Comissão e ao carácter descritivo e prescritivo dos pareceres produzidos. Sem a preocupação de consensos e valorizando a complementaridade. ABSTRACT Following a period in which they have been well accepted, ethical commissions in the Health Service confront today methodological and working criteria problems for both their constitution and decision making processes. UNESCO’s recent proposals are presented, but these do not resolve the fundamental problems, and only regulate formal aspects of constitution and function. A methodology is proposed that stresses the individual responsibilities of the members of the commissions and the prescribed and descriptive reports that they produce. This is advanced without concern for consensus while emphasising complementarity.
id RCAP_68c5da62ecd279c1324267815968f294
oai_identifier_str oai:repositorio.chporto.pt:10400.16/1166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Comissões de Ética - o desafio metodológicoEthics comissions - the methodology challengeComissõeséticaeticidadeconsenso éticocomplementaridadeEthical commissionsethicsconsensuscomplementarityAs Comissões de Ética para a Saúde, depois de um período em que foram bem aceites enfrentam, hoje, um problema de metodologia de trabalho e de critérios para a sua constituição e para a tomada de decisões. São apresentadas recentes propostas da UNESCO que não resolvem o problema de fundo e se limitam a regular aspectos formais da constituição e funcionamento destas Comissões. Propõe-se uma metodologia que dê ênfase ao aspecto da ética individual dos membros da Comissão e ao carácter descritivo e prescritivo dos pareceres produzidos. Sem a preocupação de consensos e valorizando a complementaridade. ABSTRACT Following a period in which they have been well accepted, ethical commissions in the Health Service confront today methodological and working criteria problems for both their constitution and decision making processes. UNESCO’s recent proposals are presented, but these do not resolve the fundamental problems, and only regulate formal aspects of constitution and function. A methodology is proposed that stresses the individual responsibilities of the members of the commissions and the prescribed and descriptive reports that they produce. This is advanced without concern for consensus while emphasising complementarity.Nascer e CrescerRepositório Científico do Centro Hospitalar do PortoSerrão, D.2012-07-10T14:21:55Z2008-12-01T00:00:00Z2008-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.16/1166porNascer e Crescer 2008; 17(4): 249-2520872-0754info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:39:42ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Comissões de Ética - o desafio metodológico
Ethics comissions - the methodology challenge
title Comissões de Ética - o desafio metodológico
spellingShingle Comissões de Ética - o desafio metodológico
Serrão, D.
Comissões
ética
eticidade
consenso ético
complementaridade
Ethical commissions
ethics
consensus
complementarity
title_short Comissões de Ética - o desafio metodológico
title_full Comissões de Ética - o desafio metodológico
title_fullStr Comissões de Ética - o desafio metodológico
title_full_unstemmed Comissões de Ética - o desafio metodológico
title_sort Comissões de Ética - o desafio metodológico
author Serrão, D.
author_facet Serrão, D.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Centro Hospitalar do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrão, D.
dc.subject.por.fl_str_mv Comissões
ética
eticidade
consenso ético
complementaridade
Ethical commissions
ethics
consensus
complementarity
topic Comissões
ética
eticidade
consenso ético
complementaridade
Ethical commissions
ethics
consensus
complementarity
description As Comissões de Ética para a Saúde, depois de um período em que foram bem aceites enfrentam, hoje, um problema de metodologia de trabalho e de critérios para a sua constituição e para a tomada de decisões. São apresentadas recentes propostas da UNESCO que não resolvem o problema de fundo e se limitam a regular aspectos formais da constituição e funcionamento destas Comissões. Propõe-se uma metodologia que dê ênfase ao aspecto da ética individual dos membros da Comissão e ao carácter descritivo e prescritivo dos pareceres produzidos. Sem a preocupação de consensos e valorizando a complementaridade. ABSTRACT Following a period in which they have been well accepted, ethical commissions in the Health Service confront today methodological and working criteria problems for both their constitution and decision making processes. UNESCO’s recent proposals are presented, but these do not resolve the fundamental problems, and only regulate formal aspects of constitution and function. A methodology is proposed that stresses the individual responsibilities of the members of the commissions and the prescribed and descriptive reports that they produce. This is advanced without concern for consensus while emphasising complementarity.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01T00:00:00Z
2008-12-01T00:00:00Z
2012-07-10T14:21:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.16/1166
url http://hdl.handle.net/10400.16/1166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nascer e Crescer 2008; 17(4): 249-252
0872-0754
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nascer e Crescer
publisher.none.fl_str_mv Nascer e Crescer
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301176960679936