Marketing de serviços nas bibliotecas públicas portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5493 |
Resumo: | A internet veio revolucionar o modo como os cidadãos obtêm, consomem e partilham informação. A sua evolução para um contexto Web 2.0 obriga as bibliotecas públicas portuguesas a optarem por novas ferramentas que melhor permitam satisfazer as necessidades de informação dos seus utilizadores, num contexto 2.0, onde se destaca o seu serviço de Web site. Assim, para perceber se as BPs portuguesas oferecem serviços de Web site que satisfaçam as necessidades de informação dos seus utilizadores, este estudo tem como objetivos: conhecer os critérios de qualidade a que este serviço deve obedecer, e de que forma estes são cumpridos pelas bibliotecas em estudo, saber qual o envolvimento/ atitude dos bibliotecários portugueses face ao marketing e ainda, se o envolvimento/ atitude do bibliotecário face ao marketing, se reflete na qualidade prestada pelo serviço de Web site da biblioteca. Para tal, levaram-se a cabo dois estudos junto das bibliotecas públicas portuguesas, pertencentes à rede nacional de bibliotecas públicas e cujo serviço de Web site integra um catálogo. No Primeiro estudo, realizou-se a observação aos serviços de Web site das bibliotecas públicas portuguesas, com o intuito de quantificar a taxa de cumprimento dos critérios de qualidade. No segundo, recorreu-se a questionários aos bibliotecários portugueses, para perceber qual o seu grau de envolvimento/ atitude face ao marketing, por fim efetuou-se a correlação entre estas duas variáveis. Os resultados permitiram concluir que a qualidade dos serviços de Web site das bibliotecas públicas portuguesas, de uma maneira geral, não é satisfatória, em contrapartida os bibliotecários demonstram um bom envolvimento/ atitude face ao marketing. Quanto à correlação entre as variáveis apresentadas, qualidade do serviço de Web site e envolvimento/ atitude do bibliotecário face ao marketing, verifica-se que ela não existe, ou seja a qualidade do serviço de Web site não está dependente do envolvimento/ atitude do bibliotecário relativamente ao marketing. |
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Marketing de serviços nas bibliotecas públicas portuguesasO serviço de Web site da biblioteca 2.0Biblioteca 20Bibliotecas PúblicasMarketing de ServiçosWeb 20Web SiteDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA internet veio revolucionar o modo como os cidadãos obtêm, consomem e partilham informação. A sua evolução para um contexto Web 2.0 obriga as bibliotecas públicas portuguesas a optarem por novas ferramentas que melhor permitam satisfazer as necessidades de informação dos seus utilizadores, num contexto 2.0, onde se destaca o seu serviço de Web site. Assim, para perceber se as BPs portuguesas oferecem serviços de Web site que satisfaçam as necessidades de informação dos seus utilizadores, este estudo tem como objetivos: conhecer os critérios de qualidade a que este serviço deve obedecer, e de que forma estes são cumpridos pelas bibliotecas em estudo, saber qual o envolvimento/ atitude dos bibliotecários portugueses face ao marketing e ainda, se o envolvimento/ atitude do bibliotecário face ao marketing, se reflete na qualidade prestada pelo serviço de Web site da biblioteca. Para tal, levaram-se a cabo dois estudos junto das bibliotecas públicas portuguesas, pertencentes à rede nacional de bibliotecas públicas e cujo serviço de Web site integra um catálogo. No Primeiro estudo, realizou-se a observação aos serviços de Web site das bibliotecas públicas portuguesas, com o intuito de quantificar a taxa de cumprimento dos critérios de qualidade. No segundo, recorreu-se a questionários aos bibliotecários portugueses, para perceber qual o seu grau de envolvimento/ atitude face ao marketing, por fim efetuou-se a correlação entre estas duas variáveis. Os resultados permitiram concluir que a qualidade dos serviços de Web site das bibliotecas públicas portuguesas, de uma maneira geral, não é satisfatória, em contrapartida os bibliotecários demonstram um bom envolvimento/ atitude face ao marketing. Quanto à correlação entre as variáveis apresentadas, qualidade do serviço de Web site e envolvimento/ atitude do bibliotecário face ao marketing, verifica-se que ela não existe, ou seja a qualidade do serviço de Web site não está dependente do envolvimento/ atitude do bibliotecário relativamente ao marketing.The internet has revolutionized the way people obtain, consume and share information. Its evolution to a Web 2.0 context compels Portuguese public libraries to opt for new tools best suited to satisfy the information needs of its users in an environment 2.0, which highlights its Web site service. So, to figure out if Portuguese public libraries offer Web site services meeting the information needs of its users, this study aims to perceive the quality criteria that this service must follow, and how it is fulfilled by the libraries in study. It was intended to know the involvement / attitude of Portuguese librarians face marketing and if that attitude is reflected in the quality provided by the Library Web site service. In order to do this, were carried out two studies with Portuguese public libraries, belonging to the national network of public libraries and whose Web sites are included in a service catalog. At first, Portuguese public library Web sites were evaluated to quantify the rate of compliance with the quality criteria. Then, were used questionnaires to Portuguese librarians, to realize their level of involvement / attitude towards marketing, and finally it was made a correlation between these two variables. The results showed that, in general, the quality of Portuguese public library services Web site is not satisfying, nevertheless librarian’s good involvement / attitude towards marketing. With regard to the correlation between the two variables presented, the quality of the Web site service and involvement versus the attitude of the librarian face marketing, it turns out that it does not exist, i.e. the quality of the website service is not dependent on the involvement / attitude librarian relating to marketing.Alves, Helena Maria BaptistaGomes, Miguel PratauBibliorumAlmeida, Susana Paula Soares Pires de2018-07-27T15:35:24Z2015-10-222015-9-302015-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5493TID:201643111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:23.670458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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