O processo de colocação no mercado de um equipamento de imagiologia: registo, marketing, proposta, instalação, aplicações e manutenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8764 |
Resumo: | Tese de mestrado integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012 |
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O processo de colocação no mercado de um equipamento de imagiologia: registo, marketing, proposta, instalação, aplicações e manutençãoRessonância magnéticaTomografia computorizadaPropostas comerciaisAplicações médicasManutençãoTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012O presente relatório visa dar conhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de 9 meses de estágio de natureza profissional. Este trabalho enquadrou-se, maioritariamente, na rotina do Departamento Comercial da Toshiba Medical Systems, S.A. Para uma empresa do sector de Healthcare, a venda de equipamentos de imagiologia médica implica o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho que envolve uma série de etapas onde intervêm, de forma activa, profissionais de áreas distintas. A identificação das necessidades dos serviços de Radiologia e a apresentação das soluções mais adequadas a cada situação correspondem aos passos iniciais do processo de colocação no mercado de um sistema de imagiologia médica e são da responsabilidade do Departamento Comercial da empresa. Durante o estágio, as funções desempenhadas no âmbito deste departamento passaram, numa primeira fase, pelo desenvolvimento dos procedimentos necessários ao registo de dispositivos médicos no Infarmed; de seguida, pelo suporte na área de Marketing de vários sistemas de Tomografia Computorizada e de Ressonância Magnética, que consistiu na pesquisa de material científico de relevo, análise do material promocional disponibilizado pela empresa e sua adaptação à realidade nacional e criação das propostas comerciais dos sistemas e tecnologias disponíveis; e, paralelamente, pela revisão dos manuais de operações de diferentes equipamentos de imagiologia, que são disponibilizados ao cliente no acto de aquisição do produto, e revisão das mensagens de ecrã e interfaces gráficas do utilizador (GUI) dos softwares dos sistemas comercializados. No decorrer da elaboração das propostas comerciais para os equipamentos de imagiologia acima referidos, foi fundamental o contacto e a colaboração com profissionais do Departamento de Aplicações, o que permitiu aprofundar os conhecimentos das aplicações médicas dos sistemas de Tomografia Computorizada e Ressonância Magnética. Por último, este estágio profissional possibilitou, ainda, conhecer a metodologia de trabalho do Departamento Técnico, através do acompanhamento de uma manutenção preventiva de um sistema de Tomografia Computorizada.This report aims to describe the work developed in a professional internship for 9 months. This work was mostly fitted in the routine of the Commercial Department of Toshiba Medical Systems, S.A. For an Healthcare company, the sale of medical imaging systems implies the development of a working methodology that involves a series of steps where many workers from different areas intervene in an active way. The identification of the needs of Radiology services and the presentation of the best solutions for each situation are the first steps of the procedure to commercialize a medical imaging system. These steps are the responsibility of the Commercial Department of the company. During this internship, the functions performed within this department corresponded initially to the development of the required procedures to regist medical systems in Infarmed; then, it was given support in Marketing of many Magnetic Ressonance and Computed Tomography systems, which included the searching of relevant scientific material, analysis of promotional material provided by the company and its adaptation to the national reality and elaboration of commercial proposals of the systems and technologies available; and at the same time, the proofreading of different imaging systems operation manuals, which are available for the customer at the time of the product purchase, and the proofreading of software screen messages and graphical user interface (GUI) of the commercialized systems. During the preparation of commercial proposals for the imaging systems mentioned above it was extremely important the contact and colaboration with professionals from the Aplications Department, allowing a deeper knowledge about the medical applications of Computed Tomography and Magnetic Ressonance systems. And finally, this internship also allowed to know the working methodology of the Service Department, through the monitoring of a preventive maintenance in a Computed Tomography system.Ferreira, Hugo AlexandreBarbosa, VascoRepositório da Universidade de LisboaBarbosa, Ana Sofia Arrojado, 1989-2013-07-10T11:16:22Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:09.512286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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