O brincar, o brinquedo e a interacção lúdica com crianças no período escolar: estudo com um grupo de díades mãe-filho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Daniela Teresa Jardim
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/1596
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.
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spelling O brincar, o brinquedo e a interacção lúdica com crianças no período escolar: estudo com um grupo de díades mãe-filhoDissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.O presente estudo, no qual participaram 20 díades mãe-criança, alude para os conceitos do brincar, do brinquedo e da interacção, principalmente no contexto familiar, salientando a sua importância para o desenvolvimento das crianças. Este interesse enquadra-se na necessidade actual de se aprofundar o estudo dos fenómenos do brincar e das interacções lúdicas, permitindo assim um crescimento no conhecimento desta área. Neste sentido, emergem cinco objectivos centrais que desenvolvemos no nosso estudo empírico: (1) conhecer o significado que as mães atribuem à actividade lúdica; (2) analisar a percepção das mães sobre a sua experiência lúdica com os seus filhos; (3) estudar a qualidade da interacção da actividade lúdica das díades; (4) analisar a fidelidade da grelha de observação da interacção lúdica; (5) perceber se a avaliação do ambiente global positivo está relacionada com algumas características socio-demográficas das díades. Assim, atendendo aos dois primeiros objectivos recolhemos através de uma entrevista, narrativas pessoais significativas das 20 mães das díades – analisadas através da metodologia qualitativa grounded theory. Os resultados sugerem que todas as mães consideram o brincar uma actividade fundamental, mas o mesmo não acontece com os brinquedos. Relativamente ao envolvimento lúdico das díades, este apesar de acontecer, nem sempre é suficiente. Para o terceiro objectivo utilizámos uma grelha de observação da interacção lúdica, no qual os resultados demonstram que apesar da tendência positiva das interacções lúdicas das díades, ao fazermos uma análise individual de cada díade podemos observar padrões interactivos heterogéneos. Quanto ao quarto objectivo, o grau de consistência interna da grelha da interacção lúdica, que foi calculado pelo Coeficiente Alfa de Cronbach, teve um resultado de 0,77 revelando adequada consistência interna. O último objectivo, calculado pelo Coeficiente de Correlação r de Pearson, revela que nem todas as características socio-demográficas apresentam correlações significativas com o ambiente global positivo das interacções lúdicas. This study, in which 20 dyads mother-child participated, refers to the concepts of play, the toy and interaction, mainly in the family context, emphasizing its importance to the development of children. This interest falls-in current need to deepen the study of the phenomenon of play and of the social interactions, allowing a growth in knowledge in this area. In this sense, emerge five central objectives that we develop in our empirical study: (1) to know the meaning that mothers give to play; (2) to analyze the perception of mothers on their experience playing with their children; (3) to study the quality of the interaction of playful activities of the dyads; (4) to analyze the fidelity of the grid of observation of the playing interaction; (5) to understand if the assessment of the global positive environment is related with some socio-demographic characteristics of the dyads. Thus, in the first two objectives we collected, through an interview, significant personal narratives, with all mothers of the dyads – analyzed through qualitative methodology grounded theory. The results suggest that all the mothers consider playing a fundamental activity, but the same doesn’t happen with toys. Relatively to the playing involvement of the dyads, this happens, however, it isn’t always enough. For the third objective we used a grid of observation of the playing interaction, where the results show that, despite the positive trend of the playing interactions of the dyads, making an individual analysis of each dyad we can observe heterogeneous interactive standards. With regard to the fourth objective, the degree of internal consistency of the grid of the playing interaction, which was calculated by Cronbach's Alpha Coefficient, was given a result of 0.77 revealing an appropriate internal consistency. The last objective was calculated by the Coefficient of Correlation Pearson's r, shows that not all the socio-demographic characteristics have significant correlations with the positive global ambient of the playing interactions. L´étude présent, dans lequel ont participé 20 duos mère-enfant, se référant aux concepts de jouer, du jouet et de l’interaction, en particulier dans le contexte familial, en soulignant son importance pour le développement des enfants. Cet intérêt s´encadre dans la nécessité actuelle d´approfondir l´étude du phénomène joué et des interactions ludique, permettant ainsi mieux connaître ce domaine. Dans ce sens, surgissent cinq objectifs que nous avons développé dans notre étude empirique: (1) connaître le significat que les mères attribuent au jouer; (2) analyser la perception des mères sur l´expérience ludique avec leurs enfants; (3) étudier la qualité de l´interaction de l´activité ludique des duos; (4) analyser la fidélité de la grille d´observation de l´interaction ludique; (5) comprendre si l´évaluation de l´environnement global positif se rapporté avec certaines caractéristiques sociodémographiques des duos. Ainsi, dans les deux premiers objectifs, ils ont été recueillis, des narratives personnelles significatives, prés des 20 mères des duos – analysées a travers de la méthodologie qualitative grounded theory. Les résultats suggèrent que toutes les mères considèrent fondamental le jouer, mais le même n´arrive pas avec les jouets. Relativement à l´investissement ludique des duos, celui-là arrive, mas n´est pas toujours suffisant. Pour le troisième objectif, nous avons utilisé une grille d´observation de l´interaction ludique, dans lequel les résultats démontrent que malgré la tendance positive des interactions ludiques des duos, faisant une analyse individuelle de chaque duo, on peut observer des modèles interactifs différents. Par rapport au quatrième objectif, le degré de consistance interne de la grille de l´interaction ludique qui a été calculé par de Coefficient Alpha de Cronbach, a eu un résultat de 0.77 révélant une approprié consistance interne. Le dernier objectif, calculé par le Coefficient de Corrélation r de Pearson, révèle que pas toutes de caractéristiques sociodémographiques analysées sont significatives.[s.n.]Costa, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFerreira, Daniela Teresa Jardim2010-10-28T08:44:49Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1596porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:30Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:19.321516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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