Jogos e desafios matemáticos: contributos para o desenvolvimento do raciocínio e sistematização de conhecimentos através da construção de um projeto curricular integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Filipa Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/43465
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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Deste modo, no decorrer do projeto, os jogos e desafios matemáticos foram utilizados como ferramentas pedagógicas, em diversas sessões devidamente enquadradas e planificadas, tendo em conta os objetivos pretendidos. Procurou-se desenvolver atividades motivadoras que promovessem o gosto pela matemática, de forma a contrastar as dificuldades e o insucesso com que é percecionada esta área curricular. O jogo matemático permite desenvolver o raciocínio, a comunicação matemática e a cooperação, objetivos principais nesta investigação. Através do jogo, torna-se possível as crianças consolidarem conhecimentos e aprenderem de forma lúdica e dinâmica. A resolução de problemas também contribui para o desenvolvimento do raciocínio, na medida em que permite que os alunos formulem, testem e justifiquem conjeturas. Assim, em todas as atividades, procura-se avaliar o desenvolvimento destes objetivos da investigação através de tabelas de observação e avaliação. Como corolário do projeto, os alunos construíram os seus próprios jogos e realizaram uma exposição com todos os jogos e desafios utilizados ao longo do projeto. A implementação deste projeto proporcionou resultados positivos. Observamos que, ao longo do projeto, os alunos demonstraram mais interesse e gosto pela matemática e pela utilização de materiais lúdicos. Ficou evidente a evolução na cooperação, autonomia e no cumprimento de regras, assim como na flexibilidade e plasticidade de cálculo mental e de raciocínio. Ao observar as atividades, compreendemos as capacidades e dificuldades das crianças, o que nos permitiu planificar novas atividades que fossem ao encontro das diferentes necessidades, tanto individuais, como de grupo turma. Através deste estudo, compreendemos que os jogos e desafios proporcionam o desenvolvimento do raciocínio e permitem consolidar conhecimentos dos vários conteúdos matemáticos. As atividades desenvolvidas permitiram uma participação ativa e resultaram na aquisição, pelos alunos, de conhecimentos significativos e construtivos.In this report, the work developed during the internship, is portrayed in the 3rd grade context of basic school. Goals/objectives were defined, based on a research-action methodology, based on a research-action methodology, were defined objectives that allowed us to investigate and understand the importance of games and mathematical challenges for the development of the reasoning and systematization of knowledge. Thus, during the project, games and mathematical challenges were used as teaching tools, in several sessions properly planed, based in the intended objectives. There was an effort to develop motivational activities that promoted the acceptance of mathematics, as a way to counteract the difficulties and lack of success perceived in this field of study. The mathematical games allow to develop logic, mathematical communication and cooperation, the main objectives in this research. Through games we can enable children to consolidate knowledge and learn in playful and dynamic ways. Problem solving contributes for the development of logic, as it allows the students to create, test and justify hypothesis. In every activity, there were tables of observation and evaluation filled to access the development of the research activities .At the end of the project the students built their own games and made an exposition with all the challenges and games used through the project. The results of the project were positive. The implementation of the project brought a positive outcome. The cooperation and autonomy increased in the students as the project progressed, allowing the development of new activities, more challenging and also focused on individual needs. It was observed, throughout the project, that students showed an increased interest for mathematics and for the usage of playful activities. It became clear the evolution as far as cooperation, autonomy, compliance of rules are concerned, as well as in terms of the flexibility of mental arithmetic and (logical) reasoning. By observing the activities, we managed to fully understand children’s capacities and difficulties, which allowed us to plan new activities that met their different needs, whether individually or as a class/group. Through this project, we understood that games and challenges enabled the development of reasoning and consolidation of several mathematical contents. The activities allowed for an active participation and resulted in the learning of constructive knowledge by the students.Silva, Carlos M.Universidade do MinhoPinho, Filipa Oliveira20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/43465por201264293info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:47.542081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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