Estratégias de comunicação com a família da pessoa em situação crítica em cuidados intensivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45920 |
Resumo: | Enquadramento: O presente Relatório de Estágio incide no desenvolvimento de um projeto de intervenção profissional no âmbito estratégias de comunicação com a família da pessoa em situação crítica em cuidados intensivos. Objetivo: Realizar uma análise crítico-reflexiva sobre aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista Enfermagem Médico- Cirúrgica: a Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Método descritivo, com recurso à metodologia de projeto e sustentado pelo Modelo para Mudança da Prática Baseada em Evidências. Resultados: O processo de análise crítico-reflexiva de aquisição e desenvolvimento de competências incidiu no percurso realizado no Estágio Final no contexto de uma Unidade de Cuidados Intensivos onde foi implementado um Projeto de Intervenção Pessoal com o intuito de capacitar os enfermeiros deste serviço com estratégias de comunicação para uma melhor abordagem à família da pessoa em situação crítica, através da elaboração de uma norma hospitalar e de uma checklist. Conclusão: A elaboração do presente relatório possibilitou especificar todo o percurso do Estágio Final e desenvolver uma análise crítico-reflexiva de todo o processo de aquisição e desenvolvimento de competências. |
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Estratégias de comunicação com a família da pessoa em situação crítica em cuidados intensivosEnfermagem Médico-CirúrgicaUnidade de Cuidados IntensivosEnfermagemFamíliaComunicaçãoMedical-Surgical NursingIntensive Care UnitNursingFamilyCommunicationEnquadramento: O presente Relatório de Estágio incide no desenvolvimento de um projeto de intervenção profissional no âmbito estratégias de comunicação com a família da pessoa em situação crítica em cuidados intensivos. Objetivo: Realizar uma análise crítico-reflexiva sobre aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista Enfermagem Médico- Cirúrgica: a Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Método descritivo, com recurso à metodologia de projeto e sustentado pelo Modelo para Mudança da Prática Baseada em Evidências. Resultados: O processo de análise crítico-reflexiva de aquisição e desenvolvimento de competências incidiu no percurso realizado no Estágio Final no contexto de uma Unidade de Cuidados Intensivos onde foi implementado um Projeto de Intervenção Pessoal com o intuito de capacitar os enfermeiros deste serviço com estratégias de comunicação para uma melhor abordagem à família da pessoa em situação crítica, através da elaboração de uma norma hospitalar e de uma checklist. Conclusão: A elaboração do presente relatório possibilitou especificar todo o percurso do Estágio Final e desenvolver uma análise crítico-reflexiva de todo o processo de aquisição e desenvolvimento de competências.Introduction: This Internship Report focuses on the development of a professional intervention project within the scope of communication strategies with the family of the person in a critical situation in intensive care. Objective: Carry out a critical-reflective analysis on the acquisition and development of common and specific skills of the Medical-Surgical Nursing Specialist Nurse: the Person in Critical Situation and the Master's Degree in Nursing. Methodology: Descriptive method, using the design methodology and supported by the Evidence-Based Practice Change Model. Results: The process of critical-reflective analysis of the acquisition and development of competences focused on the route taken in the Final Internship in the context of an Intensive Care Unit where a Personal Intervention Project was implemented with the aim of training nurses in this service with communication strategies to a better approach to the family of the person in a critical situation, through the elaboration of a hospital norm and a checklist. Conclusion: The elaboration of this report made it possible to specify the entire route of the Final Internship and to develop a critical-reflective analysis of the entire process of acquiring and developing skills.Sapeta, Ana Paula Gonçalves AntunesRepositório ComumMelo, Ana Lúcia Susana da Cruz Pinto2023-062024-09-01T00:00:00Z2023-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45920TID:203326628pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:09.734304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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