Desafios à translação do conhecimento na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Presado,Maria Helena
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marques,Fátima Mendes, Ferreira,Óscar, Cardoso,Mário, Sousa,Armando David, Nascimento,Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100005
Resumo: Resumo: A translação do conhecimento para a prática clínica e a mudança de comportamentos é um processo lento que implica o envolvimento de todos os intervenientes no processo. A Transferência do Conhecimento (TC)é um processo complexo e abarca mais do que a disseminação ou comunicação dos resultados de investigação. Inerentes ao contexto pandémico, a nossa experiência revela alguns condicionantes no trabalho multiprofissional e interinstitucional, mas o recurso a plataformas digitais podem promover a comunicação entre academia e prática. As tecnologias digitais colocam vários desafios aos docentes, profissionais de saúde e investigadores para uma Prática Baseada na Evidencia (PBE) e permite-nos inferir que a TC é influenciada pelo mundo virtual. Temos como objetivo refletir o papel de docente, investigadores e clínicos na transferência do conhecimento no mundo virtual, analisar desafios e debater estratégias que garantam a transferência do conhecimento. Ao longo do capítulo, dividido em seis secções, será abordada a questão conceptual introdutória, seguida de uma seção com exemplos de casos práticos já aplicados em vários contextos, permitindo em seguida partir para uma reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas para uma PBE mais eficiente. A penúltima secção elenca as limitações com desafios simultâneos da experiência digital. Ensinar o PBE nos currículos escolares nos vários níveis de ensino e envolver os estudantes em projetos podem constituir um desafio ao processo de aprendizagem do pensamento crítico da prática clínica e à utilização de modelos e técnicas online, pela facilidade da utilização de recursos tecnológicos pelas gerações mais jovens. Nas Considerações finais, salientamos a necessidade de uma abordagem colaborativa entre investigadores, clínicos e clientes onde cada um assume um papel ativo. As novas tecnologias aplicadas à saúde e as exigências dos consumidores, obrigam a alteração das práticas e dos modelos de organização serviços bem como, a necessidade de parcerias institucionais.
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