Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem Saúde Familiar em Famílias Nucleares com Filhos Adultos - Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Liliana Manuela Barbosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50165
Resumo: O presente relatório de estágio, teve como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de aquisição de competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar e as competências comuns do Enfermeiro Especialista. O projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de enfermagem de saúde familiar teve como objetivos: cuidar a família enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção e liderar e colaborar em processos de intervenção, no âmbito da enfermagem. As famílias e as suas respostas às transições, incluindo aquelas que são provenientes do seu desenvolvimento, como a transição para a vida adulta dos filhos, são alvo dos cuidados de enfermagem. Assim, o desenvolvimento da prestação de cuidados à família com um todo e aos seus membros individualmente foi realizado com 8 famílias nucleares com filhos adultos. Com as famílias foi estabelecida uma relação colaborativa de forma a promover a sua capacitação nomeadamente para a concretização das tarefas inerentes a esta fase do ciclo vital familiar: facilitar a saída dos filhos de casa; reavaliar e renegociar da relação de casal e aprender a lidar com o envelhecimento. O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar foi o referencial teórico utilizado que permitiu orientar e sustentar a tomada de decisão. Foi também, desenvolvido um projeto de melhoria contínua da qualidade, designado Documentação da Avaliação e Intervenção do Enfermeiro de Família na Dimensão Estrutural. Relativamente aos resultados obtidos com a prestação dos cuidados às famílias obtiveram-se os seguintes diagnósticos que requereram intervenção: abastecimento de água não adequado; relação dinâmica disfuncional; função sexual comprometida; planeamento familiar ineficaz; papel parental não adequado e processo familiar disfuncional. Foram desenvolvidas intervenções com as famílias, recorrendo ao uso de perguntas de intervenção sistémica e técnicas interacionais ativas que permitiram obter ganhos em saúde em todas as áreas identificadas com necessidades de cuidados de enfermagem, com a exceção da função sexual comprometida. Quanto aos resultados obtidos com o projeto de melhoria, obteve-se um aumento na documentação da avaliação e intervenção e ganhos em saúde em quase todas as áreas da dimensão estrutural, o que revela a importância da documentação para a melhoria da qualidade cuidados. As atividades desenvolvidas contribuíram para a aquisição e desenvolvimento das competências específicas e comuns, permitindo a prestação de cuidados especializados e personalizados às famílias, bem como para a melhoria da qualidade no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar.
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O projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de enfermagem de saúde familiar teve como objetivos: cuidar a família enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção e liderar e colaborar em processos de intervenção, no âmbito da enfermagem. As famílias e as suas respostas às transições, incluindo aquelas que são provenientes do seu desenvolvimento, como a transição para a vida adulta dos filhos, são alvo dos cuidados de enfermagem. Assim, o desenvolvimento da prestação de cuidados à família com um todo e aos seus membros individualmente foi realizado com 8 famílias nucleares com filhos adultos. Com as famílias foi estabelecida uma relação colaborativa de forma a promover a sua capacitação nomeadamente para a concretização das tarefas inerentes a esta fase do ciclo vital familiar: facilitar a saída dos filhos de casa; reavaliar e renegociar da relação de casal e aprender a lidar com o envelhecimento. O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar foi o referencial teórico utilizado que permitiu orientar e sustentar a tomada de decisão. Foi também, desenvolvido um projeto de melhoria contínua da qualidade, designado Documentação da Avaliação e Intervenção do Enfermeiro de Família na Dimensão Estrutural. Relativamente aos resultados obtidos com a prestação dos cuidados às famílias obtiveram-se os seguintes diagnósticos que requereram intervenção: abastecimento de água não adequado; relação dinâmica disfuncional; função sexual comprometida; planeamento familiar ineficaz; papel parental não adequado e processo familiar disfuncional. Foram desenvolvidas intervenções com as famílias, recorrendo ao uso de perguntas de intervenção sistémica e técnicas interacionais ativas que permitiram obter ganhos em saúde em todas as áreas identificadas com necessidades de cuidados de enfermagem, com a exceção da função sexual comprometida. Quanto aos resultados obtidos com o projeto de melhoria, obteve-se um aumento na documentação da avaliação e intervenção e ganhos em saúde em quase todas as áreas da dimensão estrutural, o que revela a importância da documentação para a melhoria da qualidade cuidados. As atividades desenvolvidas contribuíram para a aquisição e desenvolvimento das competências específicas e comuns, permitindo a prestação de cuidados especializados e personalizados às famílias, bem como para a melhoria da qualidade no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar.This internship report aimed to describe the development process of acquiring specific skills of the specialist nurseincommunity nursingintheareaoffamilyhealthnursing andthecommonskillsofthe specialist nurse. The project to develop specialized clinical skills in the area of family health nursing had the following objectives: caring for the family as a care unit, and each of its members throughout the life cycle and at different levels of prevention and leading and collaborating in intervention processes, within the scope of nursing. Families and their responses to transitions, including those arising from their development, such as their children's transition to adulthood, are target of nursing care. thus, the development of care for the Family as a whole and its individual members was carried out with 8 nuclear families with adult children collaborative relationship was established with the families in order to promote their training, namely to carry out the tasks inherent to this phase of the family life cycle: facilitating the children's departure from home; reassess and renegotiate the couple's relationship and learn to deal with aging. the dynamic family assessment and intervention model was the theoretical framework used to guide and support decision- making. A continuous quality improvement project was also developed, called documentation of the assessment and intervention of the family nurse in the structural dimension. Regarding the results obtained with the provision of care to families, the following diagnoses were obtained that required intervention: inadequate water supply; dysfunctional dynamic relationship; compromised sexual function; ineffective family planning; inadequate parental role and dysfunctional family process. interventions were developed with families, using systemic intervention questions and active interactional techniques that made it possible to obtain health gains in all areas identified as requiring nursing care, with the exception of compromised sexual function. Regarding the results obtained with the improvement project, there was an increase in the documentation of assessment and intervention and health gains in almost all areas of the structural dimension, which reveals the importance of documentation for improving the quality of care. The activities developed contributed to the acquisition and development of specific and common skills, allowing the provision of specialized and personalized care to families, as well as improving quality within the scope of family health nursing.Figueiredo, Maria HenriquetaRepositório ComumSoares, Liliana Manuela Barbosa2024-03-06T12:37:39Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50165TID:203545354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T09:09:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:39.493540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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