Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Ângela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barbot, António, Maia-Lima, Cristina, Pinto, Alexandre, Nascimento, J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12515
Resumo: Vários estudos indicam que as atividades experimentais permitem aos alunos uma maior envolvência no processo de aprendizagem, mas são pouco utilizadas em contexto de sala de aula/laboratório. Esta investigação, através do desenvolvimento de duas Unidades Didáticas, pretendeu estudar o impacto da utilização do Arduino e de sensores no ensino e na aprendizagem de conteúdos presentes no programa de Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Foram realizadas diversas experiências que comportavam três etapas: exploração e partilha da informação recolhida, a parte experimental e as conclusões finais, em grande grupo, que articulavam as pesquisas e as observações realizadas com os referenciais teóricos. Foi possível perceber que a metodologia de trabalho utilizada e o Arduino podem contribuir para o desenvolvimento de momentos de aprendizagem significativos em alunos desta faixa etária e são importantes para que estes possam observar diretamente alguns fenómenos da natureza.
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