Jogos de Tabuleiro para exploração de noções e conteúdos matemáticos no 1ºCEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/8620 |
Resumo: | O presente relatório, realizado no âmbito da unidade curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), tem como finalidade a obtenção do grau de mestre habilitador à docência. Neste âmbito, são descritas as instituições frequentadas na PES I e II, assim como as atividades realizadas ao longo das regências, expondo-se e refletindo-se, em seguida, um estudo realizado na PES II. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: Capítulo I, Enquadramento Institucional; Capítulo II, Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada, onde é referida a experiência de ensino a nível da Educação Pré-Escolar (PES I) e Ensino do 1.º CEB (PES II) e Capítulo III, Jogos de tabuleiro para exploração de noções e conteúdos matemáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando-se a investigação realizada com uma turma de 1.º ano. A investigação foi concretizada na Escola Básica do Espírito Santo, durante a PES II, nos meses de março a junho de 2022. Com a realização deste estudo, verifiquei que os jogos de tabuleiro são ferramentas úteis, que podem e devem ser utilizadas em sala de aula, explorando noções e conteúdos matemáticos, motivando assim os alunos para aprendizagens ativas e significativas. |
id |
RCAP_6bbcb29aef403f0a658d2462efc305e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/8620 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jogos de Tabuleiro para exploração de noções e conteúdos matemáticos no 1ºCEBJogos de tabuleiroMatemática1ºCEBO presente relatório, realizado no âmbito da unidade curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), tem como finalidade a obtenção do grau de mestre habilitador à docência. Neste âmbito, são descritas as instituições frequentadas na PES I e II, assim como as atividades realizadas ao longo das regências, expondo-se e refletindo-se, em seguida, um estudo realizado na PES II. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: Capítulo I, Enquadramento Institucional; Capítulo II, Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada, onde é referida a experiência de ensino a nível da Educação Pré-Escolar (PES I) e Ensino do 1.º CEB (PES II) e Capítulo III, Jogos de tabuleiro para exploração de noções e conteúdos matemáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando-se a investigação realizada com uma turma de 1.º ano. A investigação foi concretizada na Escola Básica do Espírito Santo, durante a PES II, nos meses de março a junho de 2022. Com a realização deste estudo, verifiquei que os jogos de tabuleiro são ferramentas úteis, que podem e devem ser utilizadas em sala de aula, explorando noções e conteúdos matemáticos, motivando assim os alunos para aprendizagens ativas e significativas.Instituto Politécnico da Guarda2023-07-24T09:21:25Z2023-07-242023-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/8620http://hdl.handle.net/10314/8620TID:203331052porRodrigues, Joana Ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T03:00:07Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/8620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:17.376477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos de Tabuleiro para exploração de noções e conteúdos matemáticos no 1ºCEB |
title |
Jogos de Tabuleiro para exploração de noções e conteúdos matemáticos no 1ºCEB |
spellingShingle |
Jogos de Tabuleiro para exploração de noções e conteúdos matemáticos no 1ºCEB Rodrigues, Joana A Jogos de tabuleiro Matemática 1ºCEB |
title_short |
Jogos de Tabuleiro para exploração de noções e conteúdos matemáticos no 1ºCEB |
title_full |
Jogos de Tabuleiro para exploração de noções e conteúdos matemáticos no 1ºCEB |
title_fullStr |
Jogos de Tabuleiro para exploração de noções e conteúdos matemáticos no 1ºCEB |
title_full_unstemmed |
Jogos de Tabuleiro para exploração de noções e conteúdos matemáticos no 1ºCEB |
title_sort |
Jogos de Tabuleiro para exploração de noções e conteúdos matemáticos no 1ºCEB |
author |
Rodrigues, Joana A |
author_facet |
Rodrigues, Joana A |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Joana A |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos de tabuleiro Matemática 1ºCEB |
topic |
Jogos de tabuleiro Matemática 1ºCEB |
description |
O presente relatório, realizado no âmbito da unidade curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), tem como finalidade a obtenção do grau de mestre habilitador à docência. Neste âmbito, são descritas as instituições frequentadas na PES I e II, assim como as atividades realizadas ao longo das regências, expondo-se e refletindo-se, em seguida, um estudo realizado na PES II. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: Capítulo I, Enquadramento Institucional; Capítulo II, Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada, onde é referida a experiência de ensino a nível da Educação Pré-Escolar (PES I) e Ensino do 1.º CEB (PES II) e Capítulo III, Jogos de tabuleiro para exploração de noções e conteúdos matemáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando-se a investigação realizada com uma turma de 1.º ano. A investigação foi concretizada na Escola Básica do Espírito Santo, durante a PES II, nos meses de março a junho de 2022. Com a realização deste estudo, verifiquei que os jogos de tabuleiro são ferramentas úteis, que podem e devem ser utilizadas em sala de aula, explorando noções e conteúdos matemáticos, motivando assim os alunos para aprendizagens ativas e significativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-24T09:21:25Z 2023-07-24 2023-07-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/8620 http://hdl.handle.net/10314/8620 TID:203331052 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/8620 |
identifier_str_mv |
TID:203331052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136937920954368 |