Metamorphosis experiments in the design of interactive moving posters
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/98072 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_6bccb24342ccc9636cc5c971c51c4f5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/98072 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metamorphosis experiments in the design of interactive moving postersMETAMORPHOSIS EXPERIMENTS IN THE DESIGN OF INTERACTIVE MOVING POSTERSPoster DesignGraphic DesignAlgorithmic DesignHuman Computer InteractionComputer visionDesign de CartazesDesign GráficoDesign AlgorítmicoInteração Humano ComputadorVisão por ComputadorDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaNowadays, people are constantly being presented with large amountsof information from street, TV and online advertising. This fact makesit difficult for people to pay attention to all that information and evenmore difficult for graphic designers to make messages pass throughover competing communication artefacts. To catch attention and beabsorbed, communication artefacts such as posters have been changing over time, seeking more engaging ways of presenting informationand passing messages. For example, by making posters moving anddisplaying these in digital mupis. Nevertheless, in the digital era, welive in, moving ads have already started to be a constant, so the battlefor attention remains up and new engaging techniques must be adopted. This dissertation intends to explore digital technologies to createmore engaging and communicative posters. In that sense, we presenta set of interactive moving posters that display information accordingto the viewer’s actions and environmental data. To conduct the developments, we have worked over the theme Metamorphosis, namely, thecurrent environmental metamorphosis of the planet Earth. The posters were compiled into an online exhibition so one can experience andinteract with them. Lastly, user testing was conducted to assess whether the proposed solutions were more effective over existing posterformats, such as static and moving posters. Although the results mustbe supported by further testing, these suggested that the adoptionof interactive techniques may be a viable solution for creating moreattractive and engaging communication artefacts.Nos dias de hoje, as pessoas são constantemente abalroadas porgrandes quantidades de informação através de publicidade na rua, TVe até online. Por esse motivo, torna-se cada vez mais difícil desenharartefactos de comunicação capazes de competir com os demais e detransmitir uma mensagem ao respetivo público alvo de uma formaeficaz. Para chamarem a atenção e serem absorvidos, os diversos artefatos de comunicação, como cartazes, têm vindo a evoluir ao longodo tempo, procurando formas mais atrativas de apresentar informaçãoe transmitir mensagens. Por exemplo, animando elementos dos cartazes e exibindo-os em mupis digitais. Ainda assim, na era digital emque vivemos, os anúncios em movimento começam cada vez mais aser uma constante, pelo que a batalha por atenção contínua e novastécnicas devem ser adotadas. Esta dissertação pretende explorar tecnologias digitais para criar cartazes mais atrativos e comunicativos.Nesse sentido, é apresentado um conjunto de cartazes interativos quealteram a informação exibida de acordo com as ações do espectador eos dados ambientais. Para conduzir os desenvolvimentos, trabalhou-sesobre o tema Metamorfose, mais especificamente, a atual metamorfoseambiental do planeta Terra. Os cartazes foram compilados numa exposição online para que fosse possível experienciá-los e interagir comeles. Por último, foram realizados testes de utilizador para perceber seas soluções propostas eram ou não mais eficazes do que formatos decartaz existentes, como cartazes estáticos e cartazes animados. Emboraos resultados devam ainda ser suportados por mais testes, estes sugeriram que a adoção de técnicas interativas pode ser uma solução viávelpara a criação de artefatos de comunicação mais atraentes e envolventes.2021-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/98072http://hdl.handle.net/10316/98072TID:202921344engGonçalves, Ricardo da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:13:35Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/98072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:59.571930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metamorphosis experiments in the design of interactive moving posters METAMORPHOSIS EXPERIMENTS IN THE DESIGN OF INTERACTIVE MOVING POSTERS |
title |
Metamorphosis experiments in the design of interactive moving posters |
spellingShingle |
Metamorphosis experiments in the design of interactive moving posters Gonçalves, Ricardo da Cruz Poster Design Graphic Design Algorithmic Design Human Computer Interaction Computer vision Design de Cartazes Design Gráfico Design Algorítmico Interação Humano Computador Visão por Computador |
title_short |
Metamorphosis experiments in the design of interactive moving posters |
title_full |
Metamorphosis experiments in the design of interactive moving posters |
title_fullStr |
Metamorphosis experiments in the design of interactive moving posters |
title_full_unstemmed |
Metamorphosis experiments in the design of interactive moving posters |
title_sort |
Metamorphosis experiments in the design of interactive moving posters |
author |
Gonçalves, Ricardo da Cruz |
author_facet |
Gonçalves, Ricardo da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ricardo da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poster Design Graphic Design Algorithmic Design Human Computer Interaction Computer vision Design de Cartazes Design Gráfico Design Algorítmico Interação Humano Computador Visão por Computador |
topic |
Poster Design Graphic Design Algorithmic Design Human Computer Interaction Computer vision Design de Cartazes Design Gráfico Design Algorítmico Interação Humano Computador Visão por Computador |
description |
Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/98072 http://hdl.handle.net/10316/98072 TID:202921344 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/98072 |
identifier_str_mv |
TID:202921344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134056107999232 |