Impactos da introdução da perspectiva evolutiva na valorização da biodiversidade em alunos do 1º ciclo

Bibliographic Details
Main Author: Abreu, Sandra Maria Afonso Pereira Martins
Publication Date: 2016
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.22/11364
Summary: Embora várias instituições e investigadores defendam a inclusão da evolução biológica nos programas curriculares do 1º ciclo é notória a escassez de estudos e atividades desenvolvidas para a exploração desta temática neste ciclo de ensino. A evolução biológica está na origem da biodiversidade e do património biológico local e compreender este processo é fundamental para compreender a enorme importância da preservação deste património para a preservação das espécies a longo prazo e para a segurança alimentar das populações humanas. Assim, com este trabalho, pretendemos estudar se a exploração da evolução biológica permite promover situações de aprendizagem no primeiro ciclo que fomentem nos alunos a necessidade da preservação da biodiversidade intraespecífica e a valorização do património biológico local. A investigação decorreu em contexto escolar, incidindo num estudo de caso. Para dar resposta à questão-problema desenhou-se uma sequência didática que explorava as características do milho gatanho e a importância da diversidade intraespecífica na preservação das espécies, valorizando o património biológico local e salientando o seu papel como motor de desenvolvimento local. Esta sequência didática foi aplicada a uma turma do 3º ano de escolaridade. Os impactos da sequência didática foram medidos através de uma análise de conteúdos das respostas dos alunos a duas situações problemáticas. Estas situações problemáticas, colocadas antes e depois da aplicação da sequência didática, foram desenhadas com o intuito de avaliar o conhecimento e sensibilidade dos alunos para a preservação da diversidade biológica. Os resultados obtidos sugerem que a sequência didática contribuiu para promover nos alunos maior sensibilidade para a importância da biodiversidade intraespecífica e valorização do património biológico local.
id RCAP_6cd21d84fd7b24f8522c88c6e57fe093
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impactos da introdução da perspectiva evolutiva na valorização da biodiversidade em alunos do 1º cicloEvolução biológicaBiodiversidade intraespecíficaValorização do património biológico localEvolução biológica no currículo do 1º cicloBiological evolutionInterspecific diversityValorization of the local biological heritageBiological evolution in the curriculum of primary educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEmbora várias instituições e investigadores defendam a inclusão da evolução biológica nos programas curriculares do 1º ciclo é notória a escassez de estudos e atividades desenvolvidas para a exploração desta temática neste ciclo de ensino. A evolução biológica está na origem da biodiversidade e do património biológico local e compreender este processo é fundamental para compreender a enorme importância da preservação deste património para a preservação das espécies a longo prazo e para a segurança alimentar das populações humanas. Assim, com este trabalho, pretendemos estudar se a exploração da evolução biológica permite promover situações de aprendizagem no primeiro ciclo que fomentem nos alunos a necessidade da preservação da biodiversidade intraespecífica e a valorização do património biológico local. A investigação decorreu em contexto escolar, incidindo num estudo de caso. Para dar resposta à questão-problema desenhou-se uma sequência didática que explorava as características do milho gatanho e a importância da diversidade intraespecífica na preservação das espécies, valorizando o património biológico local e salientando o seu papel como motor de desenvolvimento local. Esta sequência didática foi aplicada a uma turma do 3º ano de escolaridade. Os impactos da sequência didática foram medidos através de uma análise de conteúdos das respostas dos alunos a duas situações problemáticas. Estas situações problemáticas, colocadas antes e depois da aplicação da sequência didática, foram desenhadas com o intuito de avaliar o conhecimento e sensibilidade dos alunos para a preservação da diversidade biológica. Os resultados obtidos sugerem que a sequência didática contribuiu para promover nos alunos maior sensibilidade para a importância da biodiversidade intraespecífica e valorização do património biológico local.Despite several instituitions and researchers advocate the inclusion of the biological evolution in the timetable of primary education, it’s commonly known the scarcity of studies and activities developed for the probe of this subject in this teaching cycle. The biological evolution is in the foundation of biodiversity and local biological heritage. To comprehend this process, it´s to understand the huge importance of enshrine this heritage for the preservation of species at long-term and for humanity food safety. Therefore, with this work, we pretend to study if the exploration of biological evolution allows the foster of learning circumstances, in the primary education, that encourages on students the need for preserving the interspecific biodiversity and to value the local biological heritage. The research took place in a scholar background, incurring in a case study. To give an answer to the issue/problem, it was plotted a didactic sequence that explores the characteristics of the “gatanho” corn and the relevance of the interspecific diversity of the preservation of species and in the valorization of the local biological heritage, emphasizing its role has engine of the local development. This didactic sequence was applied to a year 3 class. The impacts of this didactic sequence were measured through a content analysis of the answers given by the students to two problematic situations. This problematic situations, placed before and after the employment of the didactic sequence, were plotted with the goal to evaluate the knowledge and sensibility of the students for the preservation of the biological diversity. The outcomes attained advise that the didactic sequence contributes to endorse in the students a higher sensibility for the importance of the interspecific biodiversity and in the valorization of the local biological heritage.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, Alexandra Isabel SáSilva, Armando Pereira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAbreu, Sandra Maria Afonso Pereira Martins2018-04-17T10:52:39Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11364TID:201900475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:44.965515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da introdução da perspectiva evolutiva na valorização da biodiversidade em alunos do 1º ciclo
title Impactos da introdução da perspectiva evolutiva na valorização da biodiversidade em alunos do 1º ciclo
spellingShingle Impactos da introdução da perspectiva evolutiva na valorização da biodiversidade em alunos do 1º ciclo
Abreu, Sandra Maria Afonso Pereira Martins
Evolução biológica
Biodiversidade intraespecífica
Valorização do património biológico local
Evolução biológica no currículo do 1º ciclo
Biological evolution
Interspecific diversity
Valorization of the local biological heritage
Biological evolution in the curriculum of primary education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Impactos da introdução da perspectiva evolutiva na valorização da biodiversidade em alunos do 1º ciclo
title_full Impactos da introdução da perspectiva evolutiva na valorização da biodiversidade em alunos do 1º ciclo
title_fullStr Impactos da introdução da perspectiva evolutiva na valorização da biodiversidade em alunos do 1º ciclo
title_full_unstemmed Impactos da introdução da perspectiva evolutiva na valorização da biodiversidade em alunos do 1º ciclo
title_sort Impactos da introdução da perspectiva evolutiva na valorização da biodiversidade em alunos do 1º ciclo
author Abreu, Sandra Maria Afonso Pereira Martins
author_facet Abreu, Sandra Maria Afonso Pereira Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Alexandra Isabel Sá
Silva, Armando Pereira da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Sandra Maria Afonso Pereira Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução biológica
Biodiversidade intraespecífica
Valorização do património biológico local
Evolução biológica no currículo do 1º ciclo
Biological evolution
Interspecific diversity
Valorization of the local biological heritage
Biological evolution in the curriculum of primary education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Evolução biológica
Biodiversidade intraespecífica
Valorização do património biológico local
Evolução biológica no currículo do 1º ciclo
Biological evolution
Interspecific diversity
Valorization of the local biological heritage
Biological evolution in the curriculum of primary education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Embora várias instituições e investigadores defendam a inclusão da evolução biológica nos programas curriculares do 1º ciclo é notória a escassez de estudos e atividades desenvolvidas para a exploração desta temática neste ciclo de ensino. A evolução biológica está na origem da biodiversidade e do património biológico local e compreender este processo é fundamental para compreender a enorme importância da preservação deste património para a preservação das espécies a longo prazo e para a segurança alimentar das populações humanas. Assim, com este trabalho, pretendemos estudar se a exploração da evolução biológica permite promover situações de aprendizagem no primeiro ciclo que fomentem nos alunos a necessidade da preservação da biodiversidade intraespecífica e a valorização do património biológico local. A investigação decorreu em contexto escolar, incidindo num estudo de caso. Para dar resposta à questão-problema desenhou-se uma sequência didática que explorava as características do milho gatanho e a importância da diversidade intraespecífica na preservação das espécies, valorizando o património biológico local e salientando o seu papel como motor de desenvolvimento local. Esta sequência didática foi aplicada a uma turma do 3º ano de escolaridade. Os impactos da sequência didática foram medidos através de uma análise de conteúdos das respostas dos alunos a duas situações problemáticas. Estas situações problemáticas, colocadas antes e depois da aplicação da sequência didática, foram desenhadas com o intuito de avaliar o conhecimento e sensibilidade dos alunos para a preservação da diversidade biológica. Os resultados obtidos sugerem que a sequência didática contribuiu para promover nos alunos maior sensibilidade para a importância da biodiversidade intraespecífica e valorização do património biológico local.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-04-17T10:52:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11364
TID:201900475
url http://hdl.handle.net/10400.22/11364
identifier_str_mv TID:201900475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131411899219968