Lisboa Ginásio Clube: análise da situação global do clube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Miguel Domingos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5432
Resumo: Nos últimos anos, Portugal tem estado mergulhado numa grave crise económica levando ao encerramento de inúmeras pequenas e médias empresas. Este processo torna-se mais evidente quando se trata de empresas/organizações sem fins lucrativos, como é o caso em análise: um clube desportivo, Lisboa Ginásio Clube, com um passado promissor (quase 100 anos), um presente vulnerável e um futuro muito incerto. O objetivo principal desta tese é partindo de um estudo multifatorial, das envolventes mediata e imediata, do mercado, da estrutura organizacional e da situação financeira, projetar um conjunto de sugestões que possam contribuir positivamente para a viabilização do clube. Otimizar pontos fortes e anular ou renovar pontos fracos, apostando na melhor rentabilização de infraestruturas e na capacidade de ir ao encontro das necessidades do maior número de indivíduos. Da centralidade à individualidade com sustentabilidade, inovação e ambição.
id RCAP_6e06df05d2587084c926511e06db3f11
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5432
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Lisboa Ginásio Clube: análise da situação global do clubeClube desportivoSem fins lucrativosEstudo multifatorialSugestõesSports clubNon-profitableMultifactorial studySuggestionsNos últimos anos, Portugal tem estado mergulhado numa grave crise económica levando ao encerramento de inúmeras pequenas e médias empresas. Este processo torna-se mais evidente quando se trata de empresas/organizações sem fins lucrativos, como é o caso em análise: um clube desportivo, Lisboa Ginásio Clube, com um passado promissor (quase 100 anos), um presente vulnerável e um futuro muito incerto. O objetivo principal desta tese é partindo de um estudo multifatorial, das envolventes mediata e imediata, do mercado, da estrutura organizacional e da situação financeira, projetar um conjunto de sugestões que possam contribuir positivamente para a viabilização do clube. Otimizar pontos fortes e anular ou renovar pontos fracos, apostando na melhor rentabilização de infraestruturas e na capacidade de ir ao encontro das necessidades do maior número de indivíduos. Da centralidade à individualidade com sustentabilidade, inovação e ambição.In the past few years, Portugal has been plunged in a deep and serious economic crisis leading to the closure of numerous medium to small enterprises. This process becomes clearer when focused on non-profitable organizations, as it is the case of the institution in study: a sports club, Lisboa Ginásio Clube, with a promising past (almost 100 years of history), a vulnerable present and a rather uncertain future. The main objective of this thesis is to perform a multifactorial study of the mediate and immediate surroundings, the market, the organizational structure, the financial situation, and with that information provide a number of suggestions that may contribute positively to the club’s viability. Optimize the strong points and dismiss the weak ones betting on the profitability of better infrastructures and in the capacity of fulfilling the needs of the largest possible number of individuals from centrality to individuality with sustainability, innovation and ambition.2013-08-09T11:33:35Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5432porMartins, Miguel Domingosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:39:44ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Lisboa Ginásio Clube: análise da situação global do clube
title Lisboa Ginásio Clube: análise da situação global do clube
spellingShingle Lisboa Ginásio Clube: análise da situação global do clube
Martins, Miguel Domingos
Clube desportivo
Sem fins lucrativos
Estudo multifatorial
Sugestões
Sports club
Non-profitable
Multifactorial study
Suggestions
title_short Lisboa Ginásio Clube: análise da situação global do clube
title_full Lisboa Ginásio Clube: análise da situação global do clube
title_fullStr Lisboa Ginásio Clube: análise da situação global do clube
title_full_unstemmed Lisboa Ginásio Clube: análise da situação global do clube
title_sort Lisboa Ginásio Clube: análise da situação global do clube
author Martins, Miguel Domingos
author_facet Martins, Miguel Domingos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Miguel Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Clube desportivo
Sem fins lucrativos
Estudo multifatorial
Sugestões
Sports club
Non-profitable
Multifactorial study
Suggestions
topic Clube desportivo
Sem fins lucrativos
Estudo multifatorial
Sugestões
Sports club
Non-profitable
Multifactorial study
Suggestions
description Nos últimos anos, Portugal tem estado mergulhado numa grave crise económica levando ao encerramento de inúmeras pequenas e médias empresas. Este processo torna-se mais evidente quando se trata de empresas/organizações sem fins lucrativos, como é o caso em análise: um clube desportivo, Lisboa Ginásio Clube, com um passado promissor (quase 100 anos), um presente vulnerável e um futuro muito incerto. O objetivo principal desta tese é partindo de um estudo multifatorial, das envolventes mediata e imediata, do mercado, da estrutura organizacional e da situação financeira, projetar um conjunto de sugestões que possam contribuir positivamente para a viabilização do clube. Otimizar pontos fortes e anular ou renovar pontos fracos, apostando na melhor rentabilização de infraestruturas e na capacidade de ir ao encontro das necessidades do maior número de indivíduos. Da centralidade à individualidade com sustentabilidade, inovação e ambição.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-04
2013-08-09T11:33:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/5432
url http://hdl.handle.net/10071/5432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304013328351232