Estudo de caso: "motivação nas aulas de Educação Física; estudo comparativo entre géneros"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Bruno Alexandre Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6880
Resumo: O estágio pedagógico constitui uma etapa formativa fulcral. Aqui se conjugam os fatores basilares na transição da vertente académica para a profissional como docente. Sabedor da importância desta etapa, foram delineados cuidadosamente os objetivos e metas a concretizar. Este relatório visa o desenvolvimento do percurso formativo no ano de estágio pedagógico, tendo como objetivo principal as linhas orientadoras do estágio. Foi exercido na Escola Secundária Emídio Garcia em Bragança com a turma A, do 12º ano de escolaridade. Este estágio foi uma experiência única, no sentido em que apreciei, exerci e experimentei, o que é lecionar no âmbito da Educação Física a nível do ensino secundário. Pude exercer o papel de professor, facultando conhecimentos assim como vivenciar as dificuldades associados ao primeiro contacto com a profissão de docente. Neste contexto, procurei adequar as planificações das aulas e as unidades didácticas às características dos alunos, tendo em conta os conteúdos a abordar, promovendo modelos de atividades que estimulassem os discentes para que se mantivessem motivados, progredindo e aperfeiçoando as suas habilidades motoras. Faz-se referência às varias vertentes constituintes desta etapa nomeadamente as relações interpessoais, o ambiente escolar, as planificações e unidades didáticas. Constituem ainda objeto deste relatório o estudo de turma, o tema de investigação desenvolvido durante o estágio e apresentado em ação de formação. Em suma, a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura.
id RCAP_6e23b6eac283f12550fc2f6c9e283707
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de caso: "motivação nas aulas de Educação Física; estudo comparativo entre géneros"Educação físicaMotivaçãoEstágios pedagógicosO estágio pedagógico constitui uma etapa formativa fulcral. Aqui se conjugam os fatores basilares na transição da vertente académica para a profissional como docente. Sabedor da importância desta etapa, foram delineados cuidadosamente os objetivos e metas a concretizar. Este relatório visa o desenvolvimento do percurso formativo no ano de estágio pedagógico, tendo como objetivo principal as linhas orientadoras do estágio. Foi exercido na Escola Secundária Emídio Garcia em Bragança com a turma A, do 12º ano de escolaridade. Este estágio foi uma experiência única, no sentido em que apreciei, exerci e experimentei, o que é lecionar no âmbito da Educação Física a nível do ensino secundário. Pude exercer o papel de professor, facultando conhecimentos assim como vivenciar as dificuldades associados ao primeiro contacto com a profissão de docente. Neste contexto, procurei adequar as planificações das aulas e as unidades didácticas às características dos alunos, tendo em conta os conteúdos a abordar, promovendo modelos de atividades que estimulassem os discentes para que se mantivessem motivados, progredindo e aperfeiçoando as suas habilidades motoras. Faz-se referência às varias vertentes constituintes desta etapa nomeadamente as relações interpessoais, o ambiente escolar, as planificações e unidades didáticas. Constituem ainda objeto deste relatório o estudo de turma, o tema de investigação desenvolvido durante o estágio e apresentado em ação de formação. Em suma, a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura.The pedagogical training is a central formative stage. Here we combine the basic values in the transition from academic to professional field. Knowing the importance of this stage, the goals and targets to achieve were carefully designed. This report aims the development of the formative journey during the pedagogical training, having as main purpose the defining guidelines of the training. It was accomplished in the Emídio Garcia Secondary School in Bragança, with class A of the 12th grade. This training was a unique experience, as I have observed, experienced and executed what it is to teach within the scope of physical education in the secondary level. I was able to teach, providing knowledge, as well as experience the difficulties associated with the first contact with the profession. In this context, I tried to adapt the lesson plans and the didactic units to the students’characteristics, taking into account the contents to address, promoting activity templates that could encourage the students, keeping them motivated in order to progress and improve their motor skills. Reference is made to the various strands of this stage, including interpersonal relationships, school environemnet, lesson plans and the didactic units. Are also aim of this report the class study, the research topic developed during the training and presented in a training event. In summary, this report and the practical applications performed in the pedagogical training are a reference guide for the future professional activity.2016-11-21T14:27:30Z2016-11-21T00:00:00Z2016-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6880porBarroso, Bruno Alexandre Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:17Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:09.359570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso: "motivação nas aulas de Educação Física; estudo comparativo entre géneros"
title Estudo de caso: "motivação nas aulas de Educação Física; estudo comparativo entre géneros"
spellingShingle Estudo de caso: "motivação nas aulas de Educação Física; estudo comparativo entre géneros"
Barroso, Bruno Alexandre Silva
Educação física
Motivação
Estágios pedagógicos
title_short Estudo de caso: "motivação nas aulas de Educação Física; estudo comparativo entre géneros"
title_full Estudo de caso: "motivação nas aulas de Educação Física; estudo comparativo entre géneros"
title_fullStr Estudo de caso: "motivação nas aulas de Educação Física; estudo comparativo entre géneros"
title_full_unstemmed Estudo de caso: "motivação nas aulas de Educação Física; estudo comparativo entre géneros"
title_sort Estudo de caso: "motivação nas aulas de Educação Física; estudo comparativo entre géneros"
author Barroso, Bruno Alexandre Silva
author_facet Barroso, Bruno Alexandre Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Bruno Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Motivação
Estágios pedagógicos
topic Educação física
Motivação
Estágios pedagógicos
description O estágio pedagógico constitui uma etapa formativa fulcral. Aqui se conjugam os fatores basilares na transição da vertente académica para a profissional como docente. Sabedor da importância desta etapa, foram delineados cuidadosamente os objetivos e metas a concretizar. Este relatório visa o desenvolvimento do percurso formativo no ano de estágio pedagógico, tendo como objetivo principal as linhas orientadoras do estágio. Foi exercido na Escola Secundária Emídio Garcia em Bragança com a turma A, do 12º ano de escolaridade. Este estágio foi uma experiência única, no sentido em que apreciei, exerci e experimentei, o que é lecionar no âmbito da Educação Física a nível do ensino secundário. Pude exercer o papel de professor, facultando conhecimentos assim como vivenciar as dificuldades associados ao primeiro contacto com a profissão de docente. Neste contexto, procurei adequar as planificações das aulas e as unidades didácticas às características dos alunos, tendo em conta os conteúdos a abordar, promovendo modelos de atividades que estimulassem os discentes para que se mantivessem motivados, progredindo e aperfeiçoando as suas habilidades motoras. Faz-se referência às varias vertentes constituintes desta etapa nomeadamente as relações interpessoais, o ambiente escolar, as planificações e unidades didáticas. Constituem ainda objeto deste relatório o estudo de turma, o tema de investigação desenvolvido durante o estágio e apresentado em ação de formação. Em suma, a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21T14:27:30Z
2016-11-21T00:00:00Z
2016-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6880
url http://hdl.handle.net/10348/6880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137127652392960