A Escala de Respostas Socialmente Desejáveis-5: Validação numa amostra escolar de jovens portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pechorro, Pedro Fernandes Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nunes, Cristina, Gonçalves, Rui Abrunhosa, Jesus, Saul Neves, Simões, Mário R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69896
Resumo: O objetivo do presente estudo consistiu na validação da Escala de Respostas Socialmente Desejáveis - 5 (SDRS-5) numa amostra escolar (N=543) de jovens portugueses de ambos os sexos. A SDRS-5 apresenta resultados adequados do ponto de vista psicométrico, nomeadamente em termos da sua estrutura fatorial unidimensional, consistência interna, validade convergente, validade discriminante, validade critério e validade de grupos-conhecidos. Foi evidenciada invariância de medida entre rapazes e raparigas. As propriedades psicométricas identificadas justificam a utilização da SDRS-5 com jovens portugueses em contexto escolar.
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spelling A Escala de Respostas Socialmente Desejáveis-5: Validação numa amostra escolar de jovens portuguesesThe Socially Desirable Response Set-5:: Validation among a school sample of portuguese youthsAvaliaçãoDesejabilidade socialAdolescênciaValidaçãoAssessmentSocial desirabilityAdolescenceValidationCiências Sociais::PsicologiaSocial SciencesO objetivo do presente estudo consistiu na validação da Escala de Respostas Socialmente Desejáveis - 5 (SDRS-5) numa amostra escolar (N=543) de jovens portugueses de ambos os sexos. A SDRS-5 apresenta resultados adequados do ponto de vista psicométrico, nomeadamente em termos da sua estrutura fatorial unidimensional, consistência interna, validade convergente, validade discriminante, validade critério e validade de grupos-conhecidos. Foi evidenciada invariância de medida entre rapazes e raparigas. As propriedades psicométricas identificadas justificam a utilização da SDRS-5 com jovens portugueses em contexto escolar.The main aim of the present study was to validate the Socially Desirable Response Set -5 (SDRS-5) among a school sample (N=543) of male and female Portuguese youths. The SDRS-5 demonstrated good results, namely in terms of its one-factor structure, internal consistency, convergent validity, discriminant validity, criterion-related validity and known-groups validity. Cross-gender measurement invariance was demonstrated. The psychometric properties that were found mostly justify the use of the SDRS-5 among Portuguese adolescents from a school contextFCT (Bolsa SFRH/BPD/86666/2012)Asociación Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica (AIDEP)Universidade do MinhoPechorro, Pedro Fernandes SantosNunes, CristinaGonçalves, Rui AbrunhosaJesus, Saul NevesSimões, Mário R.20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69896porPechorro, Pedro, Barroso, Ricardo, Silva, Irene, Marôco, João, & Gonçalves, Rui Abrunhosa. (2016). Propriedades psicométricas da Escala de Respostas Socialmente Desejáveis - 5 (SDRS-5) em jovens institucionalizados. Psicologia, 30(1), 29-36. https://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v30i1.10651135-384810.21865/RIDEP52.3.02https://www.aidep.org/sites/default/files/2019-07/RIDEP52-Art2.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:33ZPortal AgregadorONG
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