Desenvolvimento formal de um sistema de sinalização ferroviária de acordo com o normativo CENELEC usando o SCADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3746 |
Resumo: | Os sistemas informáticos do sector ferroviário regem-se pelas normas EN 50126 - Railway Applications: The specification and demonstration of Reability, Avaiability, Maintainnability and Safety (RAMS), EN 50128 Railway Applications: Software1 for railway control and protection systems e EN 50129 - Railway Applications: Safety related electronic systems for signalling. Nomeadamente a norma EN 50128, que se refere ao desenvolvimento de software, apresenta um conjunto de recomendações e uma metodologia, com base num ciclo de desenvolvimento em V, para assegurar a correcção do software e a confiança neste. De facto, a norma EN 50128 não impõe nenhuma técnica ou ferramenta na concepção do software pretendido. Assim, a metodologia de desenvolvimento e a selecção das ferramentas fica à responsabilidade da entidade que concebe o software estando esta apenas sujeita à certificação segundo a referida norma. Dependendo do sistema em desenvolvimento, a norma EN 50128 classifica o software em 5 níveis de integridade e segurança (Safety Integrity Level (SIL)), onde o nível mais baixo é o 0 (SIL0) e corresponde a software onde não existem consequências numa eventual falha, e o nível mais alto é o 4 (SIL4) onde uma falha do software tem um impacto catastrófico. Nos níveis 3 e 4 da tabela SIL, a norma EN 50128 recomenda vivamente a utilização de métodos formais na fase de especificação do software. O Safety Critical Application Development Environment (SCADE) Suite 6.0 é uma plataforma para o desenvolvimento de sistemas críticos. Integra um conjunto de ferramentas, para especificação, verificação e análise de modelos, e é certificada pela CENELEC EN 50128 até ao nível 4 da tabela SIL. Foi utilizada, neste trabalho, não só para especificar o sistema, mas também, para o verificar e provar a sua correcção. Para além de apresentar uma metodologia, com base na ferramenta formal SCADE, aplicável no desenvolvimento de sistemas ferroviários, este documento evidencia, com uma aplicação prática, a aplicabilidade do método. O caso de estudo utilizado é um sub-sistema de um sistema de sinalização completo, mais precisamente, uma Passagem de Nível (PN). |
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