Desenvolvimento de um instrumento para a identificação de uma orientação construtivista no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, José Manuel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.6705
Resumo: Embora o construtivismo possa ser considerado o paradigma dominante na educação  em  ciência,  há,  no  entanto,  uma  deficiência  quanto  à disponibilidade de instrumentos para caracterizar a sua presença, tanto em pequenos grupos de professores num curso de formação contínua, como em larga escala para apreciar a orientação metodológica do ensino numa região ou país. Pela identificação de um conjunto de acontecimentos presentes no ensino comuns a diferentes orientações metodológicas, foi desenvolvido um instrumento para a explicitação pelos professores dos acontecimentos que integram uma sequência de ensino. Este instrumento permite a um formador, no início de um curso de formação, inicial ou contínua, uma apreciação expedita da metodologia praticada por um professor, possibilitando organizar a formação a partir do debate e reflexão sobre as conceções metodológicas dos participantes numa perspetiva construtivista da formação. Palavras-chave: Ensino  construtivista;  Ensino  de  ciências;  Estratégias  de  ensino;  Perfil metodológico.   ABSTRACT Even if constructivism might be considered the main paradigm in science education, there is, however, a deficient availability in regard to instruments to characterize its presence, either in a small group of teachers in an in-service training  course,  or  in  a  large  sample  of  teachers  giving  a  view  of  the methodological orientation of teaching in a region or country. By identifying a set  of  events  that  are  present  in  teaching  and  are  common  to  different methodological orientations, an instrument was developed to elicit teachers sequence of events in the beginning of a teaching sequence. It allows a teacher trainer, at the beginning of an in-service or initial training course, a fast and  prompt  assessment  of  teachers’  methodology  in  practice,  making  it possible to organize the training course starting from a debate and reflection over  participant  teacher’s  methodological  conceptions  in  a constructivist perspective of teacher training. Keywords: Constructivist  teaching;  Science  teaching;  Teaching  strategies;  Teaching profile.
id RCAP_6ffbaae88b45c530544d7025b8b507a4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de um instrumento para a identificação de uma orientação construtivista no ensino de ciênciasArtigosEmbora o construtivismo possa ser considerado o paradigma dominante na educação  em  ciência,  há,  no  entanto,  uma  deficiência  quanto  à disponibilidade de instrumentos para caracterizar a sua presença, tanto em pequenos grupos de professores num curso de formação contínua, como em larga escala para apreciar a orientação metodológica do ensino numa região ou país. Pela identificação de um conjunto de acontecimentos presentes no ensino comuns a diferentes orientações metodológicas, foi desenvolvido um instrumento para a explicitação pelos professores dos acontecimentos que integram uma sequência de ensino. Este instrumento permite a um formador, no início de um curso de formação, inicial ou contínua, uma apreciação expedita da metodologia praticada por um professor, possibilitando organizar a formação a partir do debate e reflexão sobre as conceções metodológicas dos participantes numa perspetiva construtivista da formação. Palavras-chave: Ensino  construtivista;  Ensino  de  ciências;  Estratégias  de  ensino;  Perfil metodológico.   ABSTRACT Even if constructivism might be considered the main paradigm in science education, there is, however, a deficient availability in regard to instruments to characterize its presence, either in a small group of teachers in an in-service training  course,  or  in  a  large  sample  of  teachers  giving  a  view  of  the methodological orientation of teaching in a region or country. By identifying a set  of  events  that  are  present  in  teaching  and  are  common  to  different methodological orientations, an instrument was developed to elicit teachers sequence of events in the beginning of a teaching sequence. It allows a teacher trainer, at the beginning of an in-service or initial training course, a fast and  prompt  assessment  of  teachers’  methodology  in  practice,  making  it possible to organize the training course starting from a debate and reflection over  participant  teacher’s  methodological  conceptions  in  a constructivist perspective of teacher training. Keywords: Constructivist  teaching;  Science  teaching;  Teaching  strategies;  Teaching profile.Instituto de Educação - Universidade do Minho2016-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.6705por2183-04520871-9187Carmo, José Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:12Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:31.392040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um instrumento para a identificação de uma orientação construtivista no ensino de ciências
title Desenvolvimento de um instrumento para a identificação de uma orientação construtivista no ensino de ciências
spellingShingle Desenvolvimento de um instrumento para a identificação de uma orientação construtivista no ensino de ciências
Carmo, José Manuel
Artigos
title_short Desenvolvimento de um instrumento para a identificação de uma orientação construtivista no ensino de ciências
title_full Desenvolvimento de um instrumento para a identificação de uma orientação construtivista no ensino de ciências
title_fullStr Desenvolvimento de um instrumento para a identificação de uma orientação construtivista no ensino de ciências
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um instrumento para a identificação de uma orientação construtivista no ensino de ciências
title_sort Desenvolvimento de um instrumento para a identificação de uma orientação construtivista no ensino de ciências
author Carmo, José Manuel
author_facet Carmo, José Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, José Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Embora o construtivismo possa ser considerado o paradigma dominante na educação  em  ciência,  há,  no  entanto,  uma  deficiência  quanto  à disponibilidade de instrumentos para caracterizar a sua presença, tanto em pequenos grupos de professores num curso de formação contínua, como em larga escala para apreciar a orientação metodológica do ensino numa região ou país. Pela identificação de um conjunto de acontecimentos presentes no ensino comuns a diferentes orientações metodológicas, foi desenvolvido um instrumento para a explicitação pelos professores dos acontecimentos que integram uma sequência de ensino. Este instrumento permite a um formador, no início de um curso de formação, inicial ou contínua, uma apreciação expedita da metodologia praticada por um professor, possibilitando organizar a formação a partir do debate e reflexão sobre as conceções metodológicas dos participantes numa perspetiva construtivista da formação. Palavras-chave: Ensino  construtivista;  Ensino  de  ciências;  Estratégias  de  ensino;  Perfil metodológico.   ABSTRACT Even if constructivism might be considered the main paradigm in science education, there is, however, a deficient availability in regard to instruments to characterize its presence, either in a small group of teachers in an in-service training  course,  or  in  a  large  sample  of  teachers  giving  a  view  of  the methodological orientation of teaching in a region or country. By identifying a set  of  events  that  are  present  in  teaching  and  are  common  to  different methodological orientations, an instrument was developed to elicit teachers sequence of events in the beginning of a teaching sequence. It allows a teacher trainer, at the beginning of an in-service or initial training course, a fast and  prompt  assessment  of  teachers’  methodology  in  practice,  making  it possible to organize the training course starting from a debate and reflection over  participant  teacher’s  methodological  conceptions  in  a constructivist perspective of teacher training. Keywords: Constructivist  teaching;  Science  teaching;  Teaching  strategies;  Teaching profile.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.6705
url https://doi.org/10.21814/rpe.6705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130220700106752