Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Fátima
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Martins, Margarida Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/211
Resumo: Este trabalho procurou analisar as relações entre o desenvolvimento de competências metalinguísticas e a aprendizagem da leitura, no 1.º ano de escolaridade, através de métodos diferentes. Dois grupos de 19 crianças alfabetizadas, umas pelo método fonémico e outras pelo método silábico, foram avaliadas ao longo de um ano em tarefas de consciência silábica, consciência fonémica, conhecimento do nome das letras e leitura. Os resultados mostraram que o padrão de desenvolvimento das duas competências fonológicas é idêntico nos dois métodos; e que o método silábico desenvolve mais não só a consciência silábica mas também a consciência fonémica. Confirmaram-se os resultados de estudos anteriores que evidenciaram fortes relações entre o desenvolvimento destas competências e a leitura. Os dados apoiam a ideia de que, para o sucesso na aprendizagem da leitura em português, são importantes tanto a consciência silábica como a consciência fonémica. A análise conjunta dos resultados sugere que o método silábico evita o aumento da influência das diferenças individuais na consciência silábica e na consciência fonémica sobre o desempenho em leitura, enquanto que o método fonémico acentua o efeito dessas diferenças. Relativamente ao conhecimento do nome das letras, os dados parecem indicar que possui um papel importante no sucesso em leitura, ao longo de todo ano e independentemente do método. *****ABSTRACT***** The aim of this study was to analyse the relations between the development of metalinguistic competences and reading acquisition through different methods, in the first year of school. Two groups of 19 alphabetised children, one group through the phonemic method and the other through the syllabic method, were assessed throughout the year in tasks of syllabic awareness, phonemic awareness, knowledge of the name of letters and reading. The results show that the pattern of development of phonologic competences is identical in both methods, and that through the syllabic method both the syllabic awareness and the phonemic awareness become more developed. This study confirmed the results of previous studies, which identified a strong relation between the development of these competences and reading. The data supports the idea that both syllabic and phonemic awareness are important for success in reading acquisition in Portuguese. The analysis of the results suggests that the syllabic method avoids the increase of the influence of individual differences in terms of syllabic and phonemic awareness on reading performance, whereas the phonemic method accentuates the effect of these differences. The results seem to indicate that knowledge of the name of letters plays an important role in success in reading, throughout the year and independently of the method used.
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