IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8557 |
Resumo: | O IT Service Management (ITSM) descreve a forma como uma organização gere os seus serviços de Tecnologias da Informação (TI). Define as funções e responsabilidades de cada departamento e indivíduo em relação aos serviços de TI. Propõe um conjunto de boas práticas e processos, que visam a auxiliar as organizações na gestão eficiente da infraestrutura de TI (i.e., componentes e serviços). Contribui para uma maior produtividade, redução de custos e aumento da satisfação do cliente. O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma framework utilizada no contexto da gestão do ITSM. É um conjunto específico de processos e diretrizes para o fornecimento de serviços de TI. Esta apresentação centra-se na implementação de um sistema de monitorização de TI baseado em ferramentas open source, capaz de monitorizar e analisar em tempo real o funcionamento da infraestrutura de TI de uma organização. Este sistema pode desempenhar um papel fundamental na definição da estratégia de TI mais adequada para o negócio. Tem implicação na melhoria da qualidade dos serviços e no aumento do valor agregado ao negócio. |
id |
RCAP_707123b1f47c602b1f386a74fa21c9c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8557 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open sourceInformation technology service management (ITSM)Information technology infrastructure library (ITIL)Gestão de processo de negócioGestão de serviços empresariaisSistema de monitorizaçãoO IT Service Management (ITSM) descreve a forma como uma organização gere os seus serviços de Tecnologias da Informação (TI). Define as funções e responsabilidades de cada departamento e indivíduo em relação aos serviços de TI. Propõe um conjunto de boas práticas e processos, que visam a auxiliar as organizações na gestão eficiente da infraestrutura de TI (i.e., componentes e serviços). Contribui para uma maior produtividade, redução de custos e aumento da satisfação do cliente. O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma framework utilizada no contexto da gestão do ITSM. É um conjunto específico de processos e diretrizes para o fornecimento de serviços de TI. Esta apresentação centra-se na implementação de um sistema de monitorização de TI baseado em ferramentas open source, capaz de monitorizar e analisar em tempo real o funcionamento da infraestrutura de TI de uma organização. Este sistema pode desempenhar um papel fundamental na definição da estratégia de TI mais adequada para o negócio. Tem implicação na melhoria da qualidade dos serviços e no aumento do valor agregado ao negócio.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoBatuca, NunoCaldeira, João M. L. P.Soares, Vasco N. G. J.2023-07-07T15:23:57Z2023-07-072023-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8557porBATUCA, Nuno ; CALDEIRA, João M. L. P. ; SOARES, Vasco N. G. J. (2023) - IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source. 34º Seminário da Rede Temática de Comunicações Móveis (RTCM). Instituto de Telecomunicações, Aveiro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-15T01:45:23ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source |
title |
IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source |
spellingShingle |
IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source Batuca, Nuno Information technology service management (ITSM) Information technology infrastructure library (ITIL) Gestão de processo de negócio Gestão de serviços empresariais Sistema de monitorização |
title_short |
IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source |
title_full |
IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source |
title_fullStr |
IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source |
title_full_unstemmed |
IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source |
title_sort |
IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source |
author |
Batuca, Nuno |
author_facet |
Batuca, Nuno Caldeira, João M. L. P. Soares, Vasco N. G. J. |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, João M. L. P. Soares, Vasco N. G. J. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batuca, Nuno Caldeira, João M. L. P. Soares, Vasco N. G. J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Information technology service management (ITSM) Information technology infrastructure library (ITIL) Gestão de processo de negócio Gestão de serviços empresariais Sistema de monitorização |
topic |
Information technology service management (ITSM) Information technology infrastructure library (ITIL) Gestão de processo de negócio Gestão de serviços empresariais Sistema de monitorização |
description |
O IT Service Management (ITSM) descreve a forma como uma organização gere os seus serviços de Tecnologias da Informação (TI). Define as funções e responsabilidades de cada departamento e indivíduo em relação aos serviços de TI. Propõe um conjunto de boas práticas e processos, que visam a auxiliar as organizações na gestão eficiente da infraestrutura de TI (i.e., componentes e serviços). Contribui para uma maior produtividade, redução de custos e aumento da satisfação do cliente. O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma framework utilizada no contexto da gestão do ITSM. É um conjunto específico de processos e diretrizes para o fornecimento de serviços de TI. Esta apresentação centra-se na implementação de um sistema de monitorização de TI baseado em ferramentas open source, capaz de monitorizar e analisar em tempo real o funcionamento da infraestrutura de TI de uma organização. Este sistema pode desempenhar um papel fundamental na definição da estratégia de TI mais adequada para o negócio. Tem implicação na melhoria da qualidade dos serviços e no aumento do valor agregado ao negócio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-07T15:23:57Z 2023-07-07 2023-07-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/8557 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/8557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
BATUCA, Nuno ; CALDEIRA, João M. L. P. ; SOARES, Vasco N. G. J. (2023) - IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source. 34º Seminário da Rede Temática de Comunicações Móveis (RTCM). Instituto de Telecomunicações, Aveiro. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302864776921088 |