IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batuca, Nuno
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Caldeira, João M. L. P., Soares, Vasco N. G. J.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8557
Resumo: O IT Service Management (ITSM) descreve a forma como uma organização gere os seus serviços de Tecnologias da Informação (TI). Define as funções e responsabilidades de cada departamento e indivíduo em relação aos serviços de TI. Propõe um conjunto de boas práticas e processos, que visam a auxiliar as organizações na gestão eficiente da infraestrutura de TI (i.e., componentes e serviços). Contribui para uma maior produtividade, redução de custos e aumento da satisfação do cliente. O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma framework utilizada no contexto da gestão do ITSM. É um conjunto específico de processos e diretrizes para o fornecimento de serviços de TI. Esta apresentação centra-se na implementação de um sistema de monitorização de TI baseado em ferramentas open source, capaz de monitorizar e analisar em tempo real o funcionamento da infraestrutura de TI de uma organização. Este sistema pode desempenhar um papel fundamental na definição da estratégia de TI mais adequada para o negócio. Tem implicação na melhoria da qualidade dos serviços e no aumento do valor agregado ao negócio.
id RCAP_707123b1f47c602b1f386a74fa21c9c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8557
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open sourceInformation technology service management (ITSM)Information technology infrastructure library (ITIL)Gestão de processo de negócioGestão de serviços empresariaisSistema de monitorizaçãoO IT Service Management (ITSM) descreve a forma como uma organização gere os seus serviços de Tecnologias da Informação (TI). Define as funções e responsabilidades de cada departamento e indivíduo em relação aos serviços de TI. Propõe um conjunto de boas práticas e processos, que visam a auxiliar as organizações na gestão eficiente da infraestrutura de TI (i.e., componentes e serviços). Contribui para uma maior produtividade, redução de custos e aumento da satisfação do cliente. O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma framework utilizada no contexto da gestão do ITSM. É um conjunto específico de processos e diretrizes para o fornecimento de serviços de TI. Esta apresentação centra-se na implementação de um sistema de monitorização de TI baseado em ferramentas open source, capaz de monitorizar e analisar em tempo real o funcionamento da infraestrutura de TI de uma organização. Este sistema pode desempenhar um papel fundamental na definição da estratégia de TI mais adequada para o negócio. Tem implicação na melhoria da qualidade dos serviços e no aumento do valor agregado ao negócio.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoBatuca, NunoCaldeira, João M. L. P.Soares, Vasco N. G. J.2023-07-07T15:23:57Z2023-07-072023-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8557porBATUCA, Nuno ; CALDEIRA, João M. L. P. ; SOARES, Vasco N. G. J. (2023) - IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source. 34º Seminário da Rede Temática de Comunicações Móveis (RTCM). Instituto de Telecomunicações, Aveiro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-15T01:45:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source
title IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source
spellingShingle IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source
Batuca, Nuno
Information technology service management (ITSM)
Information technology infrastructure library (ITIL)
Gestão de processo de negócio
Gestão de serviços empresariais
Sistema de monitorização
title_short IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source
title_full IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source
title_fullStr IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source
title_full_unstemmed IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source
title_sort IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source
author Batuca, Nuno
author_facet Batuca, Nuno
Caldeira, João M. L. P.
Soares, Vasco N. G. J.
author_role author
author2 Caldeira, João M. L. P.
Soares, Vasco N. G. J.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Batuca, Nuno
Caldeira, João M. L. P.
Soares, Vasco N. G. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Information technology service management (ITSM)
Information technology infrastructure library (ITIL)
Gestão de processo de negócio
Gestão de serviços empresariais
Sistema de monitorização
topic Information technology service management (ITSM)
Information technology infrastructure library (ITIL)
Gestão de processo de negócio
Gestão de serviços empresariais
Sistema de monitorização
description O IT Service Management (ITSM) descreve a forma como uma organização gere os seus serviços de Tecnologias da Informação (TI). Define as funções e responsabilidades de cada departamento e indivíduo em relação aos serviços de TI. Propõe um conjunto de boas práticas e processos, que visam a auxiliar as organizações na gestão eficiente da infraestrutura de TI (i.e., componentes e serviços). Contribui para uma maior produtividade, redução de custos e aumento da satisfação do cliente. O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma framework utilizada no contexto da gestão do ITSM. É um conjunto específico de processos e diretrizes para o fornecimento de serviços de TI. Esta apresentação centra-se na implementação de um sistema de monitorização de TI baseado em ferramentas open source, capaz de monitorizar e analisar em tempo real o funcionamento da infraestrutura de TI de uma organização. Este sistema pode desempenhar um papel fundamental na definição da estratégia de TI mais adequada para o negócio. Tem implicação na melhoria da qualidade dos serviços e no aumento do valor agregado ao negócio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-07T15:23:57Z
2023-07-07
2023-07-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8557
url http://hdl.handle.net/10400.11/8557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BATUCA, Nuno ; CALDEIRA, João M. L. P. ; SOARES, Vasco N. G. J. (2023) - IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source. 34º Seminário da Rede Temática de Comunicações Móveis (RTCM). Instituto de Telecomunicações, Aveiro.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302864776921088