Relation between Perfectionism, Empathy and Burnout in Medicine Students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pratas, Ana Rita Albuquerque Fernandes Mendes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/102479
Resumo: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
id RCAP_70a9c69de1f593d6c0f43d4de444eeb5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/102479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relation between Perfectionism, Empathy and Burnout in Medicine StudentsRelação entre o Perfecionismo, Empatia e Burnout nos estudantes de medicinaPerfecionismoEmpatiaBurnoutEstudantes de MedicinaPerfectionismEmpathyBurnoutMedical StudentsTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaIntroduction: Recent studies have documented the high prevalence of burnout among medicine students, which negatively affects not only the individual, but also the patients. Both personality and environmental factors play a part in burnout; and perfectionism, a common trait in medicine students’ personalities, has been linked with increasing students’ vulnerability to burnout. Empathy is essential for good patient care and has been shown to decline with distress and burnout. The literature, thus far, has not explored the construct of burnout and whether this can impact the empathy of perfectionist medical students. Objective: To understand the relationship between perfectionism, burnout and empathy in medical students and to determine whether burnout has a mediating role in the relationship between perfectionism and empathy. Materials and Methods: A sample of 446 medical students from different Universities from Portugal participated in this study, recruited through social media. They answered a Google Forms that included the following validated questionnaires: BIG-3 Perfectionism Scale; Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS), and the Empathy Scale from Study on Social and Emotional Skills (SSES) from OECD.Results: Empathy showed significant correlation with all variables except with Rigid Perfectionism/RP. Self-Critical perfectionism/SCP showed a significant correlation with all three dimensions of burnout (Academic Efficacy/AE; Emotional Exhaustion/EE; Disengagement). NP demonstrated a positive correlation with total burnout. Mediation analyses revealed that the NP directly predicted lack of empathy, but the mediation effect was not significant. In contrast, the effect of SCP on lack of empathy was fully mediated by all three dimensions of burnout. Discussion and Conclusion: This study highlighted the role of perfectionism in low levels of empathy in medical students. As previously suggested, NP leads to a lack of empathy independently of total burnout levels. SCP alone does not lead to low empathy, however, if the student, due to his/her negative perfectionism, also suffer from burnout, he/she will probably be insufficiently empathetic. This study provides further information on how empathy can be shaped through individual experiences. Therefore, in the future, it would be interesting to analyse if the inclusion of intervention programs based on therapeutic approaches aimed at self-regulation of thoughts and emotions in the medical education curricula would effectively reduce students’ burnout and increase their empathy.Introdução: Estudos recentes têm documentado, entre estudantes de medicina, uma elevada prevalência de burnout do qual advêm efeitos negativos, não apenas a nível pessoal mas também associados ao doente. Tanto a personalidade como fatores ambientais têm um papel importante no burnout, sendo que o perfecionismo, um traço transversal aos estudantes de medicina, tem uma relação com o aumento da vulnerabilidade ao burnout. A empatia é essencial para uma boa prática clinica e tem sido comprovado que tem tendência a diminuir com o sofrimento psicológico e com o burnout. A literatura, até agora, não explorou de que forma o constucto do burnout pode afetar a empatia do estudante de medicina perfeccionista.Objetivo: Compreender a relação entre o perfecionismo, burnout e empatia em estudantes de medicina, analisando o papel do burnout como mediador da relação entre o perfecionismo e a empatia. Materiais e Métodos: Participaram neste estudo 446 estudantes de medicina de diferentes Universidades de Portugal, recrutados através das redes sociais. Responderam a um formulário online Google Forms que incluía os seguintes questionários: BIG-3 Perfectionism Scale, Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS) e a Escala de Empatia do Study on Social and Emotional Skills (SSES) da OCDE. Resultados: A empatia apresentou uma correlação positiva com todas as variáveis exceto com o perfecionismo rígido. O perfecionismo auto-critico mostrou uma correlação significativa com as três dimensões do burnout (eficácia académia; exaustão emocional; descrença). O perfecionismo narcísico apresentou uma correlação positiva com os níveis de burnout total. As análises de mediação demonstraram que o perfecionismo narcísico teve um efeito direto significativo sobre a diminuição da empatia, mas um efeito mediador indireto não significativo. No entanto, no perfecionismo auto-critico o efeito mediador foi total, pelas três dimensões do burnout, na diminuição da empatia. Discussão e Conclusão: Este estudo sublinha o papel do perfecionismo na diminuição dos níveis de empatia em estudantes de medicina. Como sugerido anteriormente, o perfeconismo narcísico associa-se à diminuição da empatia independentemente dos níveis de burnout. O perfecionismo auto-critico por si só não se associa a reduzidos níveis de empatia, no entanto, se um estudante, através do seu perfecionimo negativo, também sofrer de burnout, provavelmente não será suficientemente empático. Este estudo fornece mais informação de como a empatia pode ser moldada por experiências individuais. No futuro será interessante avaliar se a implementação de programas de intervenção, focados na autorregulação dos pensamentos e das emoções, no currículo da educação médica, efetivamente reduz os níveis de burnout e aumenta os níveis de empatia dos estudantes.2022-03-112024-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102479http://hdl.handle.net/10316/102479TID:203065280engPratas, Ana Rita Albuquerque Fernandes Mendesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:08:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:27.970445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relation between Perfectionism, Empathy and Burnout in Medicine Students
Relação entre o Perfecionismo, Empatia e Burnout nos estudantes de medicina
title Relation between Perfectionism, Empathy and Burnout in Medicine Students
spellingShingle Relation between Perfectionism, Empathy and Burnout in Medicine Students
Pratas, Ana Rita Albuquerque Fernandes Mendes
Perfecionismo
Empatia
Burnout
Estudantes de Medicina
Perfectionism
Empathy
Burnout
Medical Students
title_short Relation between Perfectionism, Empathy and Burnout in Medicine Students
title_full Relation between Perfectionism, Empathy and Burnout in Medicine Students
title_fullStr Relation between Perfectionism, Empathy and Burnout in Medicine Students
title_full_unstemmed Relation between Perfectionism, Empathy and Burnout in Medicine Students
title_sort Relation between Perfectionism, Empathy and Burnout in Medicine Students
author Pratas, Ana Rita Albuquerque Fernandes Mendes
author_facet Pratas, Ana Rita Albuquerque Fernandes Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pratas, Ana Rita Albuquerque Fernandes Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Perfecionismo
Empatia
Burnout
Estudantes de Medicina
Perfectionism
Empathy
Burnout
Medical Students
topic Perfecionismo
Empatia
Burnout
Estudantes de Medicina
Perfectionism
Empathy
Burnout
Medical Students
description Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11
2024-03-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/102479
http://hdl.handle.net/10316/102479
TID:203065280
url http://hdl.handle.net/10316/102479
identifier_str_mv TID:203065280
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134089159114752