A gestão de processos na administração educacional: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4305 |
Resumo: | Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional |
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A gestão de processos na administração educacional: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasileducaçãoprocessos internosfluxos de trabalhovisão sistémicaavaliação contínuaeducationinternal processesworkflowssystemic visioncontinuous evaluationMestrado em Ciências da Educação/Administração EducacionalEsta pesquisa tem como objetivo analisar como os processos de trabalho dos colaboradores da educação é desenvolvido no âmbito de duas Pró-Reitorias de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, sendo a Pró-Reitoria responsável pela Administração e a Pró-Reitoria de Ensino. Optou-se por desenvolver um trabalho de abordagem qualitativa, com a utilização do estudo de caso do tipo exploratório como estratégia de pesquisa. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de questionários com perguntas fechadas aos colaboradores em exercício e ainda, a aplicação de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pela gestão de cada Pró-Reitoria pesquisada. Os resultados foram analisados e interpretados a partir da técnica de análise de conteúdo. Após a análise dos dados buscou-se o aprofundamento nas questões acerca da gestão de processos, na intenção de propor um projeto de intervenção para a posterior aplicação no âmbito do Instituto, centro desta investigação.This research aims to analyze how the work processes of education employees are developed within the scope of two Pro-Rectories of a Federal Institute of Education, Science and Technology in Brazil, with the Pro-Rectory responsible for Administration and the Pro-Rectory education. It was decided to develop a work with a qualitative approach, using an exploratory case study as a research strategy. Data collection took place with the application of questionnaires with closed questions to the employees in office and also, the application of semi-structured interviews to those responsible for the management of each Researched Pro Rectory. The results were analyzed and interpreted using the content analysis technique. After analyzing the data, we sought to deepen the questions about process management, with the intention of proposing an intervention project for subsequent application within the scope of the Institute, the center of this investigation.Ramos, Pedro Manuel CostaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSantos, Eduardo Oliveira dos2023-02-18T16:22:10Z2023-02-062023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4305TID:203230329por203230329info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:57.104423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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