Partilhar livros com bébés dos 9 meses aos 3 anos: o papel das bibliotecas públicas portuguesas no suporte à literacia emergente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Susana Margarida dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18207
Resumo: Este estudo tem como objectivo percepcionar o papel das bibliotecas públicas portuguesas na criação de competências de leitura em idade pré-escolar, através da implementação de projectos de literacia emergente e familiar. Recorreu-se ao método de investigação quantitativo para a recolha inicial dos dados, através do envio de um questionário que permitiu traçar o panorama nacional das bibliotecas públicas portuguesas, abertas até ao ano de 2004. Das 86 bibliotecas que responderam ao questionário, apenas 34 dispõem de bebeteca. A investigação incidiu, em profundidade, em cinco bibliotecas públicas. Com base na metodologia qualitativa, os dados foram obtidos a partir de uma entrevista semi-estruturada, realizada a 6 inquiridos. Os dados sugerem que o campo de actuação das bibliotecas públicas portuguesas, no suporte à ·literacia emergente, incide na implementação de bebetecas, na dinamização de actividades de mediação directa de leitura e no estimulo às práticas literácitas em contexto familiar. São apontados alguns constrangimentos que dificultam o planeamento, a gestão e a dinamização eficaz das bebetecas. A escassez de recursos humanos, documentais e financeiros e a ausência de linhas orientadoras em Portugal são os obstáculos indicados. //ABSTRACT: This study aims to understand the role of Portuguesa public libraries in the development of reading skills since pre-school age, through the implementation of emergent and familiar literacy projects. The initial data were collected using the quantitative method through a questionnaire which enabled a portrait of the Portuguesa public libraries open up to 2004. From the 86 libraries that answered the questionnaire, only 34 have spaces destined for babies. The investigation focused in depth on five Portuguesa public libraries that were selected after a previous questionnaire. Based on the quality method, data were obtained from a semi-structured interview made to six library technicians. Data suggest that the role of Portuguesa public libraries as far as supporting emergent literacy is concerned consists in the implementation of specific spaces for babies within the library, in carrying out activities involving direct reading mediation and in stimulating reading habits in family context. The library technicians questioned point out some constraints that make difficult planning, management and effective functioning of these spaces for babies. They referred as obstacles the shortage of human resources and documents and financial funds, and the absence of guidelines for Portugal.
id RCAP_71050414628adeca28f3b3baed5214c5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Partilhar livros com bébés dos 9 meses aos 3 anos: o papel das bibliotecas públicas portuguesas no suporte à literacia emergenteBibliotecasLiteraciaLiteracia emergenteLiteracia familiarLeituraLibrariesLiteracyEmergent literacyFamiliar literacyReadingEste estudo tem como objectivo percepcionar o papel das bibliotecas públicas portuguesas na criação de competências de leitura em idade pré-escolar, através da implementação de projectos de literacia emergente e familiar. Recorreu-se ao método de investigação quantitativo para a recolha inicial dos dados, através do envio de um questionário que permitiu traçar o panorama nacional das bibliotecas públicas portuguesas, abertas até ao ano de 2004. Das 86 bibliotecas que responderam ao questionário, apenas 34 dispõem de bebeteca. A investigação incidiu, em profundidade, em cinco bibliotecas públicas. Com base na metodologia qualitativa, os dados foram obtidos a partir de uma entrevista semi-estruturada, realizada a 6 inquiridos. Os dados sugerem que o campo de actuação das bibliotecas públicas portuguesas, no suporte à ·literacia emergente, incide na implementação de bebetecas, na dinamização de actividades de mediação directa de leitura e no estimulo às práticas literácitas em contexto familiar. São apontados alguns constrangimentos que dificultam o planeamento, a gestão e a dinamização eficaz das bebetecas. A escassez de recursos humanos, documentais e financeiros e a ausência de linhas orientadoras em Portugal são os obstáculos indicados. //ABSTRACT: This study aims to understand the role of Portuguesa public libraries in the development of reading skills since pre-school age, through the implementation of emergent and familiar literacy projects. The initial data were collected using the quantitative method through a questionnaire which enabled a portrait of the Portuguesa public libraries open up to 2004. From the 86 libraries that answered the questionnaire, only 34 have spaces destined for babies. The investigation focused in depth on five Portuguesa public libraries that were selected after a previous questionnaire. Based on the quality method, data were obtained from a semi-structured interview made to six library technicians. Data suggest that the role of Portuguesa public libraries as far as supporting emergent literacy is concerned consists in the implementation of specific spaces for babies within the library, in carrying out activities involving direct reading mediation and in stimulating reading habits in family context. The library technicians questioned point out some constraints that make difficult planning, management and effective functioning of these spaces for babies. They referred as obstacles the shortage of human resources and documents and financial funds, and the absence of guidelines for Portugal.Universidade de Évora2016-03-30T10:24:38Z2016-03-302008-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18207http://hdl.handle.net/10174/18207pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt736Silvestre, Susana Margarida dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:09.030587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Partilhar livros com bébés dos 9 meses aos 3 anos: o papel das bibliotecas públicas portuguesas no suporte à literacia emergente
title Partilhar livros com bébés dos 9 meses aos 3 anos: o papel das bibliotecas públicas portuguesas no suporte à literacia emergente
spellingShingle Partilhar livros com bébés dos 9 meses aos 3 anos: o papel das bibliotecas públicas portuguesas no suporte à literacia emergente
Silvestre, Susana Margarida dos Santos
Bibliotecas
Literacia
Literacia emergente
Literacia familiar
Leitura
Libraries
Literacy
Emergent literacy
Familiar literacy
Reading
title_short Partilhar livros com bébés dos 9 meses aos 3 anos: o papel das bibliotecas públicas portuguesas no suporte à literacia emergente
title_full Partilhar livros com bébés dos 9 meses aos 3 anos: o papel das bibliotecas públicas portuguesas no suporte à literacia emergente
title_fullStr Partilhar livros com bébés dos 9 meses aos 3 anos: o papel das bibliotecas públicas portuguesas no suporte à literacia emergente
title_full_unstemmed Partilhar livros com bébés dos 9 meses aos 3 anos: o papel das bibliotecas públicas portuguesas no suporte à literacia emergente
title_sort Partilhar livros com bébés dos 9 meses aos 3 anos: o papel das bibliotecas públicas portuguesas no suporte à literacia emergente
author Silvestre, Susana Margarida dos Santos
author_facet Silvestre, Susana Margarida dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Susana Margarida dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas
Literacia
Literacia emergente
Literacia familiar
Leitura
Libraries
Literacy
Emergent literacy
Familiar literacy
Reading
topic Bibliotecas
Literacia
Literacia emergente
Literacia familiar
Leitura
Libraries
Literacy
Emergent literacy
Familiar literacy
Reading
description Este estudo tem como objectivo percepcionar o papel das bibliotecas públicas portuguesas na criação de competências de leitura em idade pré-escolar, através da implementação de projectos de literacia emergente e familiar. Recorreu-se ao método de investigação quantitativo para a recolha inicial dos dados, através do envio de um questionário que permitiu traçar o panorama nacional das bibliotecas públicas portuguesas, abertas até ao ano de 2004. Das 86 bibliotecas que responderam ao questionário, apenas 34 dispõem de bebeteca. A investigação incidiu, em profundidade, em cinco bibliotecas públicas. Com base na metodologia qualitativa, os dados foram obtidos a partir de uma entrevista semi-estruturada, realizada a 6 inquiridos. Os dados sugerem que o campo de actuação das bibliotecas públicas portuguesas, no suporte à ·literacia emergente, incide na implementação de bebetecas, na dinamização de actividades de mediação directa de leitura e no estimulo às práticas literácitas em contexto familiar. São apontados alguns constrangimentos que dificultam o planeamento, a gestão e a dinamização eficaz das bebetecas. A escassez de recursos humanos, documentais e financeiros e a ausência de linhas orientadoras em Portugal são os obstáculos indicados. //ABSTRACT: This study aims to understand the role of Portuguesa public libraries in the development of reading skills since pre-school age, through the implementation of emergent and familiar literacy projects. The initial data were collected using the quantitative method through a questionnaire which enabled a portrait of the Portuguesa public libraries open up to 2004. From the 86 libraries that answered the questionnaire, only 34 have spaces destined for babies. The investigation focused in depth on five Portuguesa public libraries that were selected after a previous questionnaire. Based on the quality method, data were obtained from a semi-structured interview made to six library technicians. Data suggest that the role of Portuguesa public libraries as far as supporting emergent literacy is concerned consists in the implementation of specific spaces for babies within the library, in carrying out activities involving direct reading mediation and in stimulating reading habits in family context. The library technicians questioned point out some constraints that make difficult planning, management and effective functioning of these spaces for babies. They referred as obstacles the shortage of human resources and documents and financial funds, and the absence of guidelines for Portugal.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01T00:00:00Z
2016-03-30T10:24:38Z
2016-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18207
http://hdl.handle.net/10174/18207
url http://hdl.handle.net/10174/18207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
teses@bib.uevora.pt
736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136583556792320