Optimização do processo de carregamento de veículos eléctricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Joana dos Santos Martinho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99948
Resumo: Dissertação de Mestrado em Matemática, especialização em Estatística, Optimização e Matemática Financeira, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
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spelling Optimização do processo de carregamento de veículos eléctricosveículo eléctricocarregamentoplaneamentofolgaelectric vehiclechargingschedulingslackDissertação de Mestrado em Matemática, especialização em Estatística, Optimização e Matemática Financeira, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Nesta dissertação estudamos o problema de calendarização do carregamento dos veículos eléctricos (VE) numa estação de carregamento. Assumimos que apenas um número limitado de VE podem carregar simultaneamente por instante e que relativamente a cada um deles possuímos a informação da quantidade de energia que necessitam para carregar e o tempo disponível para o fazer. Ao contrário do que se veri ca em muitas abordagens aplicadas a este problema, neste trabalho é permitida a possibilidade de interromper o carregamento dos VE . Neste trabalho descreveremos o problema do planeamento do carregamento dos VE, apresentando a sua formulação matemática segundo duas abordagens, discreta e contínua. Desenvolveremos um novo mé- todo baseado numa regra de despacho de modo a abordar o problema de calendarização de forma discreta, designado método da folga. Posteriormente serão consideradas diversas extensões deste método abordando várias vertentes do problema, nomeadamente o caso de não admissibilidade, minimização de interrupções e a implementação de um sistema de reserva. Por último, serão apresentados resultados numéricos para análise dos métodos propostos.In this thesis, we study the problem of scheduling the charging of electric vehicles (EV) at a charging station. We assume only a limited number of EV can charge simultaneously and that for each of them we know the amount of energy needed and the available time to do it. Unlike what occurs in many approaches to this problem, in this work we allow the possibility to interrupt the charging of EV. In this work we describe the problem of planning the charging of EV, formulating it according to two approaches, discrete and continuous. We will develop a new method based on dispatching rules to solve the scheduling problem in a discrete approach, designated slack method. Extensions of this method will be developed for solving various aspects of this problem, notably the case of non-admissibility, minimizing the interruptions and implementing a reservation system. Finally, numerical results are presented analysing the methods propost.2013-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99948http://hdl.handle.net/10316/99948porRebelo, Joana dos Santos Martinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-04-26T20:53:16ZPortal AgregadorONG
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