A imagem socialmente dominante da mulher no período do Estado Novo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Pedro Nuno Coelho Magalhães
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8828
Resumo: O presente trabalho propõe-se a analisar o Estado Novo e a imagem da mulher no cinema português durante este regime, atendendo sobretudo à ideologia e valores predominantes no plano social, nesta época. O trabalho é desenvolvido, conjugando uma análise bibliográfica sobre o contexto social, político e cultural e uma análise empírica em dois filmes produzidos neste período. Desta análise ressalta a importância da evolução observada nos estilos cinematográficos no que respeita a imagem da mulher, ao ser verificado no primeiro filme em análise, uma função em termos de veiculação dos ideais do regime, sendo feita de forma subtil ao utilizar o entretenimento. No segundo filme, saliente-se a prioridade em termos de enfoque cinematográfico, ao incidir a sua atenção em problemáticas associadas à condição feminina de uma forma real e direta, sem o habitual fim feliz que tanto marcou as comédias dos anos trinta e quarenta.
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