Gestão de Riscos na Operação do Aerotracer® e Desenvolvimento de Sistemas de Deteção de Contaminação em APUs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Inês Machado Frade de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/162669
Resumo: Este estudo ressalta a importância crítica da qualidade do ar nas cabines das aeronaves devido ao aumento das viagens aéreas e das crescentes preocupações com a saúde. Pilotos e tripulantes enfrentam condições de trabalho únicas devido à exposição a fatores como falhas mecânicas e variações de pressão, resultando em desconforto, náuseas, tosse e tonturas durante os voos. É, portanto, crucial monitorizar e aprimorar a qualidade do ar das cabines para garantir a saúde e a segurança de todos a bordo. Para além disso, são fornecidas explicações pormenorizadas acerca dos sistemas de monitorização das aeronaves, tais como o motor CFM56-5B, a Unidade Auxiliar de Potência (APU) e o Sistema de Ar Condicionado, realçando o seu funcionamento. Foram conduzidas análises de risco e avaliações do ar de bleed usando o Aerotracer®, que é um equipamento analisador de gases, em motores e APUs, permitindo a identificação de desafios e resultados relevantes. Para a realização de ensaios preliminares com o Aerotracer® nos testes dos motores CFM56-5B, houve a necessidade de efetuar pequenas alterações nas instalações devido ao desgaste e corrosão das tubagens. Adicionalmente, foi desenvolvida uma caixa com o objetivo de melhorar a deteção e controlar o odor na sala de controlo. Durante os ensaios, foi detetada a presença de óleo pelo dispositivo, embora se estime que essa deteção se deva à limpeza insuficiente das tubagens. Durante a análise de risco dos motores CFM56-5B, identificaram-se um total de 22 riscos. Destes, 4 requerem ação imediata, como o sobreaquecimento das tubagens do 5º e 9º andar, a deteção de odores desconfortáveis na sala de controlo e problemas na vedação da caixa (R4, R5, R12 e R18), enquanto outros 7 necessitam de revisão. Posteriormente, o Aerotracer® foi empregue no Hangar 6 para verificar a contaminação do ar de bleed durante os testes e, assim, auxiliar na resolução de problemas e prevenir futuros episódios de fumo. Tubagens foram instaladas desde o motor até uma caixa para a remoção contínua do ar de bleed e análise com o Aerotracer®. O sistema foi testado e detetou-se óleo, embora sejam necessários ensaios adicionais para confirmar a operacionalidade.
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Para além disso, são fornecidas explicações pormenorizadas acerca dos sistemas de monitorização das aeronaves, tais como o motor CFM56-5B, a Unidade Auxiliar de Potência (APU) e o Sistema de Ar Condicionado, realçando o seu funcionamento. Foram conduzidas análises de risco e avaliações do ar de bleed usando o Aerotracer®, que é um equipamento analisador de gases, em motores e APUs, permitindo a identificação de desafios e resultados relevantes. Para a realização de ensaios preliminares com o Aerotracer® nos testes dos motores CFM56-5B, houve a necessidade de efetuar pequenas alterações nas instalações devido ao desgaste e corrosão das tubagens. Adicionalmente, foi desenvolvida uma caixa com o objetivo de melhorar a deteção e controlar o odor na sala de controlo. Durante os ensaios, foi detetada a presença de óleo pelo dispositivo, embora se estime que essa deteção se deva à limpeza insuficiente das tubagens. Durante a análise de risco dos motores CFM56-5B, identificaram-se um total de 22 riscos. Destes, 4 requerem ação imediata, como o sobreaquecimento das tubagens do 5º e 9º andar, a deteção de odores desconfortáveis na sala de controlo e problemas na vedação da caixa (R4, R5, R12 e R18), enquanto outros 7 necessitam de revisão. Posteriormente, o Aerotracer® foi empregue no Hangar 6 para verificar a contaminação do ar de bleed durante os testes e, assim, auxiliar na resolução de problemas e prevenir futuros episódios de fumo. Tubagens foram instaladas desde o motor até uma caixa para a remoção contínua do ar de bleed e análise com o Aerotracer®. O sistema foi testado e detetou-se óleo, embora sejam necessários ensaios adicionais para confirmar a operacionalidade.This study highlights the critical importance of air quality in aircraft cabins due to the increase in air travel and growing health concerns. Pilots and crew members face unique working conditions due to exposure to factors such as mechanical failures and pressure variations, resulting in discomfort, nausea, coughing, and dizziness during flights. It is, therefore, crucial to monitor and improve cabin air quality to ensure the health and safety of everyone on board. Furthermore, detailed explanations are provided regarding aircraft monitoring systems, such as the CFM56-5B engine, the Auxiliary Power Unit (APU), and the Air Conditioning System, highlighting their operation. Risk analyses and bleed air assessments were conducted using the Aerotracer®, which is a gas analyzer equipment, on engines and APUs, allowing for the identification of challenges and relevant results. To conduct preliminary tests with the Aerotracer® in the CFM56-5B engine tests, it was necessary to make minor facility modifications due to wear and corrosion of the pipes. Additionally, a box was developed to improve detection and control of odors in the control room. During the tests, the presence of oil was detected by the device, although it is estimated that this detection is due to inadequate pipe cleaning. During the risk analysis of the CFM56-5B engines, a total of 22 risks were identified. Of these, 4 require immediate action, such as overheating of the 5th and 9th-floor pipes, detection of uncomfortable odors in the control room, and issues with the box seal (R4, R5, R12, and R18), while 7 others require further review. Subsequently, the Aerotracer® was used in Hangar 6 to check bleed air contamination during tests and assist in problem resolution and prevention of future smoke incidents. Pipes were installed from the engine to a box for continuous bleed air removal and analysis with the Aerotracer®. The system was tested, and oil was detected, although additional tests are required to confirm operability."Eusébio, MárioFerreira, AntónioRUNMartins, Inês Machado Frade de Sousa2023-12-142026-09-01T00:00:00Z2023-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/162669porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:45:37Zoai:run.unl.pt:10362/162669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:59:00.883581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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