Serviço público de média em Portugal e no Brasi: problemas e desafios da pesquisa comparada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Madalena
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Paulino, Fernando Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50618
Resumo: O desenvolvimento dos estudos de comunicação numa lógica de internacionalização do conhecimento científico tem motivado a realização cada vez mais regular de pesquisas comparadas. A aproximação de Portugal e do Brasil em termos académicos não é alheia a este fenómeno, sendo hoje já bastante numerosos os trabalhos científicos que procuram estabelecer paralelismos entre os dois lados do Atlântico. Do ponto de vista epistemológico, não obstante a partilha de uma língua comum – o Português –, este investimento comparativo representa um conjunto de desafios teóricos e empíricos, que implicam compreender contextos culturais e tradições sociais e políticas. Tomando como pretexto uma pesquisa sobre o serviço público de média nos dois países, este artigo tem como objetivo discutir os problemas conceptuais e empíricos suscitados pelo recurso ao método comparativo. O que significa comparar para efeitos de investigação? Porquê comparar? Que implicações interculturais tem a investigação comparativa? Estas são algumas das interrogações a que este texto procura dar resposta. Do ponto de vista metodológico, confrontam-se neste trabalho diferentes designações e conceitos (como serviço público de média e comunicação pública) e problematiza-se a raiz cultural de diferenças idiomáticas que justificam diferenças conceptuais de substancial significado. Considerando as tradições em que se inscrevem os dois países – Portugal numa tradição europeia, marcada por uma longa intervenção do Estado no setor da rádio e da televisão; e o Brasil numa tradição americana, de cariz mais liberal, onde a rádio e a televisão se desenvolveram mais por iniciativa dos privados do que do Estado –, procura-se compreender historicamente a origem e a pertinência do sistema público de comunicação. Com recurso a entrevistas a atores-chave das empresas e a análise documental, conclui-se que os diferentes estádios de desenvolvimento e, concomitantemente, as diferentes prioridades de ação constituem uma barreira à definição de categorias comparativas, mas também uma oportunidade para a construção de equivalência, tanto cultural quanto científica.
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spelling Serviço público de média em Portugal e no Brasi: problemas e desafios da pesquisa comparadaMédias de service public au Portugal et au Brésil: problèmes et enjeux de la recherche comparativePublic service media in Portugal and Brazil: problems and challenges of comparative researchPesquisa comparadaServiço público de médiaComparaçãoEpistemologiaRecherche comparativeMédias de service publicComparaisonÉpistémologieComparative researchPublic service mediaComparisonEpistemologyCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO desenvolvimento dos estudos de comunicação numa lógica de internacionalização do conhecimento científico tem motivado a realização cada vez mais regular de pesquisas comparadas. A aproximação de Portugal e do Brasil em termos académicos não é alheia a este fenómeno, sendo hoje já bastante numerosos os trabalhos científicos que procuram estabelecer paralelismos entre os dois lados do Atlântico. Do ponto de vista epistemológico, não obstante a partilha de uma língua comum – o Português –, este investimento comparativo representa um conjunto de desafios teóricos e empíricos, que implicam compreender contextos culturais e tradições sociais e políticas. Tomando como pretexto uma pesquisa sobre o serviço público de média nos dois países, este artigo tem como objetivo discutir os problemas conceptuais e empíricos suscitados pelo recurso ao método comparativo. O que significa comparar para efeitos de investigação? Porquê comparar? Que implicações interculturais tem a investigação comparativa? Estas são algumas das interrogações a que este texto procura dar resposta. Do ponto de vista metodológico, confrontam-se neste trabalho diferentes designações e conceitos (como serviço público de média e comunicação pública) e problematiza-se a raiz cultural de diferenças idiomáticas que justificam diferenças conceptuais de substancial significado. Considerando as tradições em que se inscrevem os dois países – Portugal numa tradição europeia, marcada por uma longa intervenção do Estado no setor da rádio e da televisão; e o Brasil numa tradição americana, de cariz mais liberal, onde a rádio e a televisão se desenvolveram mais por iniciativa dos privados do que do Estado –, procura-se compreender historicamente a origem e a pertinência do sistema público de comunicação. Com recurso a entrevistas a atores-chave das empresas e a análise documental, conclui-se que os diferentes estádios de desenvolvimento e, concomitantemente, as diferentes prioridades de ação constituem uma barreira à definição de categorias comparativas, mas também uma oportunidade para a construção de equivalência, tanto cultural quanto científica.Le développement des études de communication dans une logique d’internationalisation de la connaissance scientifique a favorisé l’essor des recherches comparatives. Le rapprochement du Portugal et du Brésil en termes acadé- miques s’inscrit dans ce phénomène, et les études scientifiques qui cherchent à établir des parallèles entre les deux côtés de l’Atlantique sont déjà très nombreuses. D’un point de vue épistémologique, et malgré le partage d’une langue commune — le portugais — la recherche comparative représente un ensemble de défis théoriques et empiriques, impliquant une compréhension des contextes culturels et des traditions sociales et politiques. À partir d’un travail sur les médias de service public dans ces deux pays, cet article aborde les problèmes conceptuels et empiriques soulevés par l’utilisation de la méthode comparative. Que signifie comparer à des fins de recherche ? Pourquoi comparer ? Quelles sont les implications interculturelles de la recherche comparative ? Voici quelques-unes des questions auxquelles cet article vise à répondre. Du point de vue méthodologique, nous confrontons dans ce travail plusieurs désignations et concepts (comme les médias de service public et la communication publique) et exposons les racines culturelles et les divergences idiomatiques qui justifient des différences conceptuelles substantielles. Compte tenu des traditions dans lesquelles sont inscrits les deux pays — le Portugal dans une tradition européenne, marquée depuis longtemps par l’intervention de l’État dans l’industrie de la radio et la télévision ; le Brésil dans une tradition américaine, plus libérale, où la radio et la télévision se sont développées plus à l’initiative du privé que de l’État — nous cherchons à comprendre historiquement l’origine et la pertinence des systèmes de communication publique. Sur la base d’entrevues avec des intervenants clés d’entreprises publiques des deux pays, nous concluons que les différentes étapes de développement et, en même temps, les différentes priorités d’action constituent un obstacle à la définition de catégories de comparaison, mais aussi une occasion de construire une équivalence, à la fois culturelle et scientifique.The development of communication studies in terms of the internalization of scientific knowledge has motivated an increasing investment in comparative research. The academic cooperation between Portugal and Brazil is connected to this phenomenon, and many scientific works are already establishing parallelisms between both sides of the Atlantic Ocean. From an epistemological point of view, notwithstanding the use of the same language—Portuguese—, comparative studies involve a set of theoretical and methodological challenges, which imply an understanding of cultural contexts and social and political traditions. In the scope of research on the media public service in both countries, this paper aims at discussing the conceptual and empirical issues raised by the use of the comparative method. What does comparing mean? Why compare? What are the intercultural implications of comparative research? These are some of the questions this paper seeks to answer. From a methodological point of view, different designations and concepts (of public service media and public communication) are compared, and the cultural root of idiomatic differences that justify conceptual differences of substantial meaning is put into perspective. Considering the traditions of the two countries—Portugal within a long-standing European tradition of intervention of the State in the broadcasting system; and Brazil within an American tradition, more liberal, where radio and television developed more on private than on State initiative—, the aim is to understand historically the origin and relevance of the public communication system. Through interviews with key actors of public enterprises of the two countries and documental analysis, we conclude that different stages of development and, at the same time, different priorities of action constitute a barrier to the definition of comparative categories, but also an opportunity for the construction of cultural and scientific equivalence.Políticas de comunicação, radiodifusão e cidadania: subsídios para o desenvolvimento sociocultural de Portugal e do Brasil - FCT/Capesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversité Libre de BruxellesUniversidade do MinhoOliveira, MadalenaPaulino, Fernando Oliveira2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50618porOliveira, M. & Paulino, F. O (2017). Serviço público de média em Portugal e no Brasil. Problemas e desafios da pesquisa comparada. Sur le journalisme, 6(2), 56-67.2295-07102295-0729http://surlejournalisme.com/rev/index.php/slj/article/view/317info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:42ZPortal AgregadorONG
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