Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Vera Lúcia Moreira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ribeiro, António Miguel Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58828
Resumo: Este artigo visa descrever a intervenção com uma criança de 7 anos de idade com problemas alimentares: Pedro recusava-se a comer alimentos sólidos desde bebê. A intervenção baseou-se nos princípios cognitivo-comportamentais, incluindo treino parental e exposição gradual aos alimentos evitados, seguida de reforço positivo. Contudo, na fase final, seguiu-se uma orientação narrativa, no sentido de promover a consolidação da mudança, por meio da elaboração de resultados únicos e validação social da mudança. O comportamento alimentar de Pedro melhorou ao longo das 13 sessões. Vale destacar que os ganhos se mantiveram até a última consulta de follow-up que aconteceu 6 meses depois da finalização.
id RCAP_7247c66faba603dbf5b618c486fc8bd2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58828
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comerA cognitive-behavioural intervention in a child with feeding problems: Peter discovered that he enjoys eatingproblemas alimentaresinfânciaintervenção cognitivo-comportamentalterapia cognitiva narrativafeeding problemschildhoodcognitive-behavioural interventionnarrative cognitive therapyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo visa descrever a intervenção com uma criança de 7 anos de idade com problemas alimentares: Pedro recusava-se a comer alimentos sólidos desde bebê. A intervenção baseou-se nos princípios cognitivo-comportamentais, incluindo treino parental e exposição gradual aos alimentos evitados, seguida de reforço positivo. Contudo, na fase final, seguiu-se uma orientação narrativa, no sentido de promover a consolidação da mudança, por meio da elaboração de resultados únicos e validação social da mudança. O comportamento alimentar de Pedro melhorou ao longo das 13 sessões. Vale destacar que os ganhos se mantiveram até a última consulta de follow-up que aconteceu 6 meses depois da finalização.This case study aims to describe an intervention with a 7-years-old child with feeding problems: Pedro refused to eat any solid food since he was a baby. The intervention was based on cognitive-behavioural principles and included parental training and exposure to the avoided aliments followed by positive reinforcement. In the final stage, however, the intervention was inspired by the narrative therapy, in order to consolidate the change. This phase included elaboration of unique outcomes and social validation of the change. The child's feeding behaviour considerably improved throughout the 13 sessions. The positive changes have been maintained until the last follow-up session, 6 months after de finalization.(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Universidade do MinhoRamalho, Vera Lúcia MoreiraRibeiro, António Miguel Pereira20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58828por1678-466910.1590/S1413-294X2008000300002info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:43.238743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer
A cognitive-behavioural intervention in a child with feeding problems: Peter discovered that he enjoys eating
title Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer
spellingShingle Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer
Ramalho, Vera Lúcia Moreira
problemas alimentares
infância
intervenção cognitivo-comportamental
terapia cognitiva narrativa
feeding problems
childhood
cognitive-behavioural intervention
narrative cognitive therapy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer
title_full Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer
title_fullStr Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer
title_full_unstemmed Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer
title_sort Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer
author Ramalho, Vera Lúcia Moreira
author_facet Ramalho, Vera Lúcia Moreira
Ribeiro, António Miguel Pereira
author_role author
author2 Ribeiro, António Miguel Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Vera Lúcia Moreira
Ribeiro, António Miguel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv problemas alimentares
infância
intervenção cognitivo-comportamental
terapia cognitiva narrativa
feeding problems
childhood
cognitive-behavioural intervention
narrative cognitive therapy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic problemas alimentares
infância
intervenção cognitivo-comportamental
terapia cognitiva narrativa
feeding problems
childhood
cognitive-behavioural intervention
narrative cognitive therapy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo visa descrever a intervenção com uma criança de 7 anos de idade com problemas alimentares: Pedro recusava-se a comer alimentos sólidos desde bebê. A intervenção baseou-se nos princípios cognitivo-comportamentais, incluindo treino parental e exposição gradual aos alimentos evitados, seguida de reforço positivo. Contudo, na fase final, seguiu-se uma orientação narrativa, no sentido de promover a consolidação da mudança, por meio da elaboração de resultados únicos e validação social da mudança. O comportamento alimentar de Pedro melhorou ao longo das 13 sessões. Vale destacar que os ganhos se mantiveram até a última consulta de follow-up que aconteceu 6 meses depois da finalização.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58828
url http://hdl.handle.net/1822/58828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1678-4669
10.1590/S1413-294X2008000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132826476478464