Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/58828 |
Resumo: | Este artigo visa descrever a intervenção com uma criança de 7 anos de idade com problemas alimentares: Pedro recusava-se a comer alimentos sólidos desde bebê. A intervenção baseou-se nos princípios cognitivo-comportamentais, incluindo treino parental e exposição gradual aos alimentos evitados, seguida de reforço positivo. Contudo, na fase final, seguiu-se uma orientação narrativa, no sentido de promover a consolidação da mudança, por meio da elaboração de resultados únicos e validação social da mudança. O comportamento alimentar de Pedro melhorou ao longo das 13 sessões. Vale destacar que os ganhos se mantiveram até a última consulta de follow-up que aconteceu 6 meses depois da finalização. |
id |
RCAP_7247c66faba603dbf5b618c486fc8bd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58828 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comerA cognitive-behavioural intervention in a child with feeding problems: Peter discovered that he enjoys eatingproblemas alimentaresinfânciaintervenção cognitivo-comportamentalterapia cognitiva narrativafeeding problemschildhoodcognitive-behavioural interventionnarrative cognitive therapyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo visa descrever a intervenção com uma criança de 7 anos de idade com problemas alimentares: Pedro recusava-se a comer alimentos sólidos desde bebê. A intervenção baseou-se nos princípios cognitivo-comportamentais, incluindo treino parental e exposição gradual aos alimentos evitados, seguida de reforço positivo. Contudo, na fase final, seguiu-se uma orientação narrativa, no sentido de promover a consolidação da mudança, por meio da elaboração de resultados únicos e validação social da mudança. O comportamento alimentar de Pedro melhorou ao longo das 13 sessões. Vale destacar que os ganhos se mantiveram até a última consulta de follow-up que aconteceu 6 meses depois da finalização.This case study aims to describe an intervention with a 7-years-old child with feeding problems: Pedro refused to eat any solid food since he was a baby. The intervention was based on cognitive-behavioural principles and included parental training and exposure to the avoided aliments followed by positive reinforcement. In the final stage, however, the intervention was inspired by the narrative therapy, in order to consolidate the change. This phase included elaboration of unique outcomes and social validation of the change. The child's feeding behaviour considerably improved throughout the 13 sessions. The positive changes have been maintained until the last follow-up session, 6 months after de finalization.(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Universidade do MinhoRamalho, Vera Lúcia MoreiraRibeiro, António Miguel Pereira20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58828por1678-466910.1590/S1413-294X2008000300002info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:43.238743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer A cognitive-behavioural intervention in a child with feeding problems: Peter discovered that he enjoys eating |
title |
Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer |
spellingShingle |
Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer Ramalho, Vera Lúcia Moreira problemas alimentares infância intervenção cognitivo-comportamental terapia cognitiva narrativa feeding problems childhood cognitive-behavioural intervention narrative cognitive therapy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer |
title_full |
Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer |
title_fullStr |
Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer |
title_full_unstemmed |
Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer |
title_sort |
Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer |
author |
Ramalho, Vera Lúcia Moreira |
author_facet |
Ramalho, Vera Lúcia Moreira Ribeiro, António Miguel Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, António Miguel Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho, Vera Lúcia Moreira Ribeiro, António Miguel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
problemas alimentares infância intervenção cognitivo-comportamental terapia cognitiva narrativa feeding problems childhood cognitive-behavioural intervention narrative cognitive therapy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
problemas alimentares infância intervenção cognitivo-comportamental terapia cognitiva narrativa feeding problems childhood cognitive-behavioural intervention narrative cognitive therapy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo visa descrever a intervenção com uma criança de 7 anos de idade com problemas alimentares: Pedro recusava-se a comer alimentos sólidos desde bebê. A intervenção baseou-se nos princípios cognitivo-comportamentais, incluindo treino parental e exposição gradual aos alimentos evitados, seguida de reforço positivo. Contudo, na fase final, seguiu-se uma orientação narrativa, no sentido de promover a consolidação da mudança, por meio da elaboração de resultados únicos e validação social da mudança. O comportamento alimentar de Pedro melhorou ao longo das 13 sessões. Vale destacar que os ganhos se mantiveram até a última consulta de follow-up que aconteceu 6 meses depois da finalização. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/58828 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/58828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1678-4669 10.1590/S1413-294X2008000300002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132826476478464 |