Hábitos de compra e digitalização dos negócios em contexto B2B: a experiência da Geração X

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tânia Patrícia Mendes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69421
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_73b05eee478e24f6b54319046d2455de
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69421
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hábitos de compra e digitalização dos negócios em contexto B2B: a experiência da Geração XBuying habits and businesses’ digitalization in B2B context: the experience of the Generation XB2BDigitalizaçãoOnlineSocial networking sitesDigitalizationCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaAté há bem pouco tempo atrás, a compra de um produto ou serviço era efetuada através do contacto presencial entre as partes. O cliente podia avaliar a qualidade do produto pessoalmente e obtê-lo imediatamente se assim o desejasse. Contudo, o fenómeno da Internet veio revolucionar o comércio e a forma como as empresas se relacionam com os seus fornecedores e com os seus clientes. Atualmente, uma grande parte das organizações possui um catálogo online, recebe encomendas pela Internet e interage com os seus clientes e fornecedores por e-mail ou através dos SNS. Esta súbita mudança nos hábitos de compra e venda das empresas acarreta desafios para as gerações anteriores ao boom digital. Desta forma, a seguinte dissertação tem como principal objetivo compreender como estão os empresários da Geração X a adaptar-se à digitalização do negócio, em contexto B2B. Para o efeito, realizaram-se 26 entrevistas a empresários de vários setores de atividade, todos com organizações em regime business-to-business. Os resultados sugerem que empresas familiares com elementos de gerações mais jovens têm um processo de adaptação tecnológica mais ativo. Adicionalmente, a confiança no fornecedor demonstrou ser um elemento impulsionador para a digitalização das empresas compradoras.Until recently, the purchase of a product or service was carried out through personal contact between the parties. The customer could personally assess the quality of the product and obtain it immediately if so wished. However, the phenomenon of the Internet has revolutionized commerce and the way companies interact with their suppliers and their customers. Currently, many organizations have an online catalog, receive orders over the Internet and interact with their customers and suppliers by e-mail or through the SNS. This sudden change in the buying and selling habits of companies creates challenges for generations prior to the digital boom. Thus, the following dissertation has as main objective to understand how Generation X entrepreneurs are adapting to the businesses’ digitalization, in B2B context. To this end, 26 interviews were conducted with entrepreneurs from a variety of sectors of activity, all with organizations on a business-to-business environment. The results suggest that family businesses with elements from younger generations have a more active technological adaptation process. In addition, trust in the supplier proved to be a driving force for the digitalization of purchasing companies.Simões, CláudiaUniversidade do MinhoSilva, Tânia Patrícia Mendes da20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69421por202536580info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:53.570722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hábitos de compra e digitalização dos negócios em contexto B2B: a experiência da Geração X
Buying habits and businesses’ digitalization in B2B context: the experience of the Generation X
title Hábitos de compra e digitalização dos negócios em contexto B2B: a experiência da Geração X
spellingShingle Hábitos de compra e digitalização dos negócios em contexto B2B: a experiência da Geração X
Silva, Tânia Patrícia Mendes da
B2B
Digitalização
Online
Social networking sites
Digitalization
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Hábitos de compra e digitalização dos negócios em contexto B2B: a experiência da Geração X
title_full Hábitos de compra e digitalização dos negócios em contexto B2B: a experiência da Geração X
title_fullStr Hábitos de compra e digitalização dos negócios em contexto B2B: a experiência da Geração X
title_full_unstemmed Hábitos de compra e digitalização dos negócios em contexto B2B: a experiência da Geração X
title_sort Hábitos de compra e digitalização dos negócios em contexto B2B: a experiência da Geração X
author Silva, Tânia Patrícia Mendes da
author_facet Silva, Tânia Patrícia Mendes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Cláudia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tânia Patrícia Mendes da
dc.subject.por.fl_str_mv B2B
Digitalização
Online
Social networking sites
Digitalization
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic B2B
Digitalização
Online
Social networking sites
Digitalization
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69421
url http://hdl.handle.net/1822/69421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202536580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132433180786688