Estratégias de desenvolvimento para o sucesso. Estudo de caso: TAP AIR Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rui Pedro Chiti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23188
Resumo: A presente dissertação pretende apresentar uma breve análise sobre quais foram as estratégias de desenvolvimento da TAP Air Portugal, nos últimos cinco anos, tendo em conta que apresentava resultados extremamente negativos há cerca de dez anos atrás e agora apresenta resultados menos negativos. Cada vez mais, Portugal vem-se a destacar como um país que oferece condições para uma expansão sustentável do turismo e, gradualmente, tem havido concomitantemente uma aposta no desenvolvimento do turismo por parte do governo e de empresários do setor. Neste contexto, seria inevitável que a única companhia aérea portuguesa não acompanhasse esse processo de crescimento em ordem a melhorar os seus resultados. Nesse sentido, fez-se uma análise interna e externa da TAP Air Portugal que resultou na identificação de estratégias de desenvolvimento já existentes e outras possíveis de implementar, justamente com o objetivo de aumentar a potencialidade da oferta da companhia aérea nos vários mercados em que já atua e também para novos mercados. De forma a obter dados relevantes para esta investigação, obteve-se documentação relevante interna e relatórios oficiosos de diferentes departamentos dentro da área financeira e de planeamento. A gestão documental foi recolhida de forma a tentar entender os dados financeiros estudados e as opções tomadas ano após ano, dentro da delimitação temporal observada nesta investigação. Consequentemente, foram robustecidas propostas estratégicas para potenciar o sucesso da TAP Air Portugal, após análise estratégica em termos contextuais, transacionais e internos.
id RCAP_73cd34fafa938f7be44f1697ae0cee66
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23188
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de desenvolvimento para o sucesso. Estudo de caso: TAP AIR PortugalAviaçãoTAP Air PortugalViagensEstratégiaClientesSucessoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA presente dissertação pretende apresentar uma breve análise sobre quais foram as estratégias de desenvolvimento da TAP Air Portugal, nos últimos cinco anos, tendo em conta que apresentava resultados extremamente negativos há cerca de dez anos atrás e agora apresenta resultados menos negativos. Cada vez mais, Portugal vem-se a destacar como um país que oferece condições para uma expansão sustentável do turismo e, gradualmente, tem havido concomitantemente uma aposta no desenvolvimento do turismo por parte do governo e de empresários do setor. Neste contexto, seria inevitável que a única companhia aérea portuguesa não acompanhasse esse processo de crescimento em ordem a melhorar os seus resultados. Nesse sentido, fez-se uma análise interna e externa da TAP Air Portugal que resultou na identificação de estratégias de desenvolvimento já existentes e outras possíveis de implementar, justamente com o objetivo de aumentar a potencialidade da oferta da companhia aérea nos vários mercados em que já atua e também para novos mercados. De forma a obter dados relevantes para esta investigação, obteve-se documentação relevante interna e relatórios oficiosos de diferentes departamentos dentro da área financeira e de planeamento. A gestão documental foi recolhida de forma a tentar entender os dados financeiros estudados e as opções tomadas ano após ano, dentro da delimitação temporal observada nesta investigação. Consequentemente, foram robustecidas propostas estratégicas para potenciar o sucesso da TAP Air Portugal, após análise estratégica em termos contextuais, transacionais e internos.This dissertation intends to present a brief analysis on what were the TAP AIR Portugal development strategies, taking in consideration that, about a decade ago, the company presented extremely negative results and now they are increasingly less negative. Portugal has been presenting itself as country that stands out in the accessibilities and conditions for a sustainable expansion of tourism. Moreover, the government has identified tourism as one of the main drivers for the development and growth of the country. Moreover, the huge investment that is being made by the tourism entrepreneurs, it would be inevitable, for the only Portuguese air company, to follow that growth process and improve their results. Thereby, an internal and external analysis has been made to TAP AIR Portugal, which resulted in development strategies created with the goal of increasing the potential of the airline company offer, not only the several markets they already operate but also to launch new routes and markets. In order to obtain relevant data for this research, an inquiry was developed for the top management of the different financial departments within TAP AIR Portugal. The questions were created in a way to understand the financial data in scope and the options that took place year by year. Accordingly, to the data gathered, the internal and external background, allying strengths and weaknesses and identifying the sector´s threats and opportunities, new development strategies for TAP AIR Portugal success were outlined with this researchRosado, DavidRepositório ComumDias, Rui Pedro Chiti2018-06-28T16:01:51Z2018-06-212018-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23188TID:201948400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:08.618473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de desenvolvimento para o sucesso. Estudo de caso: TAP AIR Portugal
title Estratégias de desenvolvimento para o sucesso. Estudo de caso: TAP AIR Portugal
spellingShingle Estratégias de desenvolvimento para o sucesso. Estudo de caso: TAP AIR Portugal
Dias, Rui Pedro Chiti
Aviação
TAP Air Portugal
Viagens
Estratégia
Clientes
Sucesso
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Estratégias de desenvolvimento para o sucesso. Estudo de caso: TAP AIR Portugal
title_full Estratégias de desenvolvimento para o sucesso. Estudo de caso: TAP AIR Portugal
title_fullStr Estratégias de desenvolvimento para o sucesso. Estudo de caso: TAP AIR Portugal
title_full_unstemmed Estratégias de desenvolvimento para o sucesso. Estudo de caso: TAP AIR Portugal
title_sort Estratégias de desenvolvimento para o sucesso. Estudo de caso: TAP AIR Portugal
author Dias, Rui Pedro Chiti
author_facet Dias, Rui Pedro Chiti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosado, David
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Rui Pedro Chiti
dc.subject.por.fl_str_mv Aviação
TAP Air Portugal
Viagens
Estratégia
Clientes
Sucesso
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Aviação
TAP Air Portugal
Viagens
Estratégia
Clientes
Sucesso
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A presente dissertação pretende apresentar uma breve análise sobre quais foram as estratégias de desenvolvimento da TAP Air Portugal, nos últimos cinco anos, tendo em conta que apresentava resultados extremamente negativos há cerca de dez anos atrás e agora apresenta resultados menos negativos. Cada vez mais, Portugal vem-se a destacar como um país que oferece condições para uma expansão sustentável do turismo e, gradualmente, tem havido concomitantemente uma aposta no desenvolvimento do turismo por parte do governo e de empresários do setor. Neste contexto, seria inevitável que a única companhia aérea portuguesa não acompanhasse esse processo de crescimento em ordem a melhorar os seus resultados. Nesse sentido, fez-se uma análise interna e externa da TAP Air Portugal que resultou na identificação de estratégias de desenvolvimento já existentes e outras possíveis de implementar, justamente com o objetivo de aumentar a potencialidade da oferta da companhia aérea nos vários mercados em que já atua e também para novos mercados. De forma a obter dados relevantes para esta investigação, obteve-se documentação relevante interna e relatórios oficiosos de diferentes departamentos dentro da área financeira e de planeamento. A gestão documental foi recolhida de forma a tentar entender os dados financeiros estudados e as opções tomadas ano após ano, dentro da delimitação temporal observada nesta investigação. Consequentemente, foram robustecidas propostas estratégicas para potenciar o sucesso da TAP Air Portugal, após análise estratégica em termos contextuais, transacionais e internos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-28T16:01:51Z
2018-06-21
2018-06-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23188
TID:201948400
url http://hdl.handle.net/10400.26/23188
identifier_str_mv TID:201948400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135488374734848