Enseigner la gymnastique sensorielle en terrain atypique: étude des effets d’un cursus court auprès d’un public d’étudiants non préparés

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Devoghel, Betsy
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: fra
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/2444
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.
id RCAP_73d20a59942dceb3fdccd0337a329a60
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/2444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Enseigner la gymnastique sensorielle en terrain atypique: étude des effets d’un cursus court auprès d’un public d’étudiants non préparésDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.Cette recherche étudie les effets d‟un cursus court de la gymnastique sensorielle en terrain atypique, c‟est-à-dire auprès d‟un public d‟étudiants non préparés. A partir d‟enquêtes auprès de quelques uns de ces étudiants, cette étude tente de cerner les effets en temps réel des cours, les transferts dans la vie quotidienne et le processus pédagogique, afin d‟explorer la validité de cette pratique atypique. Ainsi, cette étude devrait contribuer à la compréhension des multiples modalités d‟action de la gymnastique sensorielle et de sa pédagogie. Cette recherche contient également une proposition théorique personnelle autour d'une classification possible des principes pédagogiques du Sensible. Esta investigação estuda os efeitos de um curso curto de ginástica sensorial num terreno atípico, ou seja, para um público de estudantes não preparados. A partir de uma pesquisa realizada junto dos estudantes, o presente estudo procurou identificar os efeitos nos cursos em tempo real, as transferências para a vida diária e o processo educativo, no âmbito de explorar a validade desta prática particular. Assim, esta investigação espera contribuir para a compreensão dos múltiplos modos de acção da ginástica sensorial e da sua pedagogia. Esta investigação também apresenta uma proposição teórica pessoal em torno de uma possível classificação para ensinar os princípios pedagógicos do Sensível.[s.n.]Berger, EveRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaDevoghel, Betsy2012-01-19T14:43:35Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2444frainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:57Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:33.147325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Enseigner la gymnastique sensorielle en terrain atypique: étude des effets d’un cursus court auprès d’un public d’étudiants non préparés
title Enseigner la gymnastique sensorielle en terrain atypique: étude des effets d’un cursus court auprès d’un public d’étudiants non préparés
spellingShingle Enseigner la gymnastique sensorielle en terrain atypique: étude des effets d’un cursus court auprès d’un public d’étudiants non préparés
Devoghel, Betsy
title_short Enseigner la gymnastique sensorielle en terrain atypique: étude des effets d’un cursus court auprès d’un public d’étudiants non préparés
title_full Enseigner la gymnastique sensorielle en terrain atypique: étude des effets d’un cursus court auprès d’un public d’étudiants non préparés
title_fullStr Enseigner la gymnastique sensorielle en terrain atypique: étude des effets d’un cursus court auprès d’un public d’étudiants non préparés
title_full_unstemmed Enseigner la gymnastique sensorielle en terrain atypique: étude des effets d’un cursus court auprès d’un public d’étudiants non préparés
title_sort Enseigner la gymnastique sensorielle en terrain atypique: étude des effets d’un cursus court auprès d’un public d’étudiants non préparés
author Devoghel, Betsy
author_facet Devoghel, Betsy
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Berger, Eve
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Devoghel, Betsy
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-19T14:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/2444
url http://hdl.handle.net/10284/2444
dc.language.iso.fl_str_mv fra
language fra
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130259906363392