Estratégias de implementação e ativação de marcas próprias e o reconhecimento internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Cláudio Leandro da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10306
Resumo: 17 valores
id RCAP_73f3485cc6f28974d344e5f9c170480b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de implementação e ativação de marcas próprias e o reconhecimento internacionalo caso da indústria portuguesa de calçadoIndústria portuguesa de calçadoMarcaReconhecimento internacionalQuestionárioAnálise em componentes principaisPortuguese footwear industryBrandAnalysis on main componentsInternational recognitionQuestionnaireQuizEconomia17 valoresA indústria portuguesa de calçado é das que mais contribui positivamente para o PIB nacional, exportando quase toda a sua produção. No entanto, essas exportações são maioritariamente sob as marcas de private label e não as marcas portuguesas de calçado. Este estudo tem como objetivo principal analisar das estratégias de implementação e ativação de marcas próprias para a indústria portuguesa de calçado com o intuito de atingirem um reconhecimento internacional. A investigação quantitativa, de cariz exploratório, teve por base um questionário a empresas conhecidas na indústria portuguesa de calçado e detentoras de marcas próprias com experiência internacional. Os principais resultados obtidos mostram que as marcas portuguesas em concreto têm optado maioritariamente por expor em feiras europeias. As marcas portuguesas de calçado na sua larga maioria são pouco reconhecidas internacionalmente, contrariamente ao que acontece com a indústria portuguesa de calçado que é internacionalmente reconhecida pela qualidade do calçado que produz com design e inovação. Os meios mais clássicos de promoção e os novos meios de comunicação através das redes sociais ainda não são vistos pelas empresas de uma forma integrada e complementar. Analisando a interdependência das componentes principais conclui-se que quando a ação da indústria é relevante na perspetiva empresarial, que há um número significativo de empresas que também acompanha e potencia estas iniciativas (ainda que existam algumas empresas que não aproveitam o esforço setorial). Trabalho adicional tem ainda de ser feito em termos de gestão de marca para que as marcas portuguesas de calçado consigam alcançar um reconhecimento internacional equivalente ao da sua indústria. Quanto ao desenvolvimento/inovação distinguem-se dois tipos de comportamento: as empresas com maior trabalho de desenvolvimento/inovação evidenciam uma maior motivação para a criação de marcas próprias e, em sentido contrário, um menor trabalho de desenvolvimento/inovação representa uma falta de motivação para a criação de marcas. O reconhecimento internacional é explicado pela promoção do setor e a dinâmica exportadora das empresas, revelando que existe uma aceitação e validação internacionais dos produtos e marcas portuguesas.The Portuguese footwear industry is one of the industries that contribute the most to the national GDP, exporting almost all of its production. However, those exports are mainly under private label brands and not Portuguese footwear brands. This study aims to analyze the implementation and activation strategies of own brands to the Portuguese footwear industry in order to reach international recognition. The quantitative research, of an exploratory nature, was based on a questionnaire to known companies in the Portuguese footwear industry and owners of own brands with international experience. The main collected results show that Portuguese brands have mainly opted to exhibit in European fairs. The majority of Portuguese footwear brands are little well-known on an international scale, unlike what happens with the Portuguese footwear industry that is internationally recognised by the quality of the footwear that produces with design and innovation. The more classic means of promotion and the new means of communication through social media are not yet seen by companies in an integrated and complementary way. By analysing the interdependency of the main components, one can conclude that when the industry’s actions are relevant on a business level there is a meaningful number of companies that also accompany and potentiate these initiatives (although there are some companies that do not make avail of the sectorial effort). Additional work is yet to be done regarding brand management so that the Portuguese footwear brands can reach an international recognition tantamount to its industry. Regarding the development/innovation, there are two kinds of behavior: the companies with more development/innovation work show more motivation to creating own brands and, contrarily, a lesser development/innovation work represents a lack of motivation to creating brands. International recognition is explained by the sector promotion and the exporting dynamics of the companies, showing that there is an international acceptance and validation of Portuguese products and brands.Ribeiro, Maria Clara Dias PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinho, Cláudio Leandro da Costa2017-09-21T14:41:03Z2016-12-302016-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10306TID:201734389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:45.275177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de implementação e ativação de marcas próprias e o reconhecimento internacional
o caso da indústria portuguesa de calçado
title Estratégias de implementação e ativação de marcas próprias e o reconhecimento internacional
spellingShingle Estratégias de implementação e ativação de marcas próprias e o reconhecimento internacional
Pinho, Cláudio Leandro da Costa
Indústria portuguesa de calçado
Marca
Reconhecimento internacional
Questionário
Análise em componentes principais
Portuguese footwear industry
Brand
Analysis on main components
International recognition
Questionnaire
Quiz
Economia
title_short Estratégias de implementação e ativação de marcas próprias e o reconhecimento internacional
title_full Estratégias de implementação e ativação de marcas próprias e o reconhecimento internacional
title_fullStr Estratégias de implementação e ativação de marcas próprias e o reconhecimento internacional
title_full_unstemmed Estratégias de implementação e ativação de marcas próprias e o reconhecimento internacional
title_sort Estratégias de implementação e ativação de marcas próprias e o reconhecimento internacional
author Pinho, Cláudio Leandro da Costa
author_facet Pinho, Cláudio Leandro da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria Clara Dias Pinto
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Cláudio Leandro da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria portuguesa de calçado
Marca
Reconhecimento internacional
Questionário
Análise em componentes principais
Portuguese footwear industry
Brand
Analysis on main components
International recognition
Questionnaire
Quiz
Economia
topic Indústria portuguesa de calçado
Marca
Reconhecimento internacional
Questionário
Análise em componentes principais
Portuguese footwear industry
Brand
Analysis on main components
International recognition
Questionnaire
Quiz
Economia
description 17 valores
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30
2016-12-30T00:00:00Z
2017-09-21T14:41:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10306
TID:201734389
url http://hdl.handle.net/10400.22/10306
identifier_str_mv TID:201734389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131403400511488