Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cristina Gomes da Horta
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1225
Resumo: O estágio pedagógico é uma etapa fundamental na formação inicial pois promove a transição do aluno a professor, permitindo a primeira experiência com a profissão docente e a aplicação prática num contexto real de ensino dos conhecimentos adquiridos durante o curso. O presente relatório visa descrever de forma contextualizada, as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM), no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende também refletir criticamente sobre as experiências de ensino-aprendizagem realizadas e sobre as vivências, dificuldades sentidas, competências adquiridas e aspetos a melhorar. Este relatório descreve os intervenientes neste processo e as atividades de ensino aprendizagem desenvolvidas. Uma das atividades de maior importância durante o estágio pedagógico foi a Prática Letiva (PL), pois permitiu a aquisição de várias competências necessárias à intervenção pedagógica, através do Processo de Ensino-Aprendizagem e da Assistência às Aulas. Por sua vez, as Atividades de Integração no Meio (AIM), compostas pela Caracterização da Turma e pelo Estudo de Caso foram particularmente importantes para conhecer os alunos da turma, e adequar a intervenção pedagógica às suas características. As Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE) proporcionaram a oportunidade de desenvolver competências na área da organização de eventos e promoveram a integração na Escola. A Atividade de Natureza Científico-Pedagógica (ANCP) foi importante sobretudo no desenvolvimento de competências investigativas. O estágio pedagógico constitui para o professor em formação um importante processo de aprendizagem, pois possibilita a tomada de consciência das funções que este deve desempenhar na escola, e a aquisição e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais necessárias para o desempenho da profissão.
id RCAP_74113f7578003d677fe267ba6f5d848a
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1225
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime MonizEstágios pedagógicosEnsino das ciênciasBiologiaGeologiaEnsino Básico 3.º CicloEnsino SecundárioEstudos de casoEscola Secundária Jaime MonizEscolas SecundáriasEstabelecimentos de ensinoFormação de professoresReflexãoPrática letivaPrática pedagógicaEnsinoAprendizagemEnsino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.Faculdade de Ciências da VidaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências BiológicasO estágio pedagógico é uma etapa fundamental na formação inicial pois promove a transição do aluno a professor, permitindo a primeira experiência com a profissão docente e a aplicação prática num contexto real de ensino dos conhecimentos adquiridos durante o curso. O presente relatório visa descrever de forma contextualizada, as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM), no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende também refletir criticamente sobre as experiências de ensino-aprendizagem realizadas e sobre as vivências, dificuldades sentidas, competências adquiridas e aspetos a melhorar. Este relatório descreve os intervenientes neste processo e as atividades de ensino aprendizagem desenvolvidas. Uma das atividades de maior importância durante o estágio pedagógico foi a Prática Letiva (PL), pois permitiu a aquisição de várias competências necessárias à intervenção pedagógica, através do Processo de Ensino-Aprendizagem e da Assistência às Aulas. Por sua vez, as Atividades de Integração no Meio (AIM), compostas pela Caracterização da Turma e pelo Estudo de Caso foram particularmente importantes para conhecer os alunos da turma, e adequar a intervenção pedagógica às suas características. As Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE) proporcionaram a oportunidade de desenvolver competências na área da organização de eventos e promoveram a integração na Escola. A Atividade de Natureza Científico-Pedagógica (ANCP) foi importante sobretudo no desenvolvimento de competências investigativas. O estágio pedagógico constitui para o professor em formação um importante processo de aprendizagem, pois possibilita a tomada de consciência das funções que este deve desempenhar na escola, e a aquisição e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais necessárias para o desempenho da profissão.Pombo, Dora AguinRodrigues, Domingos Manuel MartinsDigitUMaRodrigues, Cristina Gomes da Horta2016-09-04T00:30:09Z2016-02-01T00:00:00Z2016-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1225porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:57Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:56.752085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
spellingShingle Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
Rodrigues, Cristina Gomes da Horta
Estágios pedagógicos
Ensino das ciências
Biologia
Geologia
Ensino Básico 3.º Ciclo
Ensino Secundário
Estudos de caso
Escola Secundária Jaime Moniz
Escolas Secundárias
Estabelecimentos de ensino
Formação de professores
Reflexão
Prática letiva
Prática pedagógica
Ensino
Aprendizagem
Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Faculdade de Ciências da Vida
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas
title_short Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_full Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_fullStr Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_full_unstemmed Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_sort Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
author Rodrigues, Cristina Gomes da Horta
author_facet Rodrigues, Cristina Gomes da Horta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pombo, Dora Aguin
Rodrigues, Domingos Manuel Martins
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cristina Gomes da Horta
dc.subject.por.fl_str_mv Estágios pedagógicos
Ensino das ciências
Biologia
Geologia
Ensino Básico 3.º Ciclo
Ensino Secundário
Estudos de caso
Escola Secundária Jaime Moniz
Escolas Secundárias
Estabelecimentos de ensino
Formação de professores
Reflexão
Prática letiva
Prática pedagógica
Ensino
Aprendizagem
Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Faculdade de Ciências da Vida
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas
topic Estágios pedagógicos
Ensino das ciências
Biologia
Geologia
Ensino Básico 3.º Ciclo
Ensino Secundário
Estudos de caso
Escola Secundária Jaime Moniz
Escolas Secundárias
Estabelecimentos de ensino
Formação de professores
Reflexão
Prática letiva
Prática pedagógica
Ensino
Aprendizagem
Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Faculdade de Ciências da Vida
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas
description O estágio pedagógico é uma etapa fundamental na formação inicial pois promove a transição do aluno a professor, permitindo a primeira experiência com a profissão docente e a aplicação prática num contexto real de ensino dos conhecimentos adquiridos durante o curso. O presente relatório visa descrever de forma contextualizada, as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM), no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende também refletir criticamente sobre as experiências de ensino-aprendizagem realizadas e sobre as vivências, dificuldades sentidas, competências adquiridas e aspetos a melhorar. Este relatório descreve os intervenientes neste processo e as atividades de ensino aprendizagem desenvolvidas. Uma das atividades de maior importância durante o estágio pedagógico foi a Prática Letiva (PL), pois permitiu a aquisição de várias competências necessárias à intervenção pedagógica, através do Processo de Ensino-Aprendizagem e da Assistência às Aulas. Por sua vez, as Atividades de Integração no Meio (AIM), compostas pela Caracterização da Turma e pelo Estudo de Caso foram particularmente importantes para conhecer os alunos da turma, e adequar a intervenção pedagógica às suas características. As Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE) proporcionaram a oportunidade de desenvolver competências na área da organização de eventos e promoveram a integração na Escola. A Atividade de Natureza Científico-Pedagógica (ANCP) foi importante sobretudo no desenvolvimento de competências investigativas. O estágio pedagógico constitui para o professor em formação um importante processo de aprendizagem, pois possibilita a tomada de consciência das funções que este deve desempenhar na escola, e a aquisição e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais necessárias para o desempenho da profissão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-04T00:30:09Z
2016-02-01T00:00:00Z
2016-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1225
url http://hdl.handle.net/10400.13/1225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129908729872384