Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1225 |
Resumo: | O estágio pedagógico é uma etapa fundamental na formação inicial pois promove a transição do aluno a professor, permitindo a primeira experiência com a profissão docente e a aplicação prática num contexto real de ensino dos conhecimentos adquiridos durante o curso. O presente relatório visa descrever de forma contextualizada, as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM), no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende também refletir criticamente sobre as experiências de ensino-aprendizagem realizadas e sobre as vivências, dificuldades sentidas, competências adquiridas e aspetos a melhorar. Este relatório descreve os intervenientes neste processo e as atividades de ensino aprendizagem desenvolvidas. Uma das atividades de maior importância durante o estágio pedagógico foi a Prática Letiva (PL), pois permitiu a aquisição de várias competências necessárias à intervenção pedagógica, através do Processo de Ensino-Aprendizagem e da Assistência às Aulas. Por sua vez, as Atividades de Integração no Meio (AIM), compostas pela Caracterização da Turma e pelo Estudo de Caso foram particularmente importantes para conhecer os alunos da turma, e adequar a intervenção pedagógica às suas características. As Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE) proporcionaram a oportunidade de desenvolver competências na área da organização de eventos e promoveram a integração na Escola. A Atividade de Natureza Científico-Pedagógica (ANCP) foi importante sobretudo no desenvolvimento de competências investigativas. O estágio pedagógico constitui para o professor em formação um importante processo de aprendizagem, pois possibilita a tomada de consciência das funções que este deve desempenhar na escola, e a aquisição e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais necessárias para o desempenho da profissão. |
id |
RCAP_74113f7578003d677fe267ba6f5d848a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1225 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime MonizEstágios pedagógicosEnsino das ciênciasBiologiaGeologiaEnsino Básico 3.º CicloEnsino SecundárioEstudos de casoEscola Secundária Jaime MonizEscolas SecundáriasEstabelecimentos de ensinoFormação de professoresReflexãoPrática letivaPrática pedagógicaEnsinoAprendizagemEnsino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.Faculdade de Ciências da VidaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências BiológicasO estágio pedagógico é uma etapa fundamental na formação inicial pois promove a transição do aluno a professor, permitindo a primeira experiência com a profissão docente e a aplicação prática num contexto real de ensino dos conhecimentos adquiridos durante o curso. O presente relatório visa descrever de forma contextualizada, as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM), no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende também refletir criticamente sobre as experiências de ensino-aprendizagem realizadas e sobre as vivências, dificuldades sentidas, competências adquiridas e aspetos a melhorar. Este relatório descreve os intervenientes neste processo e as atividades de ensino aprendizagem desenvolvidas. Uma das atividades de maior importância durante o estágio pedagógico foi a Prática Letiva (PL), pois permitiu a aquisição de várias competências necessárias à intervenção pedagógica, através do Processo de Ensino-Aprendizagem e da Assistência às Aulas. Por sua vez, as Atividades de Integração no Meio (AIM), compostas pela Caracterização da Turma e pelo Estudo de Caso foram particularmente importantes para conhecer os alunos da turma, e adequar a intervenção pedagógica às suas características. As Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE) proporcionaram a oportunidade de desenvolver competências na área da organização de eventos e promoveram a integração na Escola. A Atividade de Natureza Científico-Pedagógica (ANCP) foi importante sobretudo no desenvolvimento de competências investigativas. O estágio pedagógico constitui para o professor em formação um importante processo de aprendizagem, pois possibilita a tomada de consciência das funções que este deve desempenhar na escola, e a aquisição e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais necessárias para o desempenho da profissão.Pombo, Dora AguinRodrigues, Domingos Manuel MartinsDigitUMaRodrigues, Cristina Gomes da Horta2016-09-04T00:30:09Z2016-02-01T00:00:00Z2016-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1225porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:57Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:56.752085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
spellingShingle |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz Rodrigues, Cristina Gomes da Horta Estágios pedagógicos Ensino das ciências Biologia Geologia Ensino Básico 3.º Ciclo Ensino Secundário Estudos de caso Escola Secundária Jaime Moniz Escolas Secundárias Estabelecimentos de ensino Formação de professores Reflexão Prática letiva Prática pedagógica Ensino Aprendizagem Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . Faculdade de Ciências da Vida Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas |
title_short |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title_full |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title_fullStr |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title_sort |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
author |
Rodrigues, Cristina Gomes da Horta |
author_facet |
Rodrigues, Cristina Gomes da Horta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pombo, Dora Aguin Rodrigues, Domingos Manuel Martins DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cristina Gomes da Horta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágios pedagógicos Ensino das ciências Biologia Geologia Ensino Básico 3.º Ciclo Ensino Secundário Estudos de caso Escola Secundária Jaime Moniz Escolas Secundárias Estabelecimentos de ensino Formação de professores Reflexão Prática letiva Prática pedagógica Ensino Aprendizagem Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . Faculdade de Ciências da Vida Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas |
topic |
Estágios pedagógicos Ensino das ciências Biologia Geologia Ensino Básico 3.º Ciclo Ensino Secundário Estudos de caso Escola Secundária Jaime Moniz Escolas Secundárias Estabelecimentos de ensino Formação de professores Reflexão Prática letiva Prática pedagógica Ensino Aprendizagem Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . Faculdade de Ciências da Vida Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas |
description |
O estágio pedagógico é uma etapa fundamental na formação inicial pois promove a transição do aluno a professor, permitindo a primeira experiência com a profissão docente e a aplicação prática num contexto real de ensino dos conhecimentos adquiridos durante o curso. O presente relatório visa descrever de forma contextualizada, as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM), no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende também refletir criticamente sobre as experiências de ensino-aprendizagem realizadas e sobre as vivências, dificuldades sentidas, competências adquiridas e aspetos a melhorar. Este relatório descreve os intervenientes neste processo e as atividades de ensino aprendizagem desenvolvidas. Uma das atividades de maior importância durante o estágio pedagógico foi a Prática Letiva (PL), pois permitiu a aquisição de várias competências necessárias à intervenção pedagógica, através do Processo de Ensino-Aprendizagem e da Assistência às Aulas. Por sua vez, as Atividades de Integração no Meio (AIM), compostas pela Caracterização da Turma e pelo Estudo de Caso foram particularmente importantes para conhecer os alunos da turma, e adequar a intervenção pedagógica às suas características. As Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE) proporcionaram a oportunidade de desenvolver competências na área da organização de eventos e promoveram a integração na Escola. A Atividade de Natureza Científico-Pedagógica (ANCP) foi importante sobretudo no desenvolvimento de competências investigativas. O estágio pedagógico constitui para o professor em formação um importante processo de aprendizagem, pois possibilita a tomada de consciência das funções que este deve desempenhar na escola, e a aquisição e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais necessárias para o desempenho da profissão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-04T00:30:09Z 2016-02-01T00:00:00Z 2016-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1225 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129908729872384 |