Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64046 |
Resumo: | No desenvolvimento de software, a coordenação permite organizar a equipa, negociando/atribuindo tarefas para serem realizadas por determinada ordem, de forma a cumprir os objetivos propostos. A coordenação tem ainda a responsabilidade de gerir conflitos associados a atitudes de competição, à desorientação, a problemas de hierarquia e à difusão de responsabilidade. Este trabalho tem por base as dimensões do modelo 4C: Comunicação, Coordenação, Colaboração e Cooperação. Baseia-se na análise das interações entre os elementos da equipa multidisciplinar que desenvolveu o recurso educativo o Courseware Sere – “O Ser Humano e os Recursos Naturais” relativamente à dimensão “Coordenação”. Os resultados permitiram detetar limitações da Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador usada para o desenvolvimento deste courseware bem como implementar ferramentas que permitem melhorar as atividades de coordenação. |
id |
RCAP_745834ba0dfdf842d190d930ac13b128 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64046 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucessoEducational software development: coordination as the critical success factorModelo 4CMetodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no UtilizadorCourseware SereCoordenação4C ModelHybrid User Centered Development MethodologyCourseware SereCoordinationNo desenvolvimento de software, a coordenação permite organizar a equipa, negociando/atribuindo tarefas para serem realizadas por determinada ordem, de forma a cumprir os objetivos propostos. A coordenação tem ainda a responsabilidade de gerir conflitos associados a atitudes de competição, à desorientação, a problemas de hierarquia e à difusão de responsabilidade. Este trabalho tem por base as dimensões do modelo 4C: Comunicação, Coordenação, Colaboração e Cooperação. Baseia-se na análise das interações entre os elementos da equipa multidisciplinar que desenvolveu o recurso educativo o Courseware Sere – “O Ser Humano e os Recursos Naturais” relativamente à dimensão “Coordenação”. Os resultados permitiram detetar limitações da Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador usada para o desenvolvimento deste courseware bem como implementar ferramentas que permitem melhorar as atividades de coordenação.In software development, coordination allows organizing the team by negotiating/assigning tasks to be performed by a certain order in order to meet the proposed objectives. Coordination is also responsible for managing conflicts associated with attitudes of competition, disorientation, problems of hierarchy and diffusion of responsibility. This work is based on the 4C model dimensions: Communication, Coordination, Cooperation and Collaboration. It is based on the analysis of the interactions between the multidisciplinary team members, that developed the educational resource Courseware Sere - "The Human Being and Natural Resources" concerning the "Coordination" dimension. The results achieved allowed us to detect limitations of Hybrid User Centered Development Methodology used for this courseware development as well as to implement tools to improve the coordination activities.(undefined)Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI)Universidade do MinhoCosta, António PedroReis, L. P.Loureiro, Maria João2014-092014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64046porCOSTA, António Pedro; REIS, Luís Paulo e LOUREIRO, Maria João. Desenvolvimento de Software Educativo: A Coordenação como Fator Crítico de Sucesso. RISTI [online]. 2014, n.spe2, pp.1-18. ISSN 1646-9895. http://dx.doi.org/10.17013/risti.e2.1-18.1646-989510.17013/risti.e2.1-18http://dx.doi.org/10.17013/risti.e2.1-18info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:00ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso Educational software development: coordination as the critical success factor |
title |
Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso |
spellingShingle |
Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso Costa, António Pedro Modelo 4C Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador Courseware Sere Coordenação 4C Model Hybrid User Centered Development Methodology Courseware Sere Coordination |
title_short |
Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso |
title_full |
Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso |
title_fullStr |
Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso |
title_sort |
Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso |
author |
Costa, António Pedro |
author_facet |
Costa, António Pedro Reis, L. P. Loureiro, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Reis, L. P. Loureiro, Maria João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, António Pedro Reis, L. P. Loureiro, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo 4C Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador Courseware Sere Coordenação 4C Model Hybrid User Centered Development Methodology Courseware Sere Coordination |
topic |
Modelo 4C Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador Courseware Sere Coordenação 4C Model Hybrid User Centered Development Methodology Courseware Sere Coordination |
description |
No desenvolvimento de software, a coordenação permite organizar a equipa, negociando/atribuindo tarefas para serem realizadas por determinada ordem, de forma a cumprir os objetivos propostos. A coordenação tem ainda a responsabilidade de gerir conflitos associados a atitudes de competição, à desorientação, a problemas de hierarquia e à difusão de responsabilidade. Este trabalho tem por base as dimensões do modelo 4C: Comunicação, Coordenação, Colaboração e Cooperação. Baseia-se na análise das interações entre os elementos da equipa multidisciplinar que desenvolveu o recurso educativo o Courseware Sere – “O Ser Humano e os Recursos Naturais” relativamente à dimensão “Coordenação”. Os resultados permitiram detetar limitações da Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador usada para o desenvolvimento deste courseware bem como implementar ferramentas que permitem melhorar as atividades de coordenação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09 2014-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/64046 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/64046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
COSTA, António Pedro; REIS, Luís Paulo e LOUREIRO, Maria João. Desenvolvimento de Software Educativo: A Coordenação como Fator Crítico de Sucesso. RISTI [online]. 2014, n.spe2, pp.1-18. ISSN 1646-9895. http://dx.doi.org/10.17013/risti.e2.1-18. 1646-9895 10.17013/risti.e2.1-18 http://dx.doi.org/10.17013/risti.e2.1-18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303788030263296 |