Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, António Pedro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Reis, L. P., Loureiro, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/64046
Resumo: No desenvolvimento de software, a coordenação permite organizar a equipa, negociando/atribuindo tarefas para serem realizadas por determinada ordem, de forma a cumprir os objetivos propostos. A coordenação tem ainda a responsabilidade de gerir conflitos associados a atitudes de competição, à desorientação, a problemas de hierarquia e à difusão de responsabilidade. Este trabalho tem por base as dimensões do modelo 4C: Comunicação, Coordenação, Colaboração e Cooperação. Baseia-se na análise das interações entre os elementos da equipa multidisciplinar que desenvolveu o recurso educativo o Courseware Sere – “O Ser Humano e os Recursos Naturais” relativamente à dimensão “Coordenação”. Os resultados permitiram detetar limitações da Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador usada para o desenvolvimento deste courseware bem como implementar ferramentas que permitem melhorar as atividades de coordenação.
id RCAP_745834ba0dfdf842d190d930ac13b128
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64046
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucessoEducational software development: coordination as the critical success factorModelo 4CMetodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no UtilizadorCourseware SereCoordenação4C ModelHybrid User Centered Development MethodologyCourseware SereCoordinationNo desenvolvimento de software, a coordenação permite organizar a equipa, negociando/atribuindo tarefas para serem realizadas por determinada ordem, de forma a cumprir os objetivos propostos. A coordenação tem ainda a responsabilidade de gerir conflitos associados a atitudes de competição, à desorientação, a problemas de hierarquia e à difusão de responsabilidade. Este trabalho tem por base as dimensões do modelo 4C: Comunicação, Coordenação, Colaboração e Cooperação. Baseia-se na análise das interações entre os elementos da equipa multidisciplinar que desenvolveu o recurso educativo o Courseware Sere – “O Ser Humano e os Recursos Naturais” relativamente à dimensão “Coordenação”. Os resultados permitiram detetar limitações da Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador usada para o desenvolvimento deste courseware bem como implementar ferramentas que permitem melhorar as atividades de coordenação.In software development, coordination allows organizing the team by negotiating/assigning tasks to be performed by a certain order in order to meet the proposed objectives. Coordination is also responsible for managing conflicts associated with attitudes of competition, disorientation, problems of hierarchy and diffusion of responsibility. This work is based on the 4C model dimensions: Communication, Coordination, Cooperation and Collaboration. It is based on the analysis of the interactions between the multidisciplinary team members, that developed the educational resource Courseware Sere - "The Human Being and Natural Resources" concerning the "Coordination" dimension. The results achieved allowed us to detect limitations of Hybrid User Centered Development Methodology used for this courseware development as well as to implement tools to improve the coordination activities.(undefined)Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI)Universidade do MinhoCosta, António PedroReis, L. P.Loureiro, Maria João2014-092014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64046porCOSTA, António Pedro; REIS, Luís Paulo e LOUREIRO, Maria João. Desenvolvimento de Software Educativo: A Coordenação como Fator Crítico de Sucesso. RISTI [online]. 2014, n.spe2, pp.1-18. ISSN 1646-9895. http://dx.doi.org/10.17013/risti.e2.1-18.1646-989510.17013/risti.e2.1-18http://dx.doi.org/10.17013/risti.e2.1-18info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso
Educational software development: coordination as the critical success factor
title Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso
spellingShingle Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso
Costa, António Pedro
Modelo 4C
Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador
Courseware Sere
Coordenação
4C Model
Hybrid User Centered Development Methodology
Courseware Sere
Coordination
title_short Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso
title_full Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso
title_fullStr Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso
title_full_unstemmed Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso
title_sort Desenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso
author Costa, António Pedro
author_facet Costa, António Pedro
Reis, L. P.
Loureiro, Maria João
author_role author
author2 Reis, L. P.
Loureiro, Maria João
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, António Pedro
Reis, L. P.
Loureiro, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo 4C
Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador
Courseware Sere
Coordenação
4C Model
Hybrid User Centered Development Methodology
Courseware Sere
Coordination
topic Modelo 4C
Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador
Courseware Sere
Coordenação
4C Model
Hybrid User Centered Development Methodology
Courseware Sere
Coordination
description No desenvolvimento de software, a coordenação permite organizar a equipa, negociando/atribuindo tarefas para serem realizadas por determinada ordem, de forma a cumprir os objetivos propostos. A coordenação tem ainda a responsabilidade de gerir conflitos associados a atitudes de competição, à desorientação, a problemas de hierarquia e à difusão de responsabilidade. Este trabalho tem por base as dimensões do modelo 4C: Comunicação, Coordenação, Colaboração e Cooperação. Baseia-se na análise das interações entre os elementos da equipa multidisciplinar que desenvolveu o recurso educativo o Courseware Sere – “O Ser Humano e os Recursos Naturais” relativamente à dimensão “Coordenação”. Os resultados permitiram detetar limitações da Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador usada para o desenvolvimento deste courseware bem como implementar ferramentas que permitem melhorar as atividades de coordenação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09
2014-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/64046
url http://hdl.handle.net/1822/64046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv COSTA, António Pedro; REIS, Luís Paulo e LOUREIRO, Maria João. Desenvolvimento de Software Educativo: A Coordenação como Fator Crítico de Sucesso. RISTI [online]. 2014, n.spe2, pp.1-18. ISSN 1646-9895. http://dx.doi.org/10.17013/risti.e2.1-18.
1646-9895
10.17013/risti.e2.1-18
http://dx.doi.org/10.17013/risti.e2.1-18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI)
publisher.none.fl_str_mv Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303788030263296