Os fatores influenciadores na escolha da empresa de auditoria: As Big Four
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21393 |
Resumo: | Numa sociedade em contante mudança, as empresas cada vez mais têm em atenção qual a empresa a escolher para ser responsável pela sua auditoria. Assim, este estudo tem como objetivo encontrar os principais fatores que influenciam a escolha da empresa de auditoria, neste caso as Big Four. As empresas KPMG, PricewaterhouseCoopers, Deloitte e Ernst & Young, conhecidas no mercado financeiro como as Big Four, são a principal base deste estudo, tendo em conta que seguem um padrão de excelência na área de serviços financeiros, mais precisamente na auditoria. Este estudo tem importância para as empresas de auditoria em particular as Big Four, uma vez que são abordados temas de extrema importância sobre o que é importante para as empresas na escolha da empresa de auditoria. No que diz respeito à estrutura da investigação, esta é composta inicialmente pela revisão da literatura. De seguida, é também efetuada uma análise ao mercado onde se inserem as Big Four, tanto a nível nacional como mundial. A metodologia utilizada nesta investigação foi uma metodologia quantitativa baseada numa recolha de dados através de um questionário efetuado a colaboradores que trabalhem em empresa auditadas pelas Big Four. Por sua vez, foram recolhidas 70 respostas válidas para a amostra. As conclusões revelaram uma taxa de validação do nosso modelo de análise de 83,1%. Além disso, concluímos que a competência técnica do auditor e a qualidade de auditoria são os fatores que têm mais preponderância na tomada de decisão da empresa de auditoria a escolher. |
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Os fatores influenciadores na escolha da empresa de auditoria: As Big FourBig FourEscolha das Big FourAuditoriaMercado das Big FourBig Four’s choiceAuditBig Four MarketAuditoriaNuma sociedade em contante mudança, as empresas cada vez mais têm em atenção qual a empresa a escolher para ser responsável pela sua auditoria. Assim, este estudo tem como objetivo encontrar os principais fatores que influenciam a escolha da empresa de auditoria, neste caso as Big Four. As empresas KPMG, PricewaterhouseCoopers, Deloitte e Ernst & Young, conhecidas no mercado financeiro como as Big Four, são a principal base deste estudo, tendo em conta que seguem um padrão de excelência na área de serviços financeiros, mais precisamente na auditoria. Este estudo tem importância para as empresas de auditoria em particular as Big Four, uma vez que são abordados temas de extrema importância sobre o que é importante para as empresas na escolha da empresa de auditoria. No que diz respeito à estrutura da investigação, esta é composta inicialmente pela revisão da literatura. De seguida, é também efetuada uma análise ao mercado onde se inserem as Big Four, tanto a nível nacional como mundial. A metodologia utilizada nesta investigação foi uma metodologia quantitativa baseada numa recolha de dados através de um questionário efetuado a colaboradores que trabalhem em empresa auditadas pelas Big Four. Por sua vez, foram recolhidas 70 respostas válidas para a amostra. As conclusões revelaram uma taxa de validação do nosso modelo de análise de 83,1%. Além disso, concluímos que a competência técnica do auditor e a qualidade de auditoria são os fatores que têm mais preponderância na tomada de decisão da empresa de auditoria a escolher.In a society that is in constantly changing, companies have more attention when it refers to choosing a firm responsible for its audit. Therefore, this study aims to find the principal factors that influence the selection of the audit firm, in this case a Big Four. KPMG, PricewaterhouseCoopers, Deloitte e Ernst & Young audit firms known in the financial market as “Big Four”, are the main focus in this study as they follow a pattern of excellence in the area of the financial services, more precisely in the audit field. This study is important for auditing companies, in particular the Big Four, since extremely important topics are addressed about what is important for companies when choosing an auditing company. With regard to the structure of the investigation, this is initially composed of a literature review. Then, an analysis is also carried out of the market where the Big Four are inserted, both nationally and worldwide. The methodology used in this investigation was a quantitative methodology based on data collection through a questionnaire made to employees who work in companies audited by the Big Four. In turn, 70 valid responses were collected for the sample. The findings revealed a validation rate of our analysis model of 83,1%. In addition, we conclude that the auditor's technical competence and audit quality are the factors that have more preponderance in the decision making of the auditing company to choose.Rodrigues, João Jorge de OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarbosa, Ricardo Jorge Ramos2023-01-10T09:21:34Z2022-10-252022-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21393TID:203155416porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:27.594878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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