Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2012000100008 |
Resumo: | O presente estudo investiga as ideias de corpo humano que são transmitidas e percebidas por professores de Educação Física (EF), em aulas do Ensino Fundamental, em escolas da região sul da cidade de São Paulo. Para isso, 15 professores responderam, por escrito, às seguintes questões: Que ideias sobre o corpo humano transmite nas suas aulas de EF? Você percebe reações de seus alunos a essas ideias? Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo das respostas revelaram que os professores, quando transmitem ideias de corpo restritas à dimensão física, percebem que as reações de seus alunos se direcionam para aspetos concretos do corpo e para aspetos relacionados ao comportamento dos organismos; quando transmitem ideias de corpo num enfoque na sua dimensão social, percebem que seus alunos demonstram autonomia em termos de aspetos socioculturais e, finalmente, quando transmitem ideias de corpo com um foco psicológico, percebem que seus alunos relacionam as atividades físicas aos aspetos cognitivos. De entre os professores pesquisados, apenas um transmite aos seus alunos ideias de corpo humano por meio dos saberes físico, social e psíquico inter-relacionados. |
id |
RCAP_74dd527ea65bb02b9e623656c4421278 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-107X2012000100008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunoscorpo humanoeducação física escolarintervenção pedagógicaO presente estudo investiga as ideias de corpo humano que são transmitidas e percebidas por professores de Educação Física (EF), em aulas do Ensino Fundamental, em escolas da região sul da cidade de São Paulo. Para isso, 15 professores responderam, por escrito, às seguintes questões: Que ideias sobre o corpo humano transmite nas suas aulas de EF? Você percebe reações de seus alunos a essas ideias? Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo das respostas revelaram que os professores, quando transmitem ideias de corpo restritas à dimensão física, percebem que as reações de seus alunos se direcionam para aspetos concretos do corpo e para aspetos relacionados ao comportamento dos organismos; quando transmitem ideias de corpo num enfoque na sua dimensão social, percebem que seus alunos demonstram autonomia em termos de aspetos socioculturais e, finalmente, quando transmitem ideias de corpo com um foco psicológico, percebem que seus alunos relacionam as atividades físicas aos aspetos cognitivos. De entre os professores pesquisados, apenas um transmite aos seus alunos ideias de corpo humano por meio dos saberes físico, social e psíquico inter-relacionados.Edições Desafio Singular2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2012000100008Motricidade v.8 n.1 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2012000100008Carvalho,S.F.Silva,S.A.P.S.Nista-Piccolo,V.L.Moreira,W.W.Nunes,H.C.B.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:29:23ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos |
title |
Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos |
spellingShingle |
Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos Carvalho,S.F. corpo humano educação física escolar intervenção pedagógica |
title_short |
Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos |
title_full |
Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos |
title_fullStr |
Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos |
title_full_unstemmed |
Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos |
title_sort |
Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos |
author |
Carvalho,S.F. |
author_facet |
Carvalho,S.F. Silva,S.A.P.S. Nista-Piccolo,V.L. Moreira,W.W. Nunes,H.C.B. |
author_role |
author |
author2 |
Silva,S.A.P.S. Nista-Piccolo,V.L. Moreira,W.W. Nunes,H.C.B. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho,S.F. Silva,S.A.P.S. Nista-Piccolo,V.L. Moreira,W.W. Nunes,H.C.B. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
corpo humano educação física escolar intervenção pedagógica |
topic |
corpo humano educação física escolar intervenção pedagógica |
description |
O presente estudo investiga as ideias de corpo humano que são transmitidas e percebidas por professores de Educação Física (EF), em aulas do Ensino Fundamental, em escolas da região sul da cidade de São Paulo. Para isso, 15 professores responderam, por escrito, às seguintes questões: Que ideias sobre o corpo humano transmite nas suas aulas de EF? Você percebe reações de seus alunos a essas ideias? Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo das respostas revelaram que os professores, quando transmitem ideias de corpo restritas à dimensão física, percebem que as reações de seus alunos se direcionam para aspetos concretos do corpo e para aspetos relacionados ao comportamento dos organismos; quando transmitem ideias de corpo num enfoque na sua dimensão social, percebem que seus alunos demonstram autonomia em termos de aspetos socioculturais e, finalmente, quando transmitem ideias de corpo com um foco psicológico, percebem que seus alunos relacionam as atividades físicas aos aspetos cognitivos. De entre os professores pesquisados, apenas um transmite aos seus alunos ideias de corpo humano por meio dos saberes físico, social e psíquico inter-relacionados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2012000100008 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2012000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2012000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Desafio Singular |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Desafio Singular |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motricidade v.8 n.1 2012 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777304443582152704 |