Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,S.F.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva,S.A.P.S., Nista-Piccolo,V.L., Moreira,W.W., Nunes,H.C.B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2012000100008
Resumo: O presente estudo investiga as ideias de corpo humano que são transmitidas e percebidas por professores de Educação Física (EF), em aulas do Ensino Fundamental, em escolas da região sul da cidade de São Paulo. Para isso, 15 professores responderam, por escrito, às seguintes questões: Que ideias sobre o corpo humano transmite nas suas aulas de EF? Você percebe reações de seus alunos a essas ideias? Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo das respostas revelaram que os professores, quando transmitem ideias de corpo restritas à dimensão física, percebem que as reações de seus alunos se direcionam para aspetos concretos do corpo e para aspetos relacionados ao comportamento dos organismos; quando transmitem ideias de corpo num enfoque na sua dimensão social, percebem que seus alunos demonstram autonomia em termos de aspetos socioculturais e, finalmente, quando transmitem ideias de corpo com um foco psicológico, percebem que seus alunos relacionam as atividades físicas aos aspetos cognitivos. De entre os professores pesquisados, apenas um transmite aos seus alunos ideias de corpo humano por meio dos saberes físico, social e psíquico inter-relacionados.
id RCAP_74dd527ea65bb02b9e623656c4421278
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-107X2012000100008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunoscorpo humanoeducação física escolarintervenção pedagógicaO presente estudo investiga as ideias de corpo humano que são transmitidas e percebidas por professores de Educação Física (EF), em aulas do Ensino Fundamental, em escolas da região sul da cidade de São Paulo. Para isso, 15 professores responderam, por escrito, às seguintes questões: Que ideias sobre o corpo humano transmite nas suas aulas de EF? Você percebe reações de seus alunos a essas ideias? Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo das respostas revelaram que os professores, quando transmitem ideias de corpo restritas à dimensão física, percebem que as reações de seus alunos se direcionam para aspetos concretos do corpo e para aspetos relacionados ao comportamento dos organismos; quando transmitem ideias de corpo num enfoque na sua dimensão social, percebem que seus alunos demonstram autonomia em termos de aspetos socioculturais e, finalmente, quando transmitem ideias de corpo com um foco psicológico, percebem que seus alunos relacionam as atividades físicas aos aspetos cognitivos. De entre os professores pesquisados, apenas um transmite aos seus alunos ideias de corpo humano por meio dos saberes físico, social e psíquico inter-relacionados.Edições Desafio Singular2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2012000100008Motricidade v.8 n.1 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2012000100008Carvalho,S.F.Silva,S.A.P.S.Nista-Piccolo,V.L.Moreira,W.W.Nunes,H.C.B.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:29:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
title Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
spellingShingle Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
Carvalho,S.F.
corpo humano
educação física escolar
intervenção pedagógica
title_short Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
title_full Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
title_fullStr Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
title_full_unstemmed Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
title_sort Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
author Carvalho,S.F.
author_facet Carvalho,S.F.
Silva,S.A.P.S.
Nista-Piccolo,V.L.
Moreira,W.W.
Nunes,H.C.B.
author_role author
author2 Silva,S.A.P.S.
Nista-Piccolo,V.L.
Moreira,W.W.
Nunes,H.C.B.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,S.F.
Silva,S.A.P.S.
Nista-Piccolo,V.L.
Moreira,W.W.
Nunes,H.C.B.
dc.subject.por.fl_str_mv corpo humano
educação física escolar
intervenção pedagógica
topic corpo humano
educação física escolar
intervenção pedagógica
description O presente estudo investiga as ideias de corpo humano que são transmitidas e percebidas por professores de Educação Física (EF), em aulas do Ensino Fundamental, em escolas da região sul da cidade de São Paulo. Para isso, 15 professores responderam, por escrito, às seguintes questões: Que ideias sobre o corpo humano transmite nas suas aulas de EF? Você percebe reações de seus alunos a essas ideias? Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo das respostas revelaram que os professores, quando transmitem ideias de corpo restritas à dimensão física, percebem que as reações de seus alunos se direcionam para aspetos concretos do corpo e para aspetos relacionados ao comportamento dos organismos; quando transmitem ideias de corpo num enfoque na sua dimensão social, percebem que seus alunos demonstram autonomia em termos de aspetos socioculturais e, finalmente, quando transmitem ideias de corpo com um foco psicológico, percebem que seus alunos relacionam as atividades físicas aos aspetos cognitivos. De entre os professores pesquisados, apenas um transmite aos seus alunos ideias de corpo humano por meio dos saberes físico, social e psíquico inter-relacionados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2012000100008
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2012000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2012000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
dc.source.none.fl_str_mv Motricidade v.8 n.1 2012
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304443582152704