Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Margarida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rebelo, Dorinda, Bonito, Jorge, Marques, Luis, Medina, Jorge, Andrade, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/19071
Resumo: A geologia pode dar um contributo importante para a educação científica dos cidadãos, permitindo que estes reconheçam utilidade na ciência escolar para a resolução de problemas que os afetam e que afligem as sociedades em que participam. Os ambientes exteriores à sala de aula são, modernamente, reconhecidos como espaços de aprendizagem potenciadores do desenvolvimento de competências científicas e da compreensão da utilidade e importância do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades atuais. Neste trabalho apresenta-se um percurso de aprendizagem que foi implementado na disciplina de Geologia, integrado na temática “A Terra, ontem, hoje e amanhã”, que mobilizou para o contexto educativo problemáticas locais relacionadas com o modo como foram utilizados, ao longo do tempo, recursos geológicos na construção de monumentos religiosos na região de Viseu.
id RCAP_74edcc8df3b0473d3139737c2c3cb38b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/19071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de ViseuCiênciaTecnologia e SociedadeGeologiaRecursos geológicosAmbientes exteriores à sala de aulaA geologia pode dar um contributo importante para a educação científica dos cidadãos, permitindo que estes reconheçam utilidade na ciência escolar para a resolução de problemas que os afetam e que afligem as sociedades em que participam. Os ambientes exteriores à sala de aula são, modernamente, reconhecidos como espaços de aprendizagem potenciadores do desenvolvimento de competências científicas e da compreensão da utilidade e importância do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades atuais. Neste trabalho apresenta-se um percurso de aprendizagem que foi implementado na disciplina de Geologia, integrado na temática “A Terra, ontem, hoje e amanhã”, que mobilizou para o contexto educativo problemáticas locais relacionadas com o modo como foram utilizados, ao longo do tempo, recursos geológicos na construção de monumentos religiosos na região de Viseu.Universidade de Aveiro2016-11-15T17:19:51Z2016-11-152016-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/19071http://hdl.handle.net/10174/19071porMorgado, M., Rebelo, D., Bonito, J., Marques, L., Medina, J., & Soares de Andrade, A. (2016). Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigação-ação com alunos do ensino secundário de Viseu. Indagatio Didactica, 8(1), 959-972.959-9721647-3582http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/viewFile/3915/35998Indagatio Didactica1morgadommargarida@gmail.comdorinda.rebelo@gmail.comjbonito@uevora.ptluis@ua.ptjmedina@ua.ptasandrade@ua.ptRecursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu229Morgado, MargaridaRebelo, DorindaBonito, JorgeMarques, LuisMedina, JorgeAndrade, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T04:21:26ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
title Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
spellingShingle Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
Morgado, Margarida
Ciência
Tecnologia e Sociedade
Geologia
Recursos geológicos
Ambientes exteriores à sala de aula
title_short Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
title_full Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
title_fullStr Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
title_full_unstemmed Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
title_sort Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
author Morgado, Margarida
author_facet Morgado, Margarida
Rebelo, Dorinda
Bonito, Jorge
Marques, Luis
Medina, Jorge
Andrade, António
author_role author
author2 Rebelo, Dorinda
Bonito, Jorge
Marques, Luis
Medina, Jorge
Andrade, António
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Margarida
Rebelo, Dorinda
Bonito, Jorge
Marques, Luis
Medina, Jorge
Andrade, António
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Tecnologia e Sociedade
Geologia
Recursos geológicos
Ambientes exteriores à sala de aula
topic Ciência
Tecnologia e Sociedade
Geologia
Recursos geológicos
Ambientes exteriores à sala de aula
description A geologia pode dar um contributo importante para a educação científica dos cidadãos, permitindo que estes reconheçam utilidade na ciência escolar para a resolução de problemas que os afetam e que afligem as sociedades em que participam. Os ambientes exteriores à sala de aula são, modernamente, reconhecidos como espaços de aprendizagem potenciadores do desenvolvimento de competências científicas e da compreensão da utilidade e importância do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades atuais. Neste trabalho apresenta-se um percurso de aprendizagem que foi implementado na disciplina de Geologia, integrado na temática “A Terra, ontem, hoje e amanhã”, que mobilizou para o contexto educativo problemáticas locais relacionadas com o modo como foram utilizados, ao longo do tempo, recursos geológicos na construção de monumentos religiosos na região de Viseu.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-15T17:19:51Z
2016-11-15
2016-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/19071
http://hdl.handle.net/10174/19071
url http://hdl.handle.net/10174/19071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morgado, M., Rebelo, D., Bonito, J., Marques, L., Medina, J., & Soares de Andrade, A. (2016). Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigação-ação com alunos do ensino secundário de Viseu. Indagatio Didactica, 8(1), 959-972.
959-972
1647-3582
http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/viewFile/3915/3599
8
Indagatio Didactica
1
morgadommargarida@gmail.com
dorinda.rebelo@gmail.com
jbonito@uevora.pt
luis@ua.pt
jmedina@ua.pt
asandrade@ua.pt
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304622046642176