Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/19071 |
Resumo: | A geologia pode dar um contributo importante para a educação científica dos cidadãos, permitindo que estes reconheçam utilidade na ciência escolar para a resolução de problemas que os afetam e que afligem as sociedades em que participam. Os ambientes exteriores à sala de aula são, modernamente, reconhecidos como espaços de aprendizagem potenciadores do desenvolvimento de competências científicas e da compreensão da utilidade e importância do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades atuais. Neste trabalho apresenta-se um percurso de aprendizagem que foi implementado na disciplina de Geologia, integrado na temática “A Terra, ontem, hoje e amanhã”, que mobilizou para o contexto educativo problemáticas locais relacionadas com o modo como foram utilizados, ao longo do tempo, recursos geológicos na construção de monumentos religiosos na região de Viseu. |
id |
RCAP_74edcc8df3b0473d3139737c2c3cb38b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/19071 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de ViseuCiênciaTecnologia e SociedadeGeologiaRecursos geológicosAmbientes exteriores à sala de aulaA geologia pode dar um contributo importante para a educação científica dos cidadãos, permitindo que estes reconheçam utilidade na ciência escolar para a resolução de problemas que os afetam e que afligem as sociedades em que participam. Os ambientes exteriores à sala de aula são, modernamente, reconhecidos como espaços de aprendizagem potenciadores do desenvolvimento de competências científicas e da compreensão da utilidade e importância do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades atuais. Neste trabalho apresenta-se um percurso de aprendizagem que foi implementado na disciplina de Geologia, integrado na temática “A Terra, ontem, hoje e amanhã”, que mobilizou para o contexto educativo problemáticas locais relacionadas com o modo como foram utilizados, ao longo do tempo, recursos geológicos na construção de monumentos religiosos na região de Viseu.Universidade de Aveiro2016-11-15T17:19:51Z2016-11-152016-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/19071http://hdl.handle.net/10174/19071porMorgado, M., Rebelo, D., Bonito, J., Marques, L., Medina, J., & Soares de Andrade, A. (2016). Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigação-ação com alunos do ensino secundário de Viseu. Indagatio Didactica, 8(1), 959-972.959-9721647-3582http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/viewFile/3915/35998Indagatio Didactica1morgadommargarida@gmail.comdorinda.rebelo@gmail.comjbonito@uevora.ptluis@ua.ptjmedina@ua.ptasandrade@ua.ptRecursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu229Morgado, MargaridaRebelo, DorindaBonito, JorgeMarques, LuisMedina, JorgeAndrade, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T04:21:26ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
title |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
spellingShingle |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu Morgado, Margarida Ciência Tecnologia e Sociedade Geologia Recursos geológicos Ambientes exteriores à sala de aula |
title_short |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
title_full |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
title_fullStr |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
title_full_unstemmed |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
title_sort |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
author |
Morgado, Margarida |
author_facet |
Morgado, Margarida Rebelo, Dorinda Bonito, Jorge Marques, Luis Medina, Jorge Andrade, António |
author_role |
author |
author2 |
Rebelo, Dorinda Bonito, Jorge Marques, Luis Medina, Jorge Andrade, António |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgado, Margarida Rebelo, Dorinda Bonito, Jorge Marques, Luis Medina, Jorge Andrade, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Tecnologia e Sociedade Geologia Recursos geológicos Ambientes exteriores à sala de aula |
topic |
Ciência Tecnologia e Sociedade Geologia Recursos geológicos Ambientes exteriores à sala de aula |
description |
A geologia pode dar um contributo importante para a educação científica dos cidadãos, permitindo que estes reconheçam utilidade na ciência escolar para a resolução de problemas que os afetam e que afligem as sociedades em que participam. Os ambientes exteriores à sala de aula são, modernamente, reconhecidos como espaços de aprendizagem potenciadores do desenvolvimento de competências científicas e da compreensão da utilidade e importância do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades atuais. Neste trabalho apresenta-se um percurso de aprendizagem que foi implementado na disciplina de Geologia, integrado na temática “A Terra, ontem, hoje e amanhã”, que mobilizou para o contexto educativo problemáticas locais relacionadas com o modo como foram utilizados, ao longo do tempo, recursos geológicos na construção de monumentos religiosos na região de Viseu. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-15T17:19:51Z 2016-11-15 2016-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/19071 http://hdl.handle.net/10174/19071 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/19071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Morgado, M., Rebelo, D., Bonito, J., Marques, L., Medina, J., & Soares de Andrade, A. (2016). Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigação-ação com alunos do ensino secundário de Viseu. Indagatio Didactica, 8(1), 959-972. 959-972 1647-3582 http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/viewFile/3915/3599 8 Indagatio Didactica 1 morgadommargarida@gmail.com dorinda.rebelo@gmail.com jbonito@uevora.pt luis@ua.pt jmedina@ua.pt asandrade@ua.pt Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777304622046642176 |