Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão à prevenção e intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Rita Azevedo Correia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4914
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Serviço Social
id RCAP_750c8d81288deaf73ecc8b9d6bb8add4
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão à prevenção e intervençãoDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Serviço SocialO abandono escolar precoce é um grave problema que afeta os alunos, as escolas e o país. Para isso deve ser identificado atempadamente e intercetado por profissionais que atuam diretamente na área. Este trabalho apela à compreensão de quem são os alunos em risco de abandonar a escola, quais os fatores que estão na base deste problema e quais as repercussões a que estes jovens estão sujeitos. Para além desta compreensão, visa também a discussão do que é feito pelas instituições que preveem e promovem a irradicação do abandono da escolaridade à luz dos contributos de diferentes profissionais que trabalham diretamente com esta problemática. O desenho metodológico deste estudo é de carácter exploratório e baseia-se numa pesquisa qualitativa. A técnica escolhida para a recolha de dados foi uma entrevista mediante a aplicação de um guião criado especificamente para este estudo. A amostra deste estudo foi formada por técnicos que trabalham esta problemática, pertencentes a Estabelecimentos de Educação, Ensino e Formação e à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Área Metropolitana do Porto. Em termos gerais, este estudo revela a riqueza dos conhecimentos da experiência de cada um dos entrevistados, apesar das práticas de intervenção serem baseadas na legislação imposta. Os resultados mostram que os alunos que mais propicia têm para abandonar a escola não têm apoio familiar, provêm de famílias com dificuldades económicas que não valorizam a escola e manifestam baixas expectativas em relação aos seus filhos. Estes, por sua vez, revelam dificuldades de aprendizagem e integração escolar, o que origina falta de motivação e de autoestima e ganham um maior interesse em procurar a sua independência financeira. Nem estes alunos nem as suas famílias têm consciência dos obstáculos que o abandono escolar os pode causar. O acompanhamento realizado aos alunos poderia ser muito mais eficaz se o número de técnicos, como por exemplo os assistentes sociais, aumentasse de modo a acompanharem o menor e a sua família, mediarem o seu relacionamento familiar, compreenderem o que está na origem destes comportamentos e darem respostas mais variadas a esta problemática. Early school leaving is a major concern which affects students, learning institutions and even the country. To be solved, it must be identified in time and have immediate action from professionals who work in the field. This project appeals to the understanding of who are the students, who may be at risk of leaving school, which factors are in the basis of this problem, as well as the later repercussions to which these young men and women will need to deal. Further to the main goal, this project also tends to approach the solutions created by institutions which foresee and promote the eradication of school dropouts and the vision of different experts who deal directly with this issue. This study is an exploratory methodical approach and is based in a qualitative research. To gather the data, a detailed interview with a specific script was made. The main subject of this study was discussed with professionals in Educational Institutions and with the Commission for the Protection of Children and Young People at Risk from the Metropolitan Area of Oporto. Overall, this study reveals the vast and accurate knowledge of each and every one of the experienced interviewees, despite the intervention practices being applied by the legislation. The results showed that students are more likely to abandon school because they have no family support: their families are dealing with financial issues and do not see education with any sort of meaning or purpose and they low their children’s morals towards learning. The children, then, begin to reveal difficulties in learning and even with social interaction, which may cause lack of motivation and self-esteem, leading to a major interest in seeking financial independence. Neither these students, nor their families have the conscience of the life obstacles and restrictions that can cause them. The accompaniment of these children should be much more effective if the number of people trained in the field raised, for example social assistants, to improve the child and their family, helping them to develop a better relationship and alert them to the origin of these behaviors and finding more answers to this problem.[s.n.]Costa, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Ana Rita Azevedo Correia2015-09-14T08:40:37Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4914202183726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:14Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:44.569707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão à prevenção e intervenção
title Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão à prevenção e intervenção
spellingShingle Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão à prevenção e intervenção
Silva, Ana Rita Azevedo Correia
title_short Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão à prevenção e intervenção
title_full Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão à prevenção e intervenção
title_fullStr Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão à prevenção e intervenção
title_full_unstemmed Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão à prevenção e intervenção
title_sort Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão à prevenção e intervenção
author Silva, Ana Rita Azevedo Correia
author_facet Silva, Ana Rita Azevedo Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Ana
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Rita Azevedo Correia
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Serviço Social
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2015-09-14T08:40:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4914
202183726
url http://hdl.handle.net/10284/4914
identifier_str_mv 202183726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130284060311552