Atividades intergeracionais : o impacto das atividades intergeracionais no desempenho cognitivo dos idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Isabel Soares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13657
Resumo: Na atualidade, as alterações demográficas e sociais têm vindo a demonstrar a importância do contato entre gerações, que se assume como uma das estratégias para a promoção da solidariedade intergeracional. Nesta dissertação estuda-se as implicações das atividades intergeracionais como beneficio cognitivo experimentado por idosos que integram um centro de dia onde foram desenvolvidas atividades entre crianças e idosos. Com este objetivo, aplicaram-se, questionário sociodemográfico, Mini-Mental adaptado para a população portuguesa por Guerreiro e cols (1993), Escala de Depressão Geriátrica, versão portuguesa de Cardoso e Martin (2007), Questionário de Atividades Intergeracionais adaptado de Dellmann-Jenkins (1997). A amostra compreende 24 idosos, com uma média de idades de 78 anos. Os resultados sugerem que os idosos da amostra demostram os benefícios cognitivos depois de terem participado em atividades intergeracionais com crianças. Em resposta a esta questão é pertinente a implementação de atividades intergeracionais entre idosos e crianças
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