Perturbações do desenvolvimento da linguagem e insucesso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27578 |
Resumo: | Muitas vezes, a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) é detetada tardiamente, já durante o 1º ciclo. É fundamental identificar atempadamente crianças com PDL, devido ao impacto que esta pode ter na aprendizagem da leitura e da escrita e no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o impacto da PDL no insucesso escolar. Pretende ainda identificar o domínio linguístico mais afetado nas crianças com PDL, analisar a relação entre PDL e dificuldades de aprendizagem e, por último, verificar se o comportamento influencia o desempenho escolar nas crianças com PDL. A amostra é constituída por 36 crianças falantes do Português Europeu (PE), que frequentam o 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico (EB), em dois estabelecimentos de ensino da região de Aveiro. Para a recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Teste de Linguagem-ALPE (TL-ALPE), Teste Fonético-Fonológico-ALPE (TFF-ALPE) e questionário para os professores sobre o desempenho escolar. Através da análise dos dados obtidos identificaram-se 30,5% de crianças com PDL. A morfossintaxe e a metalinguagem foram igualmente os domínios linguísticos mais afetados. Através das respostas dos docentes ao questionário, verificou-se que existe correlação entre a PDL e as dificuldades de aprendizagem e que o comportamento influencia o desempenho escolar nas crianças com PDL, sendo esta associação estatisticamente significativa. Conclui-se assim que a PDL tem impacto na aprendizagem da leitura e escrita, sendo a intervenção em Terapia da Fala (TF) fundamental para minimizar o insucesso escolar |
id |
RCAP_76aebc4e7a0baa44d7b2f2b83c6ac071 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/27578 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perturbações do desenvolvimento da linguagem e insucesso escolarPerturbação do desenvolvimento da linguagemInsucesso escolarLeitura e escritaPrimeiro cicloMuitas vezes, a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) é detetada tardiamente, já durante o 1º ciclo. É fundamental identificar atempadamente crianças com PDL, devido ao impacto que esta pode ter na aprendizagem da leitura e da escrita e no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o impacto da PDL no insucesso escolar. Pretende ainda identificar o domínio linguístico mais afetado nas crianças com PDL, analisar a relação entre PDL e dificuldades de aprendizagem e, por último, verificar se o comportamento influencia o desempenho escolar nas crianças com PDL. A amostra é constituída por 36 crianças falantes do Português Europeu (PE), que frequentam o 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico (EB), em dois estabelecimentos de ensino da região de Aveiro. Para a recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Teste de Linguagem-ALPE (TL-ALPE), Teste Fonético-Fonológico-ALPE (TFF-ALPE) e questionário para os professores sobre o desempenho escolar. Através da análise dos dados obtidos identificaram-se 30,5% de crianças com PDL. A morfossintaxe e a metalinguagem foram igualmente os domínios linguísticos mais afetados. Através das respostas dos docentes ao questionário, verificou-se que existe correlação entre a PDL e as dificuldades de aprendizagem e que o comportamento influencia o desempenho escolar nas crianças com PDL, sendo esta associação estatisticamente significativa. Conclui-se assim que a PDL tem impacto na aprendizagem da leitura e escrita, sendo a intervenção em Terapia da Fala (TF) fundamental para minimizar o insucesso escolarDevelopmental Language Disorder (DLD) is often late detected in elementary school. Early identification of children with DLD is crucial because of the impact it can have on reading and writing learning and on the child’s cognitive, emotional and social development. The main objective of the present study is to analyse the impact of DLD in school failure. It also intends to identify the linguistic domain more affected in DLD, analyse the relation between DLD and learning difficulties and, finally, to verify if the child’s behaviour influences the school performance in children with DLD. The sample is composed by 36 Portuguese native speaking children, who attend the 1st year of the 1st cycle of elementary school, in two different schools of Aveiro district. The instruments used for data collection were: socio-demographic questionnaire, TFF-ALPE, TL-ALPE and teacher’s questionnaire about school performance. Through the analysis of the obtained data, 30.5% of children were identified with DLD. Morphosyntax and metalinguistic awareness were the most affected linguistic domains. Through the answers of teacher’s questionnaire, a correlation between DLD and learning disabilities was found, it was also verified that school behavior also affects school performance in children with DLD, with a statistically significant association. Thus, DLD has an impact on reading and writing learning, and the intervention in speech therapy is essential to minimize school failure2020-02-14T15:15:15Z2019-11-25T00:00:00Z2019-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27578porSeixas, Joana Filipa Rosa Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:53:25Zoai:ria.ua.pt:10773/27578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:18.997984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perturbações do desenvolvimento da linguagem e insucesso escolar |
title |
Perturbações do desenvolvimento da linguagem e insucesso escolar |
spellingShingle |
Perturbações do desenvolvimento da linguagem e insucesso escolar Seixas, Joana Filipa Rosa Vaz Perturbação do desenvolvimento da linguagem Insucesso escolar Leitura e escrita Primeiro ciclo |
title_short |
Perturbações do desenvolvimento da linguagem e insucesso escolar |
title_full |
Perturbações do desenvolvimento da linguagem e insucesso escolar |
title_fullStr |
Perturbações do desenvolvimento da linguagem e insucesso escolar |
title_full_unstemmed |
Perturbações do desenvolvimento da linguagem e insucesso escolar |
title_sort |
Perturbações do desenvolvimento da linguagem e insucesso escolar |
author |
Seixas, Joana Filipa Rosa Vaz |
author_facet |
Seixas, Joana Filipa Rosa Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seixas, Joana Filipa Rosa Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perturbação do desenvolvimento da linguagem Insucesso escolar Leitura e escrita Primeiro ciclo |
topic |
Perturbação do desenvolvimento da linguagem Insucesso escolar Leitura e escrita Primeiro ciclo |
description |
Muitas vezes, a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) é detetada tardiamente, já durante o 1º ciclo. É fundamental identificar atempadamente crianças com PDL, devido ao impacto que esta pode ter na aprendizagem da leitura e da escrita e no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o impacto da PDL no insucesso escolar. Pretende ainda identificar o domínio linguístico mais afetado nas crianças com PDL, analisar a relação entre PDL e dificuldades de aprendizagem e, por último, verificar se o comportamento influencia o desempenho escolar nas crianças com PDL. A amostra é constituída por 36 crianças falantes do Português Europeu (PE), que frequentam o 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico (EB), em dois estabelecimentos de ensino da região de Aveiro. Para a recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Teste de Linguagem-ALPE (TL-ALPE), Teste Fonético-Fonológico-ALPE (TFF-ALPE) e questionário para os professores sobre o desempenho escolar. Através da análise dos dados obtidos identificaram-se 30,5% de crianças com PDL. A morfossintaxe e a metalinguagem foram igualmente os domínios linguísticos mais afetados. Através das respostas dos docentes ao questionário, verificou-se que existe correlação entre a PDL e as dificuldades de aprendizagem e que o comportamento influencia o desempenho escolar nas crianças com PDL, sendo esta associação estatisticamente significativa. Conclui-se assim que a PDL tem impacto na aprendizagem da leitura e escrita, sendo a intervenção em Terapia da Fala (TF) fundamental para minimizar o insucesso escolar |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25T00:00:00Z 2019-11-25 2020-02-14T15:15:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/27578 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/27578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137658550616064 |