Salvador Vieira: traços do homem e do artista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Madalena
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83924
Resumo: Como se sugere no título, este é um livro que pretende falar de traços, na grande amplitude do termo: os traços de personalidade de Salvador Vieira, os traços dos seus pincéis, os traços do outro retratados pelo pintor ou estilizados pelo esculto. Assente numa leitura que procura conhecer a história de vida de Salvador Vieira, este livro pretende acima de tudo explorar a atividade do artista, umas vezes a traço cheio outras a traço descontinuado. Na verdade, pouco se fixou este registo em datas rigorosas, em muitos casos da obra aqui apresentada quase impossíveis de assinalar. Pouco dado ao registo sistemático dos seus trabalhos, Salvador Vieira não tem dos quadros que pintou a memória cronológica que conviria a um livro como este. (…) Não se tratando, portanto, de uma biografia no verdadeiro sentido do termo, este livro persegue a sensibilidade do homem e do artista, razão pela qual este é, de algum modo, também um livro de afetos. Mas não nos prendemos demasiado na vida afetiva, íntima e familiar de Salvador Vieira. Pouco se revela nestas páginas sobre a intimidade do artista. Embora se saiba que os amores e desamores estão quase sempre na génese da atividade expressiva das mais diversas formas de arte, da poesia à pintura, não sabemos quanto da emoção privada está nas pinceladas – sobretudo nas pinceladas mas também nas estucadas de cada escultura – de Salvador Vieira. Pelas notas da vida familiar passa-se neste texto com a mesma discrição com que algumas referências foram sendo intuídas pela autora, que propositadamente as deixou inexploradas.
id RCAP_76e13378a911d0b501bcc91fc825a0ea
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Salvador Vieira: traços do homem e do artistaSalvador Vieira: traits of the man and of the artistArtes visuaisCultura visualPinturaEsculturaHumanidades::ArtesComo se sugere no título, este é um livro que pretende falar de traços, na grande amplitude do termo: os traços de personalidade de Salvador Vieira, os traços dos seus pincéis, os traços do outro retratados pelo pintor ou estilizados pelo esculto. Assente numa leitura que procura conhecer a história de vida de Salvador Vieira, este livro pretende acima de tudo explorar a atividade do artista, umas vezes a traço cheio outras a traço descontinuado. Na verdade, pouco se fixou este registo em datas rigorosas, em muitos casos da obra aqui apresentada quase impossíveis de assinalar. Pouco dado ao registo sistemático dos seus trabalhos, Salvador Vieira não tem dos quadros que pintou a memória cronológica que conviria a um livro como este. (…) Não se tratando, portanto, de uma biografia no verdadeiro sentido do termo, este livro persegue a sensibilidade do homem e do artista, razão pela qual este é, de algum modo, também um livro de afetos. Mas não nos prendemos demasiado na vida afetiva, íntima e familiar de Salvador Vieira. Pouco se revela nestas páginas sobre a intimidade do artista. Embora se saiba que os amores e desamores estão quase sempre na génese da atividade expressiva das mais diversas formas de arte, da poesia à pintura, não sabemos quanto da emoção privada está nas pinceladas – sobretudo nas pinceladas mas também nas estucadas de cada escultura – de Salvador Vieira. Pelas notas da vida familiar passa-se neste texto com a mesma discrição com que algumas referências foram sendo intuídas pela autora, que propositadamente as deixou inexploradas.ALERTUniversidade do MinhoOliveira, Madalena2011-06-012011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83924porOliveira, M. (2011). Salvador Vieira: traços do homem e do artista978-989-20-2438-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:43ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Salvador Vieira: traços do homem e do artista
Salvador Vieira: traits of the man and of the artist
title Salvador Vieira: traços do homem e do artista
spellingShingle Salvador Vieira: traços do homem e do artista
Oliveira, Madalena
Artes visuais
Cultura visual
Pintura
Escultura
Humanidades::Artes
title_short Salvador Vieira: traços do homem e do artista
title_full Salvador Vieira: traços do homem e do artista
title_fullStr Salvador Vieira: traços do homem e do artista
title_full_unstemmed Salvador Vieira: traços do homem e do artista
title_sort Salvador Vieira: traços do homem e do artista
author Oliveira, Madalena
author_facet Oliveira, Madalena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Cultura visual
Pintura
Escultura
Humanidades::Artes
topic Artes visuais
Cultura visual
Pintura
Escultura
Humanidades::Artes
description Como se sugere no título, este é um livro que pretende falar de traços, na grande amplitude do termo: os traços de personalidade de Salvador Vieira, os traços dos seus pincéis, os traços do outro retratados pelo pintor ou estilizados pelo esculto. Assente numa leitura que procura conhecer a história de vida de Salvador Vieira, este livro pretende acima de tudo explorar a atividade do artista, umas vezes a traço cheio outras a traço descontinuado. Na verdade, pouco se fixou este registo em datas rigorosas, em muitos casos da obra aqui apresentada quase impossíveis de assinalar. Pouco dado ao registo sistemático dos seus trabalhos, Salvador Vieira não tem dos quadros que pintou a memória cronológica que conviria a um livro como este. (…) Não se tratando, portanto, de uma biografia no verdadeiro sentido do termo, este livro persegue a sensibilidade do homem e do artista, razão pela qual este é, de algum modo, também um livro de afetos. Mas não nos prendemos demasiado na vida afetiva, íntima e familiar de Salvador Vieira. Pouco se revela nestas páginas sobre a intimidade do artista. Embora se saiba que os amores e desamores estão quase sempre na génese da atividade expressiva das mais diversas formas de arte, da poesia à pintura, não sabemos quanto da emoção privada está nas pinceladas – sobretudo nas pinceladas mas também nas estucadas de cada escultura – de Salvador Vieira. Pelas notas da vida familiar passa-se neste texto com a mesma discrição com que algumas referências foram sendo intuídas pela autora, que propositadamente as deixou inexploradas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
2011-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/83924
url https://hdl.handle.net/1822/83924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, M. (2011). Salvador Vieira: traços do homem e do artista
978-989-20-2438-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ALERT
publisher.none.fl_str_mv ALERT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303750889701376