Materiais audiovisuais autênticos: suporte para a cultura em ELE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sónia Margarida Cerqueira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10407
Resumo: Pelo facto de muitas vezes no ensino de uma língua estrangeira ser relegada para segundo plano a cultura, neste estudo tentamos perceber a importância do ensino dos aspetos culturais para uma competência comunicativa intercultural. Pretendemos igualmente entender as estratégias, os métodos que mais motivam os alunos e a relevância dos documentos audiovisuais autênticos para a aprendizagem cultural. Após revisão bibliográfica no sentido de enquadrar os objetivos deste estudo, foi elaborado um projeto de investigação-ação, onde foram utilizados diversos instrumentos de ensino para abordar os aspetos culturais e foram feitas algumas questões no sentido de estudar a importância que lhes é atribuída pelos alunos para a aproximação à língua e à cultura alvos. Os resultados permitiram-nos perceber que a motivação é inerente ao processo de aprendizagem e que está ao serviço do professor de línguas sempre que estimulada. Sugerem-nos também que os materiais audiovisuais autênticos devem ser utilizados quer para o ensino de língua quer para o de cultura.
id RCAP_772fc85c9c61f6e2e3dc7f99ffde1dfb
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Materiais audiovisuais autênticos: suporte para a cultura em ELEPrática pedagógicaEnsino de uma segunda língua: Ensino secundário: Aveiro (Portugal)Língua espanholaCultura espanholaComunicação não-verbalMateriais audiovisuaisMotivação para a aprendizagemPelo facto de muitas vezes no ensino de uma língua estrangeira ser relegada para segundo plano a cultura, neste estudo tentamos perceber a importância do ensino dos aspetos culturais para uma competência comunicativa intercultural. Pretendemos igualmente entender as estratégias, os métodos que mais motivam os alunos e a relevância dos documentos audiovisuais autênticos para a aprendizagem cultural. Após revisão bibliográfica no sentido de enquadrar os objetivos deste estudo, foi elaborado um projeto de investigação-ação, onde foram utilizados diversos instrumentos de ensino para abordar os aspetos culturais e foram feitas algumas questões no sentido de estudar a importância que lhes é atribuída pelos alunos para a aproximação à língua e à cultura alvos. Os resultados permitiram-nos perceber que a motivação é inerente ao processo de aprendizagem e que está ao serviço do professor de línguas sempre que estimulada. Sugerem-nos também que os materiais audiovisuais autênticos devem ser utilizados quer para o ensino de língua quer para o de cultura.Due to the fact that many times in the teaching process of a foreign language culture is relegated to a second plan, in this study we tried to realize the importance of teaching cultural aspects to develop an intercultural communicative competence. We also want to understand the strategies, the methods that motivate the students and recognize the importance of audiovisual authentic documents in the cultural learning process. After the literature review, in order to frame the objectives of this study, a project of research-action was designed, where different educational instruments were used to teach cultural aspects and after that some questions were asked to the students to know how important those instruments are in the approach to language and culture objects. The results allowed us to realize that the motivation is inherent in the learning process and serves the language teacher when stimulated. It also suggested to us that the authentic audiovisual materials must be used either for teaching language and culture.Universidade de Aveiro2013-05-14T11:05:05Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10407porPereira, Sónia Margarida Cerqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T03:32:18ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Materiais audiovisuais autênticos: suporte para a cultura em ELE
title Materiais audiovisuais autênticos: suporte para a cultura em ELE
spellingShingle Materiais audiovisuais autênticos: suporte para a cultura em ELE
Pereira, Sónia Margarida Cerqueira
Prática pedagógica
Ensino de uma segunda língua: Ensino secundário: Aveiro (Portugal)
Língua espanhola
Cultura espanhola
Comunicação não-verbal
Materiais audiovisuais
Motivação para a aprendizagem
title_short Materiais audiovisuais autênticos: suporte para a cultura em ELE
title_full Materiais audiovisuais autênticos: suporte para a cultura em ELE
title_fullStr Materiais audiovisuais autênticos: suporte para a cultura em ELE
title_full_unstemmed Materiais audiovisuais autênticos: suporte para a cultura em ELE
title_sort Materiais audiovisuais autênticos: suporte para a cultura em ELE
author Pereira, Sónia Margarida Cerqueira
author_facet Pereira, Sónia Margarida Cerqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sónia Margarida Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Ensino de uma segunda língua: Ensino secundário: Aveiro (Portugal)
Língua espanhola
Cultura espanhola
Comunicação não-verbal
Materiais audiovisuais
Motivação para a aprendizagem
topic Prática pedagógica
Ensino de uma segunda língua: Ensino secundário: Aveiro (Portugal)
Língua espanhola
Cultura espanhola
Comunicação não-verbal
Materiais audiovisuais
Motivação para a aprendizagem
description Pelo facto de muitas vezes no ensino de uma língua estrangeira ser relegada para segundo plano a cultura, neste estudo tentamos perceber a importância do ensino dos aspetos culturais para uma competência comunicativa intercultural. Pretendemos igualmente entender as estratégias, os métodos que mais motivam os alunos e a relevância dos documentos audiovisuais autênticos para a aprendizagem cultural. Após revisão bibliográfica no sentido de enquadrar os objetivos deste estudo, foi elaborado um projeto de investigação-ação, onde foram utilizados diversos instrumentos de ensino para abordar os aspetos culturais e foram feitas algumas questões no sentido de estudar a importância que lhes é atribuída pelos alunos para a aproximação à língua e à cultura alvos. Os resultados permitiram-nos perceber que a motivação é inerente ao processo de aprendizagem e que está ao serviço do professor de línguas sempre que estimulada. Sugerem-nos também que os materiais audiovisuais autênticos devem ser utilizados quer para o ensino de língua quer para o de cultura.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-14T11:05:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10407
url http://hdl.handle.net/10773/10407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303494569492480