Perceções de pais sobre o uso do Facebook pelos filhos de 4-5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Rita
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cruz, E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11931
Resumo: Com este trabalho pretendeu-se compreender e caraterizar as perceções de pais sobre usos e apropriações do Facebook por parte de crianças de 4 e 5 anos, previamente inquiridas numa investigação anterior. Tendo em conta uma metodologia de caráter qualitativo e exploratório, foi aplicado um questionário, de tipo aberto, a trinta e seis pais. Os resultados revelam que os pais concebem que os seus filhos utilizam tecnologias, em casa, de um modo diário. Consideram que as crianças têm poucos conhecimentos, ou nenhuns, sobre o Facebook, pois não o usam e não têm certeza sobre a idade mínima de utilização. No entanto, os seus filhos (entrevistados anteriormente) revelaram que conhecem a rede social, referindo variadas perceções sobre esta.
id RCAP_77d0f1ccb11c0610bb11dffaec609606
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11931
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções de pais sobre o uso do Facebook pelos filhos de 4-5 anosFacebookPaisCrianças 4-5 anosPerceçõesCom este trabalho pretendeu-se compreender e caraterizar as perceções de pais sobre usos e apropriações do Facebook por parte de crianças de 4 e 5 anos, previamente inquiridas numa investigação anterior. Tendo em conta uma metodologia de caráter qualitativo e exploratório, foi aplicado um questionário, de tipo aberto, a trinta e seis pais. Os resultados revelam que os pais concebem que os seus filhos utilizam tecnologias, em casa, de um modo diário. Consideram que as crianças têm poucos conhecimentos, ou nenhuns, sobre o Facebook, pois não o usam e não têm certeza sobre a idade mínima de utilização. No entanto, os seus filhos (entrevistados anteriormente) revelaram que conhecem a rede social, referindo variadas perceções sobre esta.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLBrito, RitaCruz, E.2020-06-21T15:31:13Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11931porBrito, R., Cruz, E. (2017) Perceções de pais sobre o uso do Facebook pelos filhos de 4-5 anos in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (151-156) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:52Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:07.089209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções de pais sobre o uso do Facebook pelos filhos de 4-5 anos
title Perceções de pais sobre o uso do Facebook pelos filhos de 4-5 anos
spellingShingle Perceções de pais sobre o uso do Facebook pelos filhos de 4-5 anos
Brito, Rita
Facebook
Pais
Crianças 4-5 anos
Perceções
title_short Perceções de pais sobre o uso do Facebook pelos filhos de 4-5 anos
title_full Perceções de pais sobre o uso do Facebook pelos filhos de 4-5 anos
title_fullStr Perceções de pais sobre o uso do Facebook pelos filhos de 4-5 anos
title_full_unstemmed Perceções de pais sobre o uso do Facebook pelos filhos de 4-5 anos
title_sort Perceções de pais sobre o uso do Facebook pelos filhos de 4-5 anos
author Brito, Rita
author_facet Brito, Rita
Cruz, E.
author_role author
author2 Cruz, E.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Rita
Cruz, E.
dc.subject.por.fl_str_mv Facebook
Pais
Crianças 4-5 anos
Perceções
topic Facebook
Pais
Crianças 4-5 anos
Perceções
description Com este trabalho pretendeu-se compreender e caraterizar as perceções de pais sobre usos e apropriações do Facebook por parte de crianças de 4 e 5 anos, previamente inquiridas numa investigação anterior. Tendo em conta uma metodologia de caráter qualitativo e exploratório, foi aplicado um questionário, de tipo aberto, a trinta e seis pais. Os resultados revelam que os pais concebem que os seus filhos utilizam tecnologias, em casa, de um modo diário. Consideram que as crianças têm poucos conhecimentos, ou nenhuns, sobre o Facebook, pois não o usam e não têm certeza sobre a idade mínima de utilização. No entanto, os seus filhos (entrevistados anteriormente) revelaram que conhecem a rede social, referindo variadas perceções sobre esta.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-06-21T15:31:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11931
url http://hdl.handle.net/10400.21/11931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brito, R., Cruz, E. (2017) Perceções de pais sobre o uso do Facebook pelos filhos de 4-5 anos in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (151-156) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
978-989-95733-9-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133469329063936