Sensibilização dos alunos regulares face às necessidades educativas especiais dos seus pares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/23353 |
Resumo: | Ao longo dos anos tem vindo a crescer a necessidade de mudar a qualidade e igualdade no sistema educativo. Colocar alunos com Necessidade Educativas Especiais no Ensino Regular não chega para haver uma inclusão dos mesmos. São necessárias múltiplas inovações e mudanças para alcançar os objetivos escolares que se pretende. Assim como são realizados planos e estratégias para melhorar a performance escolar nos alunos, também deveriam ser utilizadas estratégias para fazer com que o aluno cresça como ser humano. É importante haver uma formação inicial e incentivar os alunos a criarem um percurso escolar completo. O Sistema Educativo tem de criar uma resposta educativa que seja apropriada à diversidade de alunos que coloca no seu sistema de ensino e que seja apropriada para uma sociedade que se auto intitula de “Inclusiva”. Neste contexto, a presente tese pretende demonstrar quais as principais dificuldades e dúvidas dos alunos regulares face aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, pretendendo de alguma forma sensibilizá-los e criar estratégias de inclusão. |
id |
RCAP_77faf8433337e82dac1e7b447a80558b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23353 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sensibilização dos alunos regulares face às necessidades educativas especiais dos seus paresInclusãoSistema educativoEstratégias inclusivasQualidade educativaEnsino regularNecessidades educativas especiaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAo longo dos anos tem vindo a crescer a necessidade de mudar a qualidade e igualdade no sistema educativo. Colocar alunos com Necessidade Educativas Especiais no Ensino Regular não chega para haver uma inclusão dos mesmos. São necessárias múltiplas inovações e mudanças para alcançar os objetivos escolares que se pretende. Assim como são realizados planos e estratégias para melhorar a performance escolar nos alunos, também deveriam ser utilizadas estratégias para fazer com que o aluno cresça como ser humano. É importante haver uma formação inicial e incentivar os alunos a criarem um percurso escolar completo. O Sistema Educativo tem de criar uma resposta educativa que seja apropriada à diversidade de alunos que coloca no seu sistema de ensino e que seja apropriada para uma sociedade que se auto intitula de “Inclusiva”. Neste contexto, a presente tese pretende demonstrar quais as principais dificuldades e dúvidas dos alunos regulares face aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, pretendendo de alguma forma sensibilizá-los e criar estratégias de inclusão.Vieira, FernandoRepositório ComumSilva, Márcia2018-07-20T16:11:21Z2018-02-232018-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23353TID:201930943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:13.081728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sensibilização dos alunos regulares face às necessidades educativas especiais dos seus pares |
title |
Sensibilização dos alunos regulares face às necessidades educativas especiais dos seus pares |
spellingShingle |
Sensibilização dos alunos regulares face às necessidades educativas especiais dos seus pares Silva, Márcia Inclusão Sistema educativo Estratégias inclusivas Qualidade educativa Ensino regular Necessidades educativas especiais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Sensibilização dos alunos regulares face às necessidades educativas especiais dos seus pares |
title_full |
Sensibilização dos alunos regulares face às necessidades educativas especiais dos seus pares |
title_fullStr |
Sensibilização dos alunos regulares face às necessidades educativas especiais dos seus pares |
title_full_unstemmed |
Sensibilização dos alunos regulares face às necessidades educativas especiais dos seus pares |
title_sort |
Sensibilização dos alunos regulares face às necessidades educativas especiais dos seus pares |
author |
Silva, Márcia |
author_facet |
Silva, Márcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Fernando Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Sistema educativo Estratégias inclusivas Qualidade educativa Ensino regular Necessidades educativas especiais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Inclusão Sistema educativo Estratégias inclusivas Qualidade educativa Ensino regular Necessidades educativas especiais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Ao longo dos anos tem vindo a crescer a necessidade de mudar a qualidade e igualdade no sistema educativo. Colocar alunos com Necessidade Educativas Especiais no Ensino Regular não chega para haver uma inclusão dos mesmos. São necessárias múltiplas inovações e mudanças para alcançar os objetivos escolares que se pretende. Assim como são realizados planos e estratégias para melhorar a performance escolar nos alunos, também deveriam ser utilizadas estratégias para fazer com que o aluno cresça como ser humano. É importante haver uma formação inicial e incentivar os alunos a criarem um percurso escolar completo. O Sistema Educativo tem de criar uma resposta educativa que seja apropriada à diversidade de alunos que coloca no seu sistema de ensino e que seja apropriada para uma sociedade que se auto intitula de “Inclusiva”. Neste contexto, a presente tese pretende demonstrar quais as principais dificuldades e dúvidas dos alunos regulares face aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, pretendendo de alguma forma sensibilizá-los e criar estratégias de inclusão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-20T16:11:21Z 2018-02-23 2018-02-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/23353 TID:201930943 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/23353 |
identifier_str_mv |
TID:201930943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134916493967360 |