Representa??es Sociais do Empreendedorismo no Feminino e no Masculino: um estudo com estudantes do ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/589 |
Resumo: | O desemprego em Portugal, bem como no resto da Europa, tem vindo a contribuir para o fomento da op??o pelo empreendedorismo. Assim, tem crescido uma ret?rica p?blica que faz do empreendedorismo a solu??o e enaltece o desenvolvimento de uma cultura de iniciativa empresarial. Envolver as pessoas no empreendedorismo e na cria??o de neg?cios parece ser cada vez mais visto como estrat?gia de desenvolvimento econ?mico e des?gnio dos estados nacionais e transnacionais. Contudo, os dados nacionais e europeus indicam, que as mulheres apresentam menor probabilidade de abrirem e desenvolverem um neg?cio do que os homens (Bosma & Levie, 2009; GEM, 2010). Em todos os pa?ses as mulheres representam uma minoria das pessoas que criam neg?cios ou s?o detentoras de empresas (OCDE, 2004). ? neste sentido que surge o conceito da estereotipia de g?nero. Partindo do pressuposto de Ahl (2002,2006) de que o empreendedorismo ? uma atividade geralmente formulada como masculino, o presente estudo tem como objetivo primordial perceber de que forma as representa??es de g?nero, isto ?, as diferen?as entre homens e mulheres no que respeita aos seus pap?is e caracter?sticas influenciam as conce??es de empreendedor e empreendedora. Para analisar as diferen?as a n?vel de representa??es sociais face ao empreendedorismo feminino e masculino, foi aplicado um question?rio a 265 alunos do Instituto Superior Miguel Torga, e posteriormente para a an?lise dos dados utilizou-se o m?todo do teste de associa??o livre de palavras. Concluiu-se com este estudo que, os conceitos de homem empreendedor e mulher empreendedora distinguem-se tendo por base a exist?ncia de uma estereotipia de g?nero, isto ?, a constru??o destes conceitos baseia-se nas diferen?as que existem entre homens e mulheres no que respeita ?s suas caracter?sticas pessoais ao inv?s de se terem em conta factores estruturais. / Unemployment in Portugal and elsewhere in Europe, has been contributing to the promotion of the entrepreneurship option. Thus, it has grown a public rhetoric that makes entrepreneurship solution and welcomes the development of a culture of entrepreneurship. Involve people in entrepreneurship and business creation seems to be increasingly seen as economic development and design of national states and transnational strategy. However, national and European data indicate that women are less likely to open up and develop a business than men (Bosma & Levie, 2009; GEM, 2010). In all countries women represent a minority of people who create business or as holding companies (OECD, 2004). In this sense arises the concept of gender stereotyping. Assuming Ahl (2002.2006) that entrepreneurship is an activity generally formulated as a male, this study primarily aims to understand how gender representations, that is, the differences between men and women as regards their roles and characteristics influence the conceptions enterprising and entrepreneurial. To analyze the differences in social representations against the female and male entrepreneurship, a questionnaire was given to 265 students of the Instituto Superior Miguel Torga, and then to analyze the data we used the method of free word association test. It was concluded from this study that the concepts of enterprising and entrepreneurial women are distinguished based on the existence of gender stereotyping, ie, the construction of these concepts is based on the differences between men and women as respect to their personal characteristics instead of taking into account structural factors. |
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Representa??es Sociais do Empreendedorismo no Feminino e no Masculino: um estudo com estudantes do ensino superiorEmpreendedorismo - EntrepreneurshipEstere?tipos - StereotypesTeste de associa??o livre de palavras - Free word association testFeminino - FemaleMasculino - MaleRepresenta??es sociais - Social representationsO desemprego em Portugal, bem como no resto da Europa, tem vindo a contribuir para o fomento da op??o pelo empreendedorismo. Assim, tem crescido uma ret?rica p?blica que faz do empreendedorismo a solu??o e enaltece o desenvolvimento de uma cultura de iniciativa empresarial. Envolver as pessoas no empreendedorismo e na cria??o de neg?cios parece ser cada vez mais visto como estrat?gia de desenvolvimento econ?mico e des?gnio dos estados nacionais e transnacionais. Contudo, os dados nacionais e europeus indicam, que as mulheres apresentam menor probabilidade de abrirem e desenvolverem um neg?cio do que os homens (Bosma & Levie, 2009; GEM, 2010). Em todos os pa?ses as mulheres representam uma minoria das pessoas que criam neg?cios ou s?o detentoras de empresas (OCDE, 2004). ? neste sentido que surge o conceito da estereotipia de g?nero. Partindo do pressuposto de Ahl (2002,2006) de que o empreendedorismo ? uma atividade geralmente formulada como masculino, o presente estudo tem como objetivo primordial perceber de que forma as representa??es de g?nero, isto ?, as diferen?as entre homens e mulheres no que respeita aos seus pap?is e caracter?sticas influenciam as conce??es de empreendedor e empreendedora. Para analisar as diferen?as a n?vel de representa??es sociais face ao empreendedorismo feminino e masculino, foi aplicado um question?rio a 265 alunos do Instituto Superior Miguel Torga, e posteriormente para a an?lise dos dados utilizou-se o m?todo do teste de associa??o livre de palavras. Concluiu-se com este estudo que, os conceitos de homem empreendedor e mulher empreendedora distinguem-se tendo por base a exist?ncia de uma estereotipia de g?nero, isto ?, a constru??o destes conceitos baseia-se nas diferen?as que existem entre homens e mulheres no que respeita ?s suas caracter?sticas pessoais ao inv?s de se terem em conta factores estruturais. / Unemployment in Portugal and elsewhere in Europe, has been contributing to the promotion of the entrepreneurship option. Thus, it has grown a public rhetoric that makes entrepreneurship solution and welcomes the development of a culture of entrepreneurship. Involve people in entrepreneurship and business creation seems to be increasingly seen as economic development and design of national states and transnational strategy. However, national and European data indicate that women are less likely to open up and develop a business than men (Bosma & Levie, 2009; GEM, 2010). In all countries women represent a minority of people who create business or as holding companies (OECD, 2004). In this sense arises the concept of gender stereotyping. Assuming Ahl (2002.2006) that entrepreneurship is an activity generally formulated as a male, this study primarily aims to understand how gender representations, that is, the differences between men and women as regards their roles and characteristics influence the conceptions enterprising and entrepreneurial. To analyze the differences in social representations against the female and male entrepreneurship, a questionnaire was given to 265 students of the Instituto Superior Miguel Torga, and then to analyze the data we used the method of free word association test. It was concluded from this study that the concepts of enterprising and entrepreneurial women are distinguished based on the existence of gender stereotyping, ie, the construction of these concepts is based on the differences between men and women as respect to their personal characteristics instead of taking into account structural factors.ISMT2016-05-23T10:36:44Z2016-05-232013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/589TID:201126036porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/589Silveiro, Catarina Sofia CostaMonteiro, Rosa (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:37Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:34.856138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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